A Guerra da Secessão

    Uma das perguntas que mais me fizeram no twitter foi sobre a Guerra da secessão e não venci em responder todo mundo, foi por isso que decidi fazer a postagem detalhando tudo em uma forma mais fácil de entender, Vamos lá!
    Tudo começou nos Estados Unidos. Ele era dividido em duas partes, Norte e Sul. O norte tinha grande poder bélico (armas) e adotava um novo estilo de vida, com Minifúndios e mão de obra assalariada. Além disso, existiam pequenas indústrias em fase pré-industrializada.
   Já o sul adotava a forma de vida antiga, com latifúndios (grandes propriedades de terras) e mão de obra escrava. Em matéria econômicas, o sul tinha mais dinheiro e pessoal treinado para a guerra. Foi por causa deles que a guerra civil começou.
   O que o povo sulista menos esperava era que um presidente anti-escravocrata fosse eleito, era ele, Abraham Lincoln. Isso foi a alavanca para tudo, pois o sul se rebelou e se separou do norte, formando os estados confederados americanos.
   E depois, a guerra da Secessão começou. Ela foi uma guerra inédita, pois o norte tinha o poder bélico e o sul investia mais em soldados. Em apenas quatro anos de conflitos, a guerra matou mais de meio milhão de pessoas.
   E já naquele tempo, tinha a ideia de quem fosse mais rico, não precisava lutar na guerra. Pois as pessoas do norte que pagassem mais de 300 dólares, estavam livres. Já os do sul que tivessem mais de 15 escravos não precisam lutar na guerra. No norte, o governo era fortalecido com o dinheiro, que era investido em armas, já no Sul, incentivava a compra de escravos.
   Mas depois de muito tempo de guerra, foi assinada a 13ª emenda e enfim a abolição da escravatura. Mas o norte e o Sul ficaram tempo sem se bicar, só depois que voltaram a fazer acordos financeiros.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
fontes das imagens: professorajuscely.blogspot.com/guerras.brasilescola.com

1 comentários:

Kilis disse...

The war of secession was not easy here in North America, many people died because of it, so that ended with the signing of abolition.

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes