Hidrografia Africana

   Já falamos em postagens anteriores sobre a vegetação da Africa. Nesta postagem estaremos falando de um assunto um pouco mais complicado. A Hidrografia da Africa. Você sabe o nome dos principais rios? Não? Então confira nesta postagem.
  Os maiores rios da Africa nascem em regiões tropicais e equatoriais. São os maiores e mais importantes rios: Nilo, Congo, Níger e Zambeze. A Maioria dos rios africanos estão em corredeiras e cascatas, o que aumenta a produtividade hidroelétrica, mas dificulta a navegação, que se torna perigosa.
   O Rio Nilo possui uma grande importância para o povo egípcio. Foi ele quem trouxe o desenvolvimento para a região. E também é um dos únicos do lugar, por isso, este rio se torna muito importante para a população. Ultimamente, estava sendo construída a usina de Assuã, o que está trazendo grande crescimento para algumas cidades. Mas a construção de tal represa trouxe um pouco de más coisas, pois ouve uma grande vazão, dificultando a atividade pesqueira.
    O Rio Congo é utilizado para a navegação. Este vai para o norte e termina no sul da Africa, desaguando no oceano atlântico. Pelo fato de possuir grandes corredeiras, o Rio Congo é inapropriado para a atividade de navegação.
    O Rio Níger se estende desde o oceano atlântico até o norte do deserto do Saara. Também é pouco utilizado para a navegação.
    Deságua no oceano índico o Rio Zambeze. Este nasce na Angola, nas elevadas altitudes. Está em Regiões tropicais, por isso, há cheia no Hemisfério Sul.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes