Verbos de Ligação

    Depois de um tempo sem postar sobre língua portuguesa, decidimos voltar respondendo uma pergunta que todo o estudante que se interessa em português se pergunta na hora em que ouve falar deste verbo. A pergunta é: "Qual é a diferença entre verbo e verbo de ligação?"
   A diferença é fácil de se lembrar. O verbo indica uma ação, estado ou fenômeno da Natureza. Já o verbo de ligação, como o próprio nome sugere, faz uma ligação entre o sujeito e sua característica (que na frase pode ser predicativo ou adjetivo). Veja o exemplo:
Pedro é Burro
   Vamos classificar a frase. Pedro é o Sujeito (ou substantivo) da frase. E Burro é o predicativo. Quem liga a característica ao substantivo é o Verbo de ligação, que na frase é o "É". Veja abaixo os verbos de ligação básicos.
SER
ESTAR
PERMANECER
PARECER
ANDAR 
CONTINUAR
    Mas verbo de ligação exige certa atenção para não confundi-los com outras classes gramaticais. Como por exemplo nesta frase: "Edgar anda triste". "Anda" é um estado na frase, pois é o que Edgar está passando por isso. Então Anda é verbo e não verbo de ligação.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes