Capitalismo - Parte I {GEOGRAFIA}

IDEOLOGIA DO LUCRO 

O capitalismo, além de ser um sistema econômico muito utilizado no mundo, também acaba sendo uma ideologia de vida
por
Gabriel Garcia Levinski
      Já vimos que o homem tem todo o poder para alterar o espaço onde ele vive, usando os artifícios naturais à seu dispor para a produção e, às vezes, para o próprio comércio. Essa capacidade de utilizar a natureza acabou gerando o comércio que, com o tempo, foi se tornando uma necessidade para o homem, já que a sociedade se moldou em um caráter de mercado. O capitalismo foi se moldando com o passar do tempo, já que, antes, o sistema feudal utilizava-se de uma prática semelhante. De certa forma, o capitalismo é um prolongamento do feudalismo.
O acúmulo de riqueza é uma característica do capitalismo
    Podemos dizer que o capital não tem só por seu significado o simples "dinheiro"; mas sim o uso dele mesmo para reverter em mais riqueza, com o processo de investimento muito parecido com os que estão em vigor em muitas empresas. Ninguém se dá ao trabalho de ter uma empresa, isto é, uma propriedade privada simplesmente para ser feliz; mas sim para lucrar e investir ainda mais para acumular cada vez mais riqueza. É nesta ideia que se baseia a ideologia capitalista: o acúmulo de capital. Tratamos o capitalismo como ideologia, pois ele, além de citar as normas da economia, ainda consegue intervir nos pensamentos pessoais, ou seja, a competitividade entre empresas - e muitas vezes até mesmo no meio social - está embutido em nossas cabeças. Isso é mais uma característica da ideologia estudada neste momento. 
     Já utilizamos o exemplo da empresa, então vamos continuar nele: antigamente, os feudos eram formados por duas classes sociais ocupando o mesmo espaço. Os ricos (burgueses) e os pobres (proletários). Acontece que, antigamente, a forma social não tinha como base a propriedade de território. Atualmente, é ao contrário: quem possui mais terra e capital possui um maior status. Os que não possuem tanto acesso ao capital acabam sendo excluídos, nos deixando claro que houve uma grande mudança. 
    No próximo post desta série, iremos estudar a divisão de classes e o controle administrativo sobre as forças de produção. 

Lipídeos {BIOLOGIA}

ENERGIA

Glicerídeos, cerídeos e esterídeos são algumas das várias classificações desta imensa casa
por
Gabriel Garcia Levinski
     Podemos dizer que, sem os lipídeos, nossa vida não teria sentido. Tanto porque ela nem existiria se seguíssemos tal dieta a risca. Se alguém lhe disse que irá cortar os lipídeos de seu cardápio, prepare-se, logo você terá um funeral para acompanhar. 
Azeite: Um glicerídeo com funções
energéticas
    Os lipídeos são caracterizados por possuir hidrofobia, ou seja, não se dissolvem na água mas sim em solventes orgânicos, como a benzina e o álcool etílico. São orgânicos - pois possuem uma cadeia carbônica em sua composição. Os lipídeos são formados por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono, tornando assim, essa classificação formada por alguns dos mais abundantes elementos do mundo. Assim como os carboidratos, sua maior função é dar energia à seus consumidores, além de atuar nos hormônios, na modelagem corporal e também ajudando na composição da membrana plasmática, da célula. Então, se acrescentamos azeite em alguma salada, podemos dizer que, depois disso, teremos uma maior dose de energia para ser aproveitada. São divididos em dois grupos, dos quais, só irá nos interessar um: os lipídeos simples. 
    Os Lipídeos simples são formados por moléculas de oxigênio, hidrogênio e carbono, estando presente em três grupos: 
     Glicerídeos: São formados por três ácidos graxos e mais uma molécula de glicerol por meio da desidratação. Podem-se apresentar em forma sólida (gordura) e em forma líquida (óleo). A gordura armazenada no tecido adiposo de um urso polar, por exemplo, serve de isolante térmico para ele, o que lhe faz se adaptar no clima rigoroso como o que ele vive. 
     Cerídeos: Também chamados de ceras, são altamente insolúveis em água e servem de impermeabilizante para algumas plantas, não permitindo a desidratação desta. A cera produzida pelas abelhas para a composição da colmeia também é um bom exemplo.
     Esterídeos: São compostos pela união de ácidos graxos e álcoois, formando esteros de ácidos graxos. São ligados à função hormonal, constituindo, entre outros, a testosterona. Perceba que, no hormônio citado, é possível encontrar a presença de um "-ster". Esta é uma característica dos esterídeos. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes