Velocidade Vetorial {FÍSICA}

Vetores

      A velocidade vetorial média é aplicada, obviamente no estudo dos vetores, onde o objetivo é descobrir qual foi a velocidade de determinado móvel ao circular por um vetor retilíneo ou curvilíneo. Pode ser expresso numericamente pela equação:

Onde: 
Vm = Velocidade Vetorial média
Δr = Deslocamento vetorial 
Δt = Intervalo de tempo gasto no movimento
    Imagine que um carro esteja se movimentando em determinado vetor em um tempo de 5 segundos. Desde o início dessa trajetória até o fim dela, o carro tinha em seu marcador, que haviam sido percorridos 30m. Qual seria sua velocidade vetorial? É simples! É só dividir quanto ele percorreu (30m) pelo tempo (5s.) que logo já teríamos a resposta: 6m/s. 
    Uma questão decorrente em muitas provas de vestibular e até mesmo próprias de colégio é onde o enunciado apresenta uma figura (um triângulo, na maioria das vezes) e pede para que se descubra a velocidade vetorial média. Mas como fazer isso? Siga o passo a passo: 
 - Leve em consideração o seguinte triângulo: 
1) Um carro fez um pequena passeio por uma vila em formato do triângulo ao lado. Sua velocidade foi de 10s. para percorrer o trajeto inteiro. Descubra sua velocidade vetorial média: 
* Em primeiro lugar deve-se tirar o teorema de Pitágoras do triângulo. Faça-o com o triângulo ao lado. Logo verá que a resposta para ele é 10m na área da hipotenusa. 
* Após obter o resultado da hipotenusa, deve-se aplicar a fórmula da velocidade vetorial média sendo 10m o Δr e 10s o Δt. 
* Logo, se dividirmos 10m/10s, teremos que a velocidade vetorial média desse móvel em um vetor é de 1m/s. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes