Interjeições

   Interjeições são pequenas palavras que mostram o nosso sentimento no Frase. Olhe nos exemplos abaixo e constate isso.
- Calma, os mares são traiçoeiros. 
Na frase acima, temos um exemplo de interjeição de advertência, que é Calma. Abaixo, temos uma tabela com todas as interjeições:
Alívio: Ah, ufa, uf
Alegria: Ah! Eh! Oh! Oba! Viva!
AdvertênciaCuidado! Olha! Atenção! Calma!
Apelo: Socorro! Psiu! Hei!
Agradecimento: Grato! Obrigado!
Animação: Coragem! Força! Vamos! Eia!
ConcordânciaSim! Claro!
Dor: Ah! Oh! Ai! Ui!
Desejo: Oh! Oxalá! Tomara!
Satisfação: Boa! Oba! Opa! Upa!
Admiração: Caramba! Nossa! Opa! Puxa!
Saudação: Olá! Salve! Adeus! Viva!
Pena: Coitado!
Medo: Credo! Cruzes! Ui!
Silencio: Psiu! Silêncio! Calada!

ENTREVISTA: Maria Fonseca - Matemática Financeira

   Hoje a entrevista é com Maria Fonseca, Mestre em Matemática e especializada em matemática financeira. Ela vai falar para nossos leitores quais são os prós e os contras em uma universidade de Matemática. Acompanhe a entrevista.
1. Professora, Você teve alguma motivação para fazer seu curso de matemática?
 Eu gostava muito de matemática, acho que é uma das matérias mais legais; Sei que muitos estão me contrariando, mas essa é a minha opinião. Se você quiser fazer matemática, vá a luta, mas eu estou deixando claro que não é muito fácil. Você precisa gostar muito da matéria para não desistir na metade. Mas no resto, o curso é uma delícia.
2. Por que você escolheu Matemática Financeira como a sua especialização?
  Por que eu gosto de mecher com valores, saber quanto vale o dólar e muitas outras coisas ligadas a empresas. Na minha opinião, Matemática financeira é bem dificil, você precisa prestar muita atenção, então eu deixo o recado para os leitores do site: Quem quiser se especializar em matemática financeira, tenha certeza de que você vai prestar atenção, pois uma simples virgula pode fazer você errar uma questão de uma página. Então tenham muito cuidado.
3. Quanto é o salário inicial de um profissional em matemática?
  No Brasil é 900 e pouco, já nos outros países é bem mais, pois as outras nações sabem que investir na educação é o certo. Mas eu digo para você não ficar muito desanimado por cauda do salário, pois ele pode alavancar muitos outros empregos e dependendo de você, se for um profissional competente, você chega aos 5.000.
4. Quais são todos os outros empregos que um profissional na area pode exercer?
   Sobre tudo tem a pratica de lecionar. Depois vem consultoria financeira, economica, ou seja, engloba muitas outras profissões. Mas hoje, o emprego mais procurado para alguém que se forma em matemática é engenharia da computação. Este é um dos empregos em que está em alta no Brasil hoje em dia. Mas há uma variedade imensa de profissões.
5. E qual é a sua dica para alguém que deseja seguir a carreira?
   Sobretudo que não desista e que tenha muito conhecimento do que está fazendo, por que isso é um processo demorado e difícil. O importante é você ter certeza de que é a matéria que você mais gosta, por que não adianta você gostar de Português e querer lecionar matemática. Isso não existe. Mas para quem está na faculdade, eu desejo boa sorte.
Entrevistador: Gabriel Garcia Levinski
Entrevistada: Maria Fonseca (via web-can) 

Fração Geratriz

   Como o próprio nome sugere, fração geratriz gera uma dizima periódica. Analise uma dizima simples abaixo e depois faremos as devidas mudanças.
- 0,3333...
   O número que tem mais é chamado de período, então no caso, neste numero, o período é (3). Então preste a atenção na explicação abaixo, que é como se forma uma fração geratriz.
  Você precisa colocar o numero do período, que no caso é 3 e colocar no numerador da fração. Quando ao denominador, será sempre 9. Observe:

                 3
                                       0,33333...=                          9
  Mas existe outra diferença. Quando se tem dois algarismos em uma dizima periódica, o numero do denominador também é acrescentado outro numero. veja o exemplo:
0,353535 = 35
                   99
  E quando existem três números no numerador, também é acrescentado mais um numero no denominador. O numero acrescentado na parte de baixo da fração, sempre será o 9. 
Matéria: Lauro Nadoni (Autor convidado)

Golpe Militar de 64 - Parte Final

    Este é o ultimo post sobre o golpe militar de 64 e também o ultimo sobre a história do Brasil. Nele, falaremos sobre os presidentes Geisel e João Figueiredo. Saiba ainda o que eles fizeram para o Brasil, que na época era tomada pelos militares.
  Ernesto Geisel, entrou para a presidência em 1974, foi o sucessor de Médici. Ao contrário do antecessor, Geisel caminhava para uma nação mais democrata e dava voz ao povo. Foi no governo deste presidente em que as taxas de protestos foram diminuídas, pois ele melhorou o modo de se viver das pessoas.
   Mas com a entrada dele para a presidência, o milagre econômico que aconteceu na era Médici acabou e a o Brasil voltou a ser como era antes financeiramente. Foi Geisel quem acabou com o Ato Constitucional numero 5 e restaurou a democracia no país.
    Em 1978 começa a ultima época da ditadura Militar. O presidente da vez foi João Figueiredo. Este era um dos presidentes que dava voz ao povo também e implantou a lei da anistia, em que dava o "perdão" a políticos e artistas exilados. Mas o inimigo de Figueiredo foram os militares a favor da ditadura, em que continuavam a matar comunistas.
   Nos últimos cinco anos da ditadura, com o surgimento de novos partidos, a inflação aumentou. E para acabar de vez com a ditadura, muitos artistas, jogadores de futebol entre outros fizeram as campanhas diretas já, que garantia a população a escolha do representante. E foi isso que aconteceu, Tancredo Neves foi eleito pela população, mas morreu antes de assumir. Quem ficou na presidência foi o vice, José Sarney, que fez uma nova constituição, para dar um fim no que sobrou da ditadura.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski

Parte 1
Parte 2 
Parte 3
Parte 4

Conjunção

   Este é mais um post sobre português e classificação das palavras. Saiba por meio de exemplos, como distinguir o que é a conjunção. Abaixo, confira o que é a definição, e após isso, confira os exemplos para ficar melhor explicados.
 Definição:  "Conjunção é uma (ou mais) palavras que ligam uma oração na outra"
   Confira os exemplos abaixo e depois iremos fazer a análise:
Mario caiu mas está bem. 
   A Frase pode ser formada por duas orações. São elas: "Mario Caiu" e "mas está bem". Estas duas frases, estão ligadas por meio de uma pequena palavra, o Mas. Então, podemos concluir em que "mas" é a conjunção da Frase.
Vejamos outra frase:
Ele irá te ajudar, desde que você seja sincero com ele. 
   Agora vamos fazer a separação. A Frase ficará dividida em "Ele irá te ajudar" e "desde que você seja sincero com ele". As duas frases são ligadas por duas palavras. São elas "desde que". Este é um caso de locução conjuntiva.

Golpe Militar de 64 - Parte 3

   Esta é a terceira parte do post sobre a ditadura militar de 1964, que está incluída na série sobre a história do Brasil. Neste post, você fica sabendo melhor sobre a junta militar e sobre o governo Médici. É o penúltimo post da ditadura.
   Costa e Silva estava muito doente e foi obrigado a ser substituído por vários ministros. Foram eles: Aurélio de Lira Tavares, que na época era responsável pelo exército. Augusto Rademaker que era o chefe da marinha. E o líder da aeronáutica, Marcio de Souza e Melo.
  Como já foi dito no post passado, os revoltosos costumavam fazer crimes para conseguir benefícios vindos do governo. Dois grupos de esquerda, sequestraram o embaixador dos EUA exigindo que o Brasil libertasse 15 presos políticos. O Governo da Junta, criou alguns anos depois a Lei de Segurança Nacional, em que matava pessoas subversivas se acontecesse alguma guerra.
   Depois de dois meses de poder, a Junta decidiu nomear outro presidente. Era ele, o General Médici, que começou uma bárbara repressão. Ele Censurou muitos Jornal, peças de Teatro entre outras coisas que expressassem a opinião de esquerda.
    Como a censura era grande, na região do rio Araguaia, ouve a grande guerrilha do Araguaia, onde muitos "de esquerda" partiram para a luta. Mas foram horrivelmente massacrados pelos militares. É por causa de Médici que o Brasil tem uma alta dívida externa. Ele fez muitas compras bélicas.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski

Parte 1
Parte 2 
Parte 3
Parte 4

Oração coordenada sindética ou assindética

   Observe as quatro frases abaixo. Elas são Orações coordenada assindéticas ou sindéticas. Assindética são as frases que não possuem conjunção. Já as sindéticas possuem. Observe: Legenda: Azul: Conjunção. Vermelho: Separação da Frase.
1. Ela saiu de casa rapidamente/     e foi ao clube tomar sol.
Oração Coordenada assindética     Oração Coordenada Sindética Aditiva

2. Está bom,/                                   mas você poderia ser esforçar mais.
Oração Coordenada assindética       Oração coordenada sindética adversativa

3. Vai comer/                                  ou vai ficar doente.
Oração Coordenada assindética       Oração coordenada sindética alternativa

4. Como ia fazer o vestibular no domingo/, estava, pois, muito ansioso.
Oração Coordenada assindética                Oração Coordenada sindética conclusiva

5. Fique afastado/,                          pois vai haver tumulto.
Oração Coordenada assindética     Oração coordenada sindética explicativa

Matéria de Gabriel Garcia Levinski

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes