Texto Artístico {LITERATURA}

A ARTE DA PALAVRA

Assim como outros métodos para se miscigenar alguma ideia, a leitura também tem sua grande valia, onde assume seu lugar como arte igual à qualquer outra
por
Gabriel Garcia Levinski
    É muito importante que todos nós, brasileiros e brasileiras, tenhamos uma língua rica em verbetes e cheia de regras especiais para se seguir. Desde que se criou a escrita em nosso mundo, estamos acostumados a receber doses de informações diárias através do jornal impresso. Também deve-se agradecer à escrita e a interpretação os altos níveis de cultura alcançados em todo o território mundial, pois sem os hábitos de leitura, não haveria nem como haver a comunicação inter-países, pois não saberíamos redigir uma carta para alguém que estivesse do outro lado do continente. Os livros que muitas vezes nos ajudam a pensar também se originaram a muito tempo, quando o papel que temos por perto hoje em dia nem existia. E é sobre os livros que a literatura fala, da forma com que eles se expressam e qual o impacto que uma obra literária tem em nossa vida. Por trás de um livro há muito mais do que simples letras que formam uma palavra que formam uma frase. Há toda uma trama que pode seduzir milhões de jovens e adultos, como os antigos e eterno contos do passado que só puderam ser registrados por meio do avanço na escrita. 
     Assim como qualquer outra arte - lide: músicas, peças teatrais, pinturas - a literatura também consegue fazer a cabeça de muita gente, estimulando nosso cérebro assim como uma pegadinha em um quadro famoso consegue nos pegar. Mas a arte das palavras também não foge a certas regras de nossa língua (pois é dela que depende). Devemos saber que em uma obra literária - perceba que estamos falando de livro, e não de informativos - a linguagem conotativa nos ajuda a elaborar melhor os nossos pensamentos e é por isso, que neste tipo de arte, ela predomina. Você se lembra o que é linguagem conotativa? Vamos relembrar para que você se sinta mais a vontade e aumente seu vocabulário em relação ao estudo da escrita, da leitura e da interpretação. A maior diferença entre a linguagem conotativa e a denotativa é sua forma e a interpretação que se atribui a elas. Sabe quando lemos algo e temos a impressão de que aquilo pode ser interpretado de diversas maneiras? Analise um exemplo: "Aquela velha é uma cara de pau!". Sabemos que, obviamente, a velha em questão não tem um rosto formado por madeira, mas sim, que ela é a maior sem-vergonha. É este tipo de linguagem literal que se atribuiu aos textos de função conotativa. Múltiplas interpretações. Já as denotativas, precisam ser mais formais, sem duplo sentido, nem gírias. Os textos jornalísticos são denotativos para haver certa parcialidade. Em livros romanceados e também em poesias, é comum se ver o duplo sentido, que nos faça pensar um pouco sobre o tema. Essa é a função dos textos literais. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes