Brasil República

    Após a assinatura da independência do Brasil, iniciou-se o Brasil República. Após isso foi assinada também a proclamação da república. E quem liderou o país pelos primeiros cinco anos foi o presidente Deodoro da Fonseca, um marechal que renunciou ao cargo. O seu sucessor foi Floriano Peixoto, aquela era uma época de de repressão e apoiava a monarquia.
   Todo o país precisa ter sua própria constituição, não é mesmo? Então criaram a primeira constituição da República, mas ela ainda seguia a monarquia, mas de uma forma mais moderada. Nela, todos podiam votar. O voto era aberto e foi implantado o presidencialismo.
   Depois desse fato, começou a república de Oligarquias, ou seja, só os mais fortes (na sociedade) podiam ser eleitos presidentes. Mas o fato é que nessa época, existiam apenas dois partidos, de São Paulo e Minas Gerais, que eram os estados mais ricos. Nesta forma de governo, o que mais era beneficiado era o setor agrário. Nesta época o voto foi considerado secreto.
   A política do café-com-leite foi uma das mais conhecidas. Nela, ainda os estados mais fortes eram São Paulo e Minas, que beneficiavam o setor agrário pois em SP era cultivado café e em Minas o leite. A crise se deu por causa das indústrias, que precisavam de investimentos e muitas vezes não ganhavam.
   Os governadores começaram a tomar seu lugar na época chamada política dos Governadores. O presidente ajudava os governantes de outros estados por causa de trocas de favores.
  Os coronéis também tinham seus benefícios com a política, por que em muitas vezes, eles usavam a violência para conseguir votos para seus políticos favoritos. Ele obrigava outras pessoas de outros povoados para votar, caso contrário, ele os mataria.
   Já em 1930 acabou a forma de política de café-com-leite por causa de um desentendimento. Getúlio Vargas, um político gaúcho, junto de uma aliança provocaram uma revolução para acabar com a república velha.
   Este foi o penúltimo post sobre a série sobre a História do Brasil. No ultimo post você saberá mais sobre o Golpe Militar de 1964.
Matéria de: Gabriel Garcia Levinski

1 comentários:

Paulo disse...

Sou historiador e estava trabalhando na faculdade realmente isso. O Brasil foi um país totalmente anti-democrático, favorecia mais o setor agrário e os grandes fazendeiros. Eu não tenho orgulho do meu pais

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes