Brasil Colônia

     Na época de colônia, o Brasil sofreu muito por causa das conhecidas capitanias Hereditárias. Saiba no texto a seguir sobre elas e tenha exemplos de como funcionavam a economia desta época. Esta é o ultimo episódio da série sobre a história do Brasil antes da independência. Ainda nesta semana, postaremos outras duas postagens sobre o Brasil e seus problemas após a independência.
   As capitanias hereditárias foram uma forma muito inteligente de afastar os perigos do Brasil. O governo Português temia o ataque de Piratas, Holandeses e Corsários. Eles achavam que o Brasil deveria ser colonizado por outros países; isso ajudaria em uma administração eficiente.
   Dom Pedro III então, doou as terras para pessoas de confiança ou parentes. Estas terras patiam do litoral até a linha do Tratado de Tordesilhas. As pessoas que recebiam as terras (também chamados de Donatários) tinha um certo trabalho, que era expulsar os índios da região, administrar, colonizar e cuidar das terras recebidas. E o direito que eles tinham era explorar a região. O nome de Capitanias Hereditárias surgiu por que as terras passam de pai para filho.
   O fim das Capitanias
  Apenas duas das Capitanias Hereditárias acabaram funcionando realmente. Todas as outras ficaram expostas a ataques indígenas entre outros problemas. Por isso o governo, vendo de que o sistema não tinha dado certo, passaram a criar outra forma de governo, era ela o Governo Geral, que era somente um governo tomaria conta de todo o território.
  Principais Capitanias: SãoVicente (Martim Afonso de Sousa), Santana, Santo Amaro e Itamaracá (Pêro Lopes de Sousa); Paraíba do Sul (Pêro Gois da Silveira),Espírito Santo (Vasco Fernandes Coutinho), Porto Seguro (Pêro de Campos Tourinho), Ilhéus (Jorge Figueiredo Correia), Bahia (Francisco Pereira Coutinho). Pernambuco (Duarte Coelho), Ceará (António Cardoso de Barros), Baía da Traição até o Amazonas (João de Barros, Aires da,Cunha e Fernando Álvares de Andrade)
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
fonte da imagem: brasilescola.com

1 comentários:

Professor Alex disse...

Mal posso esperar por o ultimo post sobre a história do Brasil, recomendei o site para todos os meus alunos.

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes