Equação de primeiro grau

    Depois de um tempo tentando achar algum temapara postar em matemática, achei em uma antiga apostila minha sobre equação de primeiro grau. Então, decidi fazer uma espécie de uma postagem-tutorial para ensinar passo a passo como se descobre o valor final de uma equação. Então para começar, tenha na mente que esta forma matemática significa ponto de equilibrio.
1° passo: Primeiro, temos que entender o que são os membros. Os membros, normalmente são dois em uma equação de primeiro grau. Veja o exemplo abaixo: Em Vermelho está o primeiro membro e em azul está o segundo:

2x+8=3x+2
2° passo: Precisamos pegar todos os números que tenham letras do segundo termo e leva-lá para o primeiro. Mas, quando um número passa para antes (ou depois) do sinal de igualdade (=), o sinal passa a ser o oposto de que ele é atualmente. Ou seja, o "3x" que está no segundo termo, ele será levado para o primeiro como "-a". Não há justificativa para isso, é apenas uma regra matemática. Veja como ficou:
2x-3x=+2-8 - Lembrando: O 8 também virou negativo. 
3° Passo: O terceiro passo é simples, temos apenas que somar (ou diminuir) os termos, como 2x-3x. O resultado deste primeiro termo seria: -1x. O outro termo ficaria assim:
-1x=-6
4° Passo: Agora teremos que Passar todos os números para o segundo termo (1). Este termo vai como fração para baixo do (-6), veja como:
    -6
x=__
     1
5° Passo: Agora é só fazer a divisão, que termina em: -6. Então o resultado final da equação é:
-x=-6

Gerúndio

    Voltando a falar de português. Agora aprenderemos mais sobre Gerúndio. O Gerúndio é uma  forma nominal. Ele não representa tempo nenhum. Normalmente, apresentam gerúndio as palavras que terminam em "ndo".
   Confira os exemplos abaixo:
1. Já vou Partindo
2. Ele foi Andando.
3. Ele trabalha Salvando Vidas.
   Mas neste tipo de classe gramatical, é bom se prestar atenção, pois o gerúndio pode assumir outras classes gramaticais, por exemplo:
1. Ele vai Cantar?  - Nesta frase, o gerúndio se apresenta como um Verbo
2. Ele não está preparado para o confronto final   - Nesta frase, o Gerúndio se apresenta como Adjetivo.

Para saber o que exatamente o Gerúndio é na Frase, é muito importante olhar o contexto da Frase. 
Matéria de Gabriel Garcia Levinski

Golpe Militar de 64 - Parte 2

   Esta é a segunda parte da postagem sobre a ditadura militar de 64 que está inserida na série sobre a História do Brasil. Na postagem passada, falamos sobre a introdução da ditadura. Agora, veremos como foram as estratégias de governo dos presidentes Castello Branco e Costa e Silva.
   Castello Branco foi eleito sem o apoio da população. Ele se passava por uma pessoa democrática para conseguir os primeiros apoios, mas não fazia o que prometia. Ele era um militar super autoritário, que não perdoava os comunistas.
   Como uma de suas primeiras proezas foi dissolver alguns alguns partidos políticos. Além de caçar políticos socialistas ou comunistas. Ele só deixou dois partidos funcionarem. Foram eles ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e MDB (Movimento democrático Brasileiro).
   Foi Castello Branco quem assinou uma nova constituição no Brasil, que beneficiava o poder militar no país.
   Costa e Silva foi o presidente da ditadura militar que aumentou os protestos no país. Ele foi eleito sem o voto direto, como Castello Branco. O principal inimigo deste presidente foi a UNE, um grupo de estudantes que decidiram ficar contra o regime militar.
    Os operários de fábricas importantes no Brasil pararam, o que gerou mais crise ainda. Muitos revoltosos passaram a praticar crimes no país, como sequestros. Os crimes serviam para arrecadar fundos para uma revolta armada.
    Costa e Silva não cooperou com os comunistas e assinou o Ato institucional Numero 5 (AI-5), que aposentou muitas pessoas comunistas e cassou outros. A democracia tinha acabado no país. Foi naquela época que foi Implantado o DOPS.
   A parte três do Golpe Militar vai falar sobre os mandatos da Junta Militar e Sobre o Governo Médici.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski

Parte 1
Parte 2 
Parte 3
Parte 4

O Golpe Militar de 64 - Parte 1

    Pelo fato da história ser muito cumprida, decidi fazer o ultimo post da série sobre a história do Brasil em algumas partes. Então, este post abrangerá apenas a introdução do golpe. Entenda por que começou a ditadura militar.
   Naquela época, 1963-64, não existia muita democracia. Era uma falta muito grande da participação do povo na política e em outros lugares públicos. Mas tudo começou mesmo em 1961, quando a Crise derrubou Jânio Quadros. O seu substituto foi João Goulart, que prometia transformar a nação em algo bem mais justo. Jango era socialista.
   Mas nem todos defendiam sua forma de governo. E quem mais odiava a forma de organizar o país eram os militares. Que acreditavam que um mundo socialista não iria para frente. E foi por causa de um comício que Jango fez, os milicos passaram a ser seu pior inimigo.
   Alguns dias depois, as pessoas mais conservadoras se reuniram em várias ruas de São Paulo para fazer uma manifestação contra a forma de governo de João Goulart. O Brasil estava em uma crise que abalava o país inteiro.
   Mas o pior aconteceu em 31 de março, quando as tropas militares saíram as ruas. Para se proteger, Jango foge para o Uruguai, assim evitando uma guerra civil. Mas como o país estava sem presidente, quem assumiu foi o exército, criando assim a ditadura militar.
   A parte dois do Golpe Militar de 64 vai falar sobre O Governo Castello Branco e governo Costa e Silva. Fique Ligado!
Matéria de Gabriel Garcia Levinski 
Confira as outras partes:
Parte 1
Parte 2 
Parte 3
Parte 4

Sífilis - DST

    Após alguns pedidos, decidi fazer uma nova série sobre ciências. Desta vez vamos tratar um pouco de doenças. E para começar vamos trabalhar as sexualmente transmitidas. Este post fala sobre a sífilis, a primeira DST a ser estudada.
    A sífilis nada mais é do que uma infecção causada por uma bactéria. Ela é transmitida na hora do contato sexual com um parceiro já afetado. Ou também existe a hereditária, que passa de mãe para filho.
   A sífilis é muito perigosa, pois além de causar danos ao sistema reprodutório, ela pode causar até cegueira entre outras doenças. Isso acontece quando a infecção não é tratada. Mas é bom salientar que existe cura. E deve ser feita quanto antes melhor.
   A sífilis, como muitas outras doenças também tem prevenções. A melhor e mais eficaz é usar camisinha em toda a relação sexual. O certo é antes do ato, fazer um exame para ver se você não adquiriu tal doença. O exame feito é com o sangue do paciente.
   A forma de tratamento é feito com penicilina. Ela evita um monte de outras complicações que o ser-humano pode adquirir.
  Lembrando. A sífilis desaparece nas primeiras semanas. Isso pode fazer o paciente acreditar que está curado e não precisa fazer o tratamento. Mas está errado, se a pessoa teve infecções, ela deve procurar ajuda médica.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski
fonte da imagem: biafisio.blogspot.com

Adjetivo composto

   Todos sabemos o que é adjetivo. Para quem não sabe, adjetivo é uma qualidade, ou seja, designa uma característica do substantivo. Agora, estudaremos um conteúdo que exige atenção, ele é fácil, mas é necessário saber as regras e sobretudo saber diferencia-los.
   Os adjetivos compostos são diferentes, pois eles não tem somente um radical (uma qualidade apenas) mas sim duas ou três outros.
   Por exemplo: "Produto afro-brasileiro" - note que são dois radicais, São eles: Afro e Brasileiro.
 O plural
É o plural que exige um pouco mais de atenção. Um dos motivos é que existem formas de diferenciar a muitas exceções. Preste atenção na Frase:
"Apresentador Norte-americano" - Se fossemos levar esta frase para o plural, o que faríamos? O certo na verdade é que o plural vai para a ultima palavra, que no caso é Americano, então conclui-se: "apresentadores norte-americanos".
   Existem exceções para a regra que citamos acima. A primeira delas é quando o adjetivo composto é invariável  Neste caso não vai plural na ultima palavra da frase.
Exemplo:
Roupa Azul-marinho - O plural seria: Roupas Azul-marinho. (Observe que os adjetivos compostos não tem alteração.
    Outra exceção é quando o ultimo elemento é um substantivo, como em: "casa verde-abacate" - O plural da frase é: "Casas verde-abacate".
   A outra exceção é quando acontece de aparecer Cor+de+substantivo. Como em: Boto Cor-de-rosa. O plural é Botos cor-de-rosa.
   E por ultimo quando há flexão de dois elementos, como em: Menino surdo-mudo. O plural da frase é Meninos Surdos-mudos. Ou seja, nesta frase os dois termos ficam no plural.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski

Future Time

Will ou going to?
  Como usar o tempo futuro em inglês?
Em inglês, o tempo futuro pode gerar muitas dúvidas, já que não existe uma única forma de expressar uma situação que irá acontecer.
   Analise as diferenças
1. i'll call you tomorrom
2. i'm going to call you tomorrom
3. I'm calling you tomorrom
4. I'll be calling you tomorrom
   As quatro frases podem ser usadas em determinadas situações, sem o sentido se alterar.
 1. i'll call you tomorrom
    Nós utilizamos a formação "will+infinitive" quando a decisão é tomada no momento em que falamos. Neste exemplo: A decisão de ligar foi tomada neste exato momento, não ouve nenhum planejamento, esta formação ocorre com a frequência em conversas informais. Exemplo: I'll get back to you next Monday. A decisão foi retornar a ligação na próxima segunda-feira foi tomada agora.
 2. i'm going to call you tomorrom
    A formação "be going to" + infinitive indica que a decisão de ligar já foi tomada anteriormente. Isso acontece, por exemplo, Quando você liga para uma pessoa para informar que irá ligar novamente. Neste caso, a ligação foi feita para informar sua decisão.
 3. I'm calling you tomorrom
    Esta frase tem praticamente o mesmo efeito da frase 2, mas com o detalhe que ela é mais usada em lugares mais formais.

Créditos: Eliane

Verbos de Ligação

    Depois de um tempo sem postar sobre língua portuguesa, decidimos voltar respondendo uma pergunta que todo o estudante que se interessa em português se pergunta na hora em que ouve falar deste verbo. A pergunta é: "Qual é a diferença entre verbo e verbo de ligação?"
   A diferença é fácil de se lembrar. O verbo indica uma ação, estado ou fenômeno da Natureza. Já o verbo de ligação, como o próprio nome sugere, faz uma ligação entre o sujeito e sua característica (que na frase pode ser predicativo ou adjetivo). Veja o exemplo:
Pedro é Burro
   Vamos classificar a frase. Pedro é o Sujeito (ou substantivo) da frase. E Burro é o predicativo. Quem liga a característica ao substantivo é o Verbo de ligação, que na frase é o "É". Veja abaixo os verbos de ligação básicos.
SER
ESTAR
PERMANECER
PARECER
ANDAR 
CONTINUAR
    Mas verbo de ligação exige certa atenção para não confundi-los com outras classes gramaticais. Como por exemplo nesta frase: "Edgar anda triste". "Anda" é um estado na frase, pois é o que Edgar está passando por isso. Então Anda é verbo e não verbo de ligação.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski 

Brasil República

    Após a assinatura da independência do Brasil, iniciou-se o Brasil República. Após isso foi assinada também a proclamação da república. E quem liderou o país pelos primeiros cinco anos foi o presidente Deodoro da Fonseca, um marechal que renunciou ao cargo. O seu sucessor foi Floriano Peixoto, aquela era uma época de de repressão e apoiava a monarquia.
   Todo o país precisa ter sua própria constituição, não é mesmo? Então criaram a primeira constituição da República, mas ela ainda seguia a monarquia, mas de uma forma mais moderada. Nela, todos podiam votar. O voto era aberto e foi implantado o presidencialismo.
   Depois desse fato, começou a república de Oligarquias, ou seja, só os mais fortes (na sociedade) podiam ser eleitos presidentes. Mas o fato é que nessa época, existiam apenas dois partidos, de São Paulo e Minas Gerais, que eram os estados mais ricos. Nesta forma de governo, o que mais era beneficiado era o setor agrário. Nesta época o voto foi considerado secreto.
   A política do café-com-leite foi uma das mais conhecidas. Nela, ainda os estados mais fortes eram São Paulo e Minas, que beneficiavam o setor agrário pois em SP era cultivado café e em Minas o leite. A crise se deu por causa das indústrias, que precisavam de investimentos e muitas vezes não ganhavam.
   Os governadores começaram a tomar seu lugar na época chamada política dos Governadores. O presidente ajudava os governantes de outros estados por causa de trocas de favores.
  Os coronéis também tinham seus benefícios com a política, por que em muitas vezes, eles usavam a violência para conseguir votos para seus políticos favoritos. Ele obrigava outras pessoas de outros povoados para votar, caso contrário, ele os mataria.
   Já em 1930 acabou a forma de política de café-com-leite por causa de um desentendimento. Getúlio Vargas, um político gaúcho, junto de uma aliança provocaram uma revolução para acabar com a república velha.
   Este foi o penúltimo post sobre a série sobre a História do Brasil. No ultimo post você saberá mais sobre o Golpe Militar de 1964.
Matéria de: Gabriel Garcia Levinski

Brasil Colônia

     Na época de colônia, o Brasil sofreu muito por causa das conhecidas capitanias Hereditárias. Saiba no texto a seguir sobre elas e tenha exemplos de como funcionavam a economia desta época. Esta é o ultimo episódio da série sobre a história do Brasil antes da independência. Ainda nesta semana, postaremos outras duas postagens sobre o Brasil e seus problemas após a independência.
   As capitanias hereditárias foram uma forma muito inteligente de afastar os perigos do Brasil. O governo Português temia o ataque de Piratas, Holandeses e Corsários. Eles achavam que o Brasil deveria ser colonizado por outros países; isso ajudaria em uma administração eficiente.
   Dom Pedro III então, doou as terras para pessoas de confiança ou parentes. Estas terras patiam do litoral até a linha do Tratado de Tordesilhas. As pessoas que recebiam as terras (também chamados de Donatários) tinha um certo trabalho, que era expulsar os índios da região, administrar, colonizar e cuidar das terras recebidas. E o direito que eles tinham era explorar a região. O nome de Capitanias Hereditárias surgiu por que as terras passam de pai para filho.
   O fim das Capitanias
  Apenas duas das Capitanias Hereditárias acabaram funcionando realmente. Todas as outras ficaram expostas a ataques indígenas entre outros problemas. Por isso o governo, vendo de que o sistema não tinha dado certo, passaram a criar outra forma de governo, era ela o Governo Geral, que era somente um governo tomaria conta de todo o território.
  Principais Capitanias: SãoVicente (Martim Afonso de Sousa), Santana, Santo Amaro e Itamaracá (Pêro Lopes de Sousa); Paraíba do Sul (Pêro Gois da Silveira),Espírito Santo (Vasco Fernandes Coutinho), Porto Seguro (Pêro de Campos Tourinho), Ilhéus (Jorge Figueiredo Correia), Bahia (Francisco Pereira Coutinho). Pernambuco (Duarte Coelho), Ceará (António Cardoso de Barros), Baía da Traição até o Amazonas (João de Barros, Aires da,Cunha e Fernando Álvares de Andrade)
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
fonte da imagem: brasilescola.com

Literatura de Cordel

    Antes de falarmos sobre os grandes homens que fazem desta forma de literatura um sucesso, primeiramente vamos saber o que ela era. Ela é feita no nordeste do país e vendida por pessoas que fazem a arte. Abaixo, saiba seu significado.
"Cordel é uma literatura escrita de forma rimada. A rima que se faz é desenhada em um folheto e vendido em praça pública. O cordel veio de Portugal e hoje conquista o Nordeste Brasileiro. Ele é feito em forma de xilogravura, ou seja, o desenho é prensado em um folheto."
   O cordel é muito comprado, pois é uma forma de se divertir cantando e observando as gravuras. Leia abaixo uma rima que acompanha um cordel.

Eu canto com Zé Limeira
Rei dos vates do Teixeira
Nesta noite prazenteira
Da lua sob o clarão
Sentindo no coração
A alegria deste canto *
Por isso é que eu canto tanto *
NOS OITO PÉS A QUADRÃO

(autor: José Gonçalves)
    O cordel acima, tinha como desenho a História de Zé Limeira, que é citado nos versos. Hoje um dos mais influentes cordelistas do Brasil é o nordestino J Borges. Segundo sua história, ele de tanto vender os cordéis, passou a virar um cordelista.
   Veja abaixo alguns cordéis deste importante artista Brasileiro (J Borges)
  
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski

Colonialismo e Neocolonialismo

     Nesta postagem vamos falar sobre duas formas de colonização usadas na Europa a muito tempo atrás. Ambas fizeram mal para a população nativa, mas ajudaram a constituir o que hoje é o nosso planeta. Vamos começar pelo colonialismo.
    O estilo de colonialismo (ou colonização do tipo antigo) era de caráter expansionista. Tudo o que o colonizador queria eram os produtos tropicais e Metais preciosos. Isso enriquecia os cofres dos monarcas. Ouve diversas desculpas para a colonização, eram elas: Ao fortalecer os cofres, os colonizadores se diziam no direito de cuidar dos nativos e suas terras. Outra desculpa foi catequizar os selvagens, ou seja, enquanto alguns catequizavam, os outros exploravam. Tudo foi muito violento e aconteceu entre os séculos XV(15) e XIII (18). Os países colonizadores foram principalmente a Inglaterra, Portugal e Espanha.
    Já o Neocolonialismo era a Colonização do tipo novo. Não se diferencia muito da antiga, o que muda são as desculpas e os lugares ocupados, pois enquanto o colonialismo explorava regiões com mais diversidade, o neocolonialismo investia no futuro, aplicando assim nos países não industrializados. Nele também existiram várias justificativas, uma delas era a superioridade do homem branco. Eles queria civilizar o mundo. Mas o principal objetivo era o mercado consumidor e a matéria prima barata. Aconteceu nos séculos de XIII (18) e XIX (19).
Matéria de Gabriel Garcia Levinski
Fonte da imagem: Mapa Mundi

A Guerra da Secessão

    Uma das perguntas que mais me fizeram no twitter foi sobre a Guerra da secessão e não venci em responder todo mundo, foi por isso que decidi fazer a postagem detalhando tudo em uma forma mais fácil de entender, Vamos lá!
    Tudo começou nos Estados Unidos. Ele era dividido em duas partes, Norte e Sul. O norte tinha grande poder bélico (armas) e adotava um novo estilo de vida, com Minifúndios e mão de obra assalariada. Além disso, existiam pequenas indústrias em fase pré-industrializada.
   Já o sul adotava a forma de vida antiga, com latifúndios (grandes propriedades de terras) e mão de obra escrava. Em matéria econômicas, o sul tinha mais dinheiro e pessoal treinado para a guerra. Foi por causa deles que a guerra civil começou.
   O que o povo sulista menos esperava era que um presidente anti-escravocrata fosse eleito, era ele, Abraham Lincoln. Isso foi a alavanca para tudo, pois o sul se rebelou e se separou do norte, formando os estados confederados americanos.
   E depois, a guerra da Secessão começou. Ela foi uma guerra inédita, pois o norte tinha o poder bélico e o sul investia mais em soldados. Em apenas quatro anos de conflitos, a guerra matou mais de meio milhão de pessoas.
   E já naquele tempo, tinha a ideia de quem fosse mais rico, não precisava lutar na guerra. Pois as pessoas do norte que pagassem mais de 300 dólares, estavam livres. Já os do sul que tivessem mais de 15 escravos não precisam lutar na guerra. No norte, o governo era fortalecido com o dinheiro, que era investido em armas, já no Sul, incentivava a compra de escravos.
   Mas depois de muito tempo de guerra, foi assinada a 13ª emenda e enfim a abolição da escravatura. Mas o norte e o Sul ficaram tempo sem se bicar, só depois que voltaram a fazer acordos financeiros.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
fontes das imagens: professorajuscely.blogspot.com/guerras.brasilescola.com

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes