Complemento Verbal

COMPLEMENTO VERBAL

por
Gabriel Garcia Levinski
   Esta é mais uma postagem sobre a classificação das palavras da língua portuguesa. Para entender complemento verbal, é necessário saber o que é verbo. Complemento verbal é uma forma de completar o sentido de um verbo. Saiba mais detalhadamente abaixo:
Analise estas duas frases:

- O empresário espera sua filha

- A empregada não ganhou na loteria.
1° passo: Em primeiro lugar, é preciso classificar as palavras para encontrar o verbo. No Caso das frases acima, tomamos a liberdade de marcá-los com a cor azul.
2° passo: Agora que já temos conhecimento de onde está o verbo. Precisamos encontrar o que dá sentido a ele, ou seja, que complete seu significado. Veja abaixo, uma frase sem complemento verbal:
-> O Jardineiro Mostra
  Daí você se pergunta: O jardineiro, mostra o quê? É por isso que o complemento verbal é fundamental na hora de falar alguma coisa. Então, vamos achar o complemento verbal adequado para o verbo mostra, da frase acima:
-> O Jardineiro mostra as flores
   O que está pintado de laranja é o complemento do verbo. É simples, mas exige uma certa atenção. Existem frases que não precisam de complementos verbais.
***
   Então, os complementos das primeiras frases desta postagem são:
1ª Frase: Um empresário espera sua filha
2ª Frase: A empregada não ganhou na loteria.

Répteis - A vida na Terra

  Esta é a terceira postagem sobre os filos do planeta terra. Nesta postagens falaremos sobre os répteis. O próximo Quiz de nosso site vai ser baseado nos filos da terra, por isso, comece a estudar. Não perca a chance de ser o rei da sabedoria.
   Os répteis tem grande importância na natureza. A pele desse animal é seca, resistente e ainda apresenta diversas escamas pelo corpo. Eles são seres ectotérmicos e possuem respiração pelo pulmão. Pelo fato de serem ectotérmicos, esses seres não sobrevivem em baixas temperaturas.
   Os répteis, assim como os Anfíbios, são classificados em alguns grupos. Esses grupos são feitos por causa das diferenças entre as espécies. O primeiro desses grupos são os lacertílios. Essa primeira espécie é composta por animais que possuem quatro patas e uma longa cauda. O exemplo mais evidente dessa espécie são os Lagartos.
   Os ofídios não possuem nenhuma pata, e sim apenas uma longa cauda que se estende do crânio até a ultima parte do corpo. É nesse grupo que se encontras as cobras. No Grupo dos crocodilianos, os animais possuem quatro Pequenas patas e uma grossa cauda. O exemplo é o crocodilo. O Quarto grupo é dos Quelônios. Esses possuem uma carapaça. O exemplo é o Jabuti. O Ultimo Grupo é dos Rincocéfalos. Esses são animais extintos ou estão em extinção. Estão entre os animais mais velhos da terra. É muito raro encontrar um Rincocéfalos.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski
Série de Gabriel Garcia Levinski e Bruno Moura

Regionalização Geoeconômica

REGIÕES GEOECONÔMICAS    

Mais uma das mais variadas formas de regionalizar o ambiente brasileiro. 
por:
Gabriel Garcia Levinski
   O nosso país foi regionalizado diversas vezes e de variadas formas. Nesta postagem falaremos de uma das formas menos conhecidas de se regionalizar. Mas o que é regionalizar? O simples fato de separar os quartos entre irmãos na casa já é um exemplo simples de "marcar o território" e é o que acontece com o Brasil nesta classificação. 

   Em 1967, para melhor organizar o mapa do Brasil, o estudioso Pedro Geigel fez uma longa pesquisa afim de organizar o país em outras formas, e isso durou muitos anos de pesquisa. Geigel usou os critérios Sociais, econômicos e históricos. Veja como o mapa ficou dividido ao lado:
   Geigel baseou-se em aspectos sociais, ou seja, a qualidade de vida. Os aspectos econômicos e os históricos, que dividia o Brasil em várias formas devido ao avanço desde o Brasil em seu período colonial. Após uma longa pesquisa Geigel terminou o mapa. Com ele, o Brasil foi dividido em três novas partes. São elas: Região Geoeconômica da Amazônia, Região Geoeconômica do Nordeste e Região Geoeconômica do Centro-sul. Veja abaixo suas características detalhadas:
Região Geoeconômica da amazônia é a região geoeconômica menos habitada. Como setor da economia, o extrativismo se destaca na região, pois neste local, a principal atividade econômica são as serigueiras. Os estados componentes desta região são: Rondônia, acre, Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Parte do Tocantins e do Mato Grosso.
   As atividades econômicas predominantes na Região Nordeste é o Turismo e ainda a agropecuária, que tem seus produtos exportados até para o exterior. Mas ou menos 20% da população se encontra na Região Nordeste do país. Ela engloba os estados de Minas Gerais, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
   A maior de todas as regiões propostas por Geigel é a Centro-sul. Nela se destacam os setores industriais, como a industria de automóveis e atividades do setor terciário quaternário. Os estados pertencentes a esse grupo são: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo, Mato Grosso do sul, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. A maior parcela da população se encontra na Região Centro-sul.

Anfíbios - Vida dupla

    Esta é a segunda postagem sobre filos do reino animal. Neste artigo falaremos sobre os conhecidos anfíbios. Eles tem uma certa semelhança com os répteis, então esta matéria falará das diferenças entre esses dois filos animais.
   A definição correta da palavra anfíbios é "Dupla vida" ou "vida dupla". É fácil distinguir o anfíbios de outros animais. Mas é importante ficar atento nas diferenças. E essas diferenças ficam na pele do animal. Se o pequeno bicho apresentar pálpebras e pequenas patas ele pode ser um anfíbio. Mas esta é apenas a primeira diferença, existem várias outras.
   Existem milhares de características que definem um anfíbio. Umas das diferenças é que o animal adulto tem a respiração pulmonar e cutânea. Esta ultima é a respiração por meio da pele. Para que a respiração seja boa, é preciso que a pele esteja em bons estados. É por isso que a pele dos anfíbios é úmida e fina. Esse é o tipo de respiração dos sapos.
   Existem três grupos de anfíbios em todo o planeta terra. O primeiro deles são os anuros. Esses animais, em sua fase adulta, não apresenta cauda, mas na primeira fase da vida, ele possui uma pequena cauda, um exemplo desses animais é a rã.
   O segundo grupo possui o nome de Urodelos. O que diferencia ele das outras classes de anfíbios é que eles possuem quatro patas e uma cauda. Lembrando, esses animais não podem ser confundidos com Bicho-cabeludo. O urodelo possui pele fina e úmida. O terceiro e ultimo grupo é o denominado Ápodes, ou Gmnofionas. Esses animais não possuem nenhum tipo de pata. Apresenta somente cauda que se estende da cabeça até o fim do corpo.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski
Série Idealizada por Gabriel Garcia Levinski e Bruno Moura

Equinodermos - Sistema Ambulacral

   Esta é nossa nova série: Os Filos do Reino Animal. E na primeira postagem, aprenderemos um pouco mais sobre o filo dos equinodermos. Você pode já ter visto um equinodermo em sua frente. Por exemplo temos a Estrela do Mar.
    Equinodermos, basicamente quer dizer Espinhos na pele. Você pode notar em um ouriço-do-mar, que é cheio de espinhos em sua parte externa. Mas muitos animais possuem espinhos e não são Equinodermos. Então há uma forma de diferenciá-los, são elas: Vivem em baixo d'água e possuem o sistema Ambulacral.
   O sistema Ambulacral é apenas uma forma de se locomover dos equinodermos. Elas são formadas por ampolas que se enchem de água e faz com que os animais se locomovam. Esse sistema também auxilia na percepção e na captura de alimentos. O sistema conta com uma forma de defesa que é realizada pelas pedicelárias, que são pinças venenosas.
Os equinodermos são divididos em 5 grupos. São eles:
Asteroides: O estômago sai para fora da boca para capturar o alimento.
Ofiuroides: Realizam bons movimentos graças a pequenos Braços.
Crinoides: Este é um exemplo de animal fixo no chão que se alimenta apenas de restos presentes na água.
Holoturoides: Para a captura do alimento, os Holoturoides possuem tentáculos na boca.
Equinoides: Para conseguir comer, a boca deste animal raspa o alimento para ele ficar menor na hora de ingerir.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski e Bruno Moura
Série escrita por: Gabriel Garcia Levinski e Bruno Moura

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes