Ligações covalentes {QUÍMICA}

   Já não é novidade que tudo o que vemos em nossa frente é composto de elementos químicos presentes na tabela periódica. Os elementos são a base fundamental para a produção de moléculas, que irão originar substâncias. Sabemos que, na água, temos a molécula fundamental do H2O, que em outras substâncias, como no DNA, existem pentoses, que são carboidratos formados por 5 átomos de carbono, 10 de hidrogênio e 5 de oxigênio. Para que a junção destes elementos aconteçam, ocorrem o que chamados de ligações químicas. Para efeitos de ensino médio e fundamental II, existem apenas três que são de grande importância: Iônica, covalente e metálica. Na ligação iônica, existe a doação de elétrons de elemento para elemento, na ligação covalente, há o compartilhamento de elétrons entre os átomos de dados elementos e na metálica, há a formação de uma nuvem eletrônica. 
    Como já foi dito, em uma ligação do tipo covalente, há o compartilhamento de elétrons entre os elementos que participam de determinada ligação. Mas o que é compartilhar? É como se fosse um filho, ele é "propriedade" do pai e da mãe, ou seja, estes dois últimos viventes podem exercer sobre o filho a relação de posse. É a mesma coisa com os elementos. Analise o seguinte exemplo: temos o elemento H2. Observa-se nele que existem dois átomos de hidrogênio ligados. Mas de que forma houve esta relação? Vamos à tabela periódica! Fazendo a distribuição eletrônica do hidrogênio, temos que o número de elétrons em sua última camada é 1. O elemento em questão obedece à teoria do Dueto, ou seja, ele fica estável com 2 elétrons na última camada. Hidrogênio e hélio são as únicas exceções  Os demais, obedecem à Teoria do Octeto, ou seja, alcançam a estabilidade com oito elétrons na última camada. Voltando ao nosso exemplo: Quando o hidrogênio é ligado com outro hidrogênio, cada um terá a posse do elétron do outro, ou seja, ambos irão se estabilizar fazendo uma ligação simples. 
Observe que o elétron de ambos vira propriedade dos dois
    É o mesmo caso na molécula da água, o H2O, onde há duas ligações simples entre hidrogênio e oxigênio e hidrogênio e oxigênio, assim representado: 
Obs.: Lembre que o oxigênio possui 6 elétrons na última camada e fica estável com 8. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes