Disputa Espacial {HISTÓRIA}

EUA e URSS: BATALHA PACÍFICA... E CARA! 

Em tempo de coexistência pacífica, as duas maiores potências mundiais dos anos 50 disputam a hegemonia pelo controle do espaço sideral
por:
Gabriel Garcia Levinski
     O mundo estava em estado de caos após assistir algumas tragédias da guerra do Vietnã. Prova do que os EUA podiam fazer contra a URSS. Após guerras internacionais, houve um certo período de trégua; os Estados Unidos e a União Soviética pararam por um tempo com as disputas. Mas é claro: o conflito não acaba por aí. No período que ficou conhecido como Dètente ou Coexistência pacífica, as potências disputaram como um time de futebol: Quem fizesse mais inovações para fazer gol, saia com a hegemonia. Foi uma "corrida armamentista" onde os Estados Unidos e sua maior rival queriam o controle do espaço sideral. O Planeta Terra se tornara pouco! 
Laika, antes de ir à órbita da Terra
     No tempo de trégua, primeiro a União Soviética fez o que nenhum homem daquela época havia imaginado: chegar ao espaço! A URSS enviaram para o inimaginável o primeiro satélite espacial construído: O Sputnik. O que na época (1957) foi considerado simplesmente a maior invenção do homem; algo que iria para o indefinido: o que ninguém havia visitado antes. A esfera foi lançada do dia 4 de outubro de 1957. Mas simplesmente ter uma sonda não era o suficiente: a União Soviética queria mais. Precisavam levar um ser vivo para o mesmo lugar da sonda: era a vez da cadela Laika. Anos após o envio do cão ao espaço, um certo cientista afirmou que se arrependeu de enviar o animal à orbita. Foi um ato da URSS enviar a cobaia ao espaço. Poucos meses depois de enviar o Sputnik, os soviéticos decidiram que era preciso analisar como um ser vivo agiria no espaço. A cobaia seria um cão. O pobre animal morreu logo após a decolagem do Sputnik II por conta do superaquecimento da cabine. Ainda era arriscado. Mas sim... enviaram, mesmo que perigoso, um homem ao espaço sideral. 
Yuri Gagarin
  "A Terra é azul!" - disse Yuri Gagarin ao chegar à órbita do planeta. O projeto Vostok em 12 de Abril de 1961 foi reconhecido pelo mundo. O cosmonauta ficou o tempo todo em uma cápsula que continha apenas uma chave - por conta da nave ser automática. O que estava previsto, aconteceu: Gagarin teve que ejetar antes de chegar em solo. Isto pelo fato da nave ter se queimado na reentrada. A União Soviética havia transformado o mito em realidade. Mas foram barrados pela criação da N.A.S.A.; Os Estados Unidos avançaram ainda mais quando enviaram Neil Armstrong à Lua, o grande pico da disputa espacial. Agora sim! O Impossível se tornou possível. 
     A conquista do espaço foi o que caracterizou o cenário da segunda fase da Guerra Fria, a Coexistência Pacífica, o período onde mais foram gastos de verbas para abalar as estruturas do rival. 

JAPÃO - Problemas ambientais {GEOGRAFIA}

JAPÃO: CICLONES, PESCA ILEGAL e DESLIZAMENTOS

O governo japonês vem lutando incansavelmente para sanar os problemas ambientais
por: 
Gabriel Garcia Levinski
    O Japão enfrenta grandes problemas com relação ao ambiente. O governo luta incansavelmente para saná-los, mas certas condições climáticas impedem. Neste post veremos os principais problemas: Ciclones, ameaças de deslizamentos e ainda a cruel pesca predatória que, além de prejudicar o país economicamente, também possui uma reação social. 

    Observe a imagem à seguir:
Ciclone
    Trata-se de um ciclone, um dos maiores problemas do povo japonês. São ameaças constantes que podem variar o dia. Por sorte, hoje existe uma poderosa tecnologia que pode rastrear malefícios como estes, mas quando um ciclone passa, leva com ele muitos bens materiais, o que, mais uma vez, prejudica a população. Os ciclones são, basicamente, grandes correntes de ar úmido e também quente que atingem as regiões tropicais com grandes intensidades. Com eles, leva-se tudo que estiver em seu caminho. Após um ciclone, fortes chuvas assolam a mesma região. 
       Quando se tem notícia de um ciclone, toda a área é evacuada. No caso do Japão, por estar em áreas tropicais, acaba sofrendo fortemente com a formação desta catástrofe. 
       O governo japonês enfrenta outro problema que preocupa grande parte da população. O Japão é um grande alvo de empresas clandestinas que desejam crescer por meio da pesca predatória. Isto porque, naquela região, concentra-se uma grande atividade pesqueira. O governo japonês vem trabalhando para impedir o avanço da exploração do recurso marinho desta forma: cruel. 
      As entidades japonesas trabalham em projetos para "como conscientizar a população para a não retirada da vegetação das encostas de grandes montanhas". Este é um problema decorrente. Muitas pessoas - normalmente aquelas que procuram dinheiro fácil seja qual for a consequência - desmatam áreas no território japonês sem nenhum limite. Mas aí vem o problema: O corte das árvores presentes nas encostas de montanhas poderia segurar a terra em um possível deslizamento.     
    Além do mais, isso aceleraria o tempo de desgaste (erosão) da terra, no que causaria o mesmo problema. 
   O que você acha sobre as medidas do governo japonês perante estes problemas ambientais? Comente! 
    No próximo post da série " Japão", traremos um pouco do desenvolvimento econômico do país e também da qualidade de vida da população. 
      

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes