Próclise [FALE BEM]

   Em parceria com o site: Fale bem, estamos construindo uma série de língua portuguesa ligada à fala. Então, quem quer aprender a falar melhor a nossa língua, fique ligado, pois a cada dois dias estaremos postando um artigo sobre a melhor forma de falar. Como primeiro assunto temos a Próclise, ênclise e Mesóclise, em que são muito usadas na fala e na escrita.
   Analise as frases a seguir:
- Eu te mataria por ela
- Vou banhar-me
- Conhece-lo-ia se tivesse tempo, mas estou trabalhando.
  Nas frases acima, os Pronome oblicuos átonos estão sendo grifados com a cor vermelha. Isso se resume a Próclise, mesóclise e ênclise. Esses pronome podem ocupar na frase três posições diferentes:
Próclise - Antes do verbo. (ex.: Eu te mataria por ela)
Mesóclise - No meio do verbo (ex.: Conhece-lo-ia se tivesse tempo[...])
Ênclise - Depois do verbo (ex.:Vou banhar-me)
   Usamos a próclise quando: Temos uma expressão de negação: ex: Nada me Abalará. Também quando tempos uma conjunção subordinativa. ex: Quando se trata de matar, o negócio é com ele. Usamos novamente Próclise quando há advérbios na frase: ex.: Sempre me matei pelo trabalho. Também usamos com pronomes (Definido, relativo, demonstrativo, etc.) Em frases interrogativas. Em frases em que demonstrem desejo ou exclamações (Deus o abençoe!). Próximos a proparoxítonas (Nós o censurávamos) E em gerúndios antecipados com a preposição "em".
No Próximo post abordaremos a mesóclise.
Escrita por Gabriel Garcia Levinski e Site Fale Bem

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes