Ácidos {QUÍMICA}


ÁCIDOS E SEUS COMPONENTES 

Todos os segredos daquele suco de laranja que você ingere
por
Gabriel Garcia Levinski
       Os componentes chamados ácidos nunca tiveram boa fama no cenário mundial. Alguns filmes pregam que esta função química é capaz de queimar e até mesmo derreter partes do corpo de uma pessoa. Não deixa de ser verdade, mas nem todos os ácidos possuem essa habilidade tão terrível. Aquele mesmo componente que pode provocar queimaduras em sua perna, braço ou cabeça também é capaz de matar a sua cede com um delicioso refrigerante de cola nos almoços de domingo. Trata-se de um ácido: A Coca-Cola por exemplo, possui o ácido fosfórico. 
cocacolagelada.jpg
A Coca possui ácido fosfórico
          Antes de apontar os componentes que constituem essa função química, primeiramente precisamos saber o que é um ácido. Segundo o dicionário online de português, trata-se de compostos "que tem sabor azedo". E é isso mesmo: veja só: o suco de laranja possui componentes que fazem dele um ácido. Mas para dizer que certo objeto é ácido, não devemos somente dizer de que se trata somente pelo sabor; temos, na fórmula destes elementos, o composto que diferencia essa função das bases, por exemplo:
                                    H+
       Segundo Arrhenius, ácido é toda substância que, dissolvida em água, libera H+ como único cátion.   
     Olhando na tabela periódica, temos que o elemento H quer dizer Hidrogênio, o famoso composto que, junto do oxigênio, forma a água em que bebemos. Todos, repetimos  todos os ácidos possuem o hidrogênio em sua composição. Se não o possuirmos, não se trata de um ácido. Mas há outra coisinha que difere um composto acrimonioso de bases, sais ou óxidos. É a ação da própria água. Segundo um cientista que dedicou sua vida ao estudo deste elemento das funções químicas, um ácido é ácido somente quando está dissolvido em água, em composto aquoso. 
       Você se lembra quando falamos que a Coca-Cola possui ácido fosfórico? Senão, vá até a imagem e leia sua legenda. Mas como sabemos que ela possui essa nomenclatura? Existem imensidões de tipos de ácidos: Sulfídricos, sulfuroso, e muitos outros. Mas como a gente sabe desse nome conjunto que vem logo atrás do ácido? Para isso, existe uma tabela onde existem os nomes dos compostos. Pegamos por exemplo o fosfórico, o composto do refrigerante. Para organizar a função dela, devemos lembrar que os ácidos possuem Hidrogênio. Então, temos que: H3PO4, Pois P, na tabela de compostos, é fósforo. 
        Aguarde, as próximas postagens sobre química será sobre Bases e sais. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes