Ondulatória - Parte 2 {FÍSICA}

CARACTERÍSTICAS DAS ONDAS

Características mais comuns entre todos os tipos de ondas. Aprenda sobre frequência, amplitude, etc.
por
Gabriel Garcia Levinski
     Agora que você já conhece características que diferem algumas ondas, é hora de saber o que todas elas tem em comum. Observe a imagem à seguir; ela pode tirar algumas dúvidas de início: 
 
   Observe a imagem que disponibilizamos acima.
   Vamos conhecer melhor agora a característica de ondas. Esta equivale àquelas que são normais, mais comuns. O ponto mais alto de uma onda é denominado de crista, seriam como se fossem o pontinho mais alto de uma montanha, aquele lugar que nos esforçamos para chegar e quando finalmente botamos o pé lá, uma sensação ótima nos abate. Agora olhamos o ponto mais baixo, que seria como estivesse abaixo do nível do mar, bem próximo do subterrâneo  então, esta parte é chamada de valeAgora que já conhecemos os pontos altos e baixos das ondas, vamos conhecê-las ainda melhor por meio do desenho. Note que há uma distância entre os vales e assim como ali, nas cristas também há a mesma distância. Se trata do comprimento da onda e pelo que você pode observar, ele é representado pela letra λ (lambda). E ao lado de nossa onda, temos outra distância. Trata-se da amplitude, que é o comprimento do vale até o meio da onda e também do meio até a ponta da crista. 
Imagem da amostra
Trompete: Um propagador de ondas sonoras
     Certamente você já deve ter escutado no rádio a afirmação de que ele possuem número x de hertz de frequência. Mas do que se trata? É o número de oscilações de uma determinada onda, ou seja, bem no popular, é o número de "voltinhas que a cobrinha" faz em seu tempo útil. Essa é a frequência, uma unidade de tempo igual ao segundo, minuto e também a hora e medida e é HertzMas e o tempo para que uma "cobrinha" se forme e se incie outra? Este se chama período, que é representado pela letra T e sua unidade é o segundo. Mas é agora que o bicho pega, pois irão começar as contas e o surgimento de fórmulas para calcular a frequência de uma onda, o período dela e também a velocidade com que ela se propaga. 
      Então, para calcularmos a frequência, temos a seguinte equação: f = 1/T(tempo) ou T= 1/F(frequência). 
        Para calcular sua velocidade, temos duas equações: 
V = λ/T       ou     V = λ . f 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes