Colonialismo e Neocolonialismo

     Nesta postagem vamos falar sobre duas formas de colonização usadas na Europa a muito tempo atrás. Ambas fizeram mal para a população nativa, mas ajudaram a constituir o que hoje é o nosso planeta. Vamos começar pelo colonialismo.
    O estilo de colonialismo (ou colonização do tipo antigo) era de caráter expansionista. Tudo o que o colonizador queria eram os produtos tropicais e Metais preciosos. Isso enriquecia os cofres dos monarcas. Ouve diversas desculpas para a colonização, eram elas: Ao fortalecer os cofres, os colonizadores se diziam no direito de cuidar dos nativos e suas terras. Outra desculpa foi catequizar os selvagens, ou seja, enquanto alguns catequizavam, os outros exploravam. Tudo foi muito violento e aconteceu entre os séculos XV(15) e XIII (18). Os países colonizadores foram principalmente a Inglaterra, Portugal e Espanha.
    Já o Neocolonialismo era a Colonização do tipo novo. Não se diferencia muito da antiga, o que muda são as desculpas e os lugares ocupados, pois enquanto o colonialismo explorava regiões com mais diversidade, o neocolonialismo investia no futuro, aplicando assim nos países não industrializados. Nele também existiram várias justificativas, uma delas era a superioridade do homem branco. Eles queria civilizar o mundo. Mas o principal objetivo era o mercado consumidor e a matéria prima barata. Aconteceu nos séculos de XIII (18) e XIX (19).
Matéria de Gabriel Garcia Levinski
Fonte da imagem: Mapa Mundi

1 comentários:

Otávio disse...

好文,這個殖民時期已經很難對所有國家,特別是中國,這在亞洲是自己引

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes