República da Espada {HISTÓRIA}

TUDO MUDA DA NOITE PARA O DIA 

De uma hora para a outra, todo o sistema que comandava o Brasil foi alterado e quando toda a população acordou no dia seguinte, o país era uma república
por
Gabriel Garcia Levinski
    Hoje em dia o Brasil apresenta um sólido poder presidencialista, onde quem manda no executivo e pode tomar plenos poderes dentro do país é o homem (ou a mulher) eleito (a) pelo voto democrático. Mas antigamente, quando foi instituído esse tipo de governo, muitos problemas foram avistados. 
Deodoro da Fonseca: O patrono da
proclamação e 1° presidente do Brasil
   Antigamente éramos governados por Portugal, obtivemos nossa independência, mas mesmo assim ficamos à mercê da família imperial. Para se desvencilhar desse sistema, militares, políticos, religiosos e grandes fazendeiros se uniram e proclamaram uma república para o Brasil, ou seja, quem comandaria a partir dali seria um presidente. Na noite de 15 de novembro de 1889, toda a situação política do nosso país foi alterada. E foi o próprio proclamador que assumiu a pasta pela primeira vez. Era ele o grande herói para uns e grande vilão para outros. Despontava como representante da nação o marechal Deodoro da Fonseca. Com uma nova proposta de governo, mesmo assim, a recente mudança atingiu grandes índices de rejeição pela população mais tradicionalista, que chegaram a quase criar uma guerra civil pela volta da monarquia. 
    É importante frisar que Deodoro assumiu um governo provisório e depois de alguns dias, o congresso constituinte recém-formado deu a ele o primeiro mandato como presidente da república dos Estados Unidos do Brasil. Considerando que este e seu sucessor eram militares, esse período ficou conhecido na história do nosso país como República na EspadaUma grande alteração foi promovida neste tempo, o que mudou a vida social das pessoas. Foram criadas as eleições diretas, onde todo o cidadão com mais de 21 anos poderia votar, sendo que isto era contestável, pois analfabetos, mulheres e outros grupos eram rejeitados. A separação judicial também foi incorporada à constituição nacional. Mas problemas financeiros foram crescentes, aumentando a inflação da época. A alta crítica ao Marechal resultou na renúncia do presidente, que censurava a imprensa em seu governo. Quem assumiu em seu lugar foi o vice, Marechal Floriano Peixoto, que também tinha seus hábitos ditatoriais. Floriano teve seu governo caracterizado por grandes revoluções no país inteiro, como a Revolução Federalista, uma luta travada entre os que apoiavam a república e os que apoiavam a volta da monarquia. Com práticas duras, as forças armadas reprimiram a "Guerra" somente no governo seguinte. 
    Floriano Peixoto cumpriu seu mandato e terminou uma importante fase do nosso país, que foram os primeiros anos como república e seu aperfeiçoamento. Logo depois dos dois militares, começaram as eleições diretas, onde foi eleito o primeiro civil, o advogado e político Prudente de Morais. 

1 comentários:

Amauri Levinski disse...

Muito bom... parabéns...

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes