Vegetação da Ásia {GEOGRAFIA}

A VEGETAÇÃO DO CONTINENTE ASIÁTICO

Um continente com diversos tipos de regiões vegetacionais
por
Gabriel Garcia Levinski
   Esta é a penúltima postagem sobre o continente asiático e nela, vamos falar sobre a vegetação no continente. Além dos pontos econômicos de lá, a Ásia possui uma vasta diversidade vegetal então não é só na industria que o local se destaca.
    A vegetação de taiga ou mais conhecida como floresta boreal de coníferas apresentam invernos muito frios e verões muito quentes, por esse motivo é necessário arvores bem adaptadas a esse tipo de temperatura, por isso, as plantas do lugar tem forma de cone. A mais conhecida das árvores é o cedro, que sofre grande desmatamento na região.
   Tundra é a vegetação onde se adaptam mais musgos e líquens, pois lá o solo permanece congelado mais de 75% do ano (equivalente a dez meses). Essa vegetação só aparece na época do degelo, ou seja, em dois meses.
    Floresta temperada é a vegetação mais simples, pois as folhas caem em determinada parte do ano, assim as plantas são denominadas "decíduas" 
   Na vegetação de desertos quentes é possível se avistar plantas xirófitas e quase não existe umidade. Além disso, muitos cactos podem ser encontrados neste tipo de vegetação. Existe também a vegetação de desertos Frios,  que aparecem poucos musgos e líquens , o solo é mais rochoso e não apresenta muita fertilidade, eliminando qualquer expectativa econômica ligada ao setor primário na região. 
   Nas pradarias (também conhecidas como estepes) existem apenas uma quantidade mínima de umidade, o que acaba por favorecer a atividade pecuária em locais com esta vegetação. 
    A floresta tropical é caracterizada por plantas de grande porte e altas temperaturas no verão e forte presença de umidade. O comércio internacional é beneficiado com a exploração deste tipo de vegetação, uma vez que as árvores são de altíssimo porte, todavia, esta ação vem por causar a devastação natural do local. 
     A floresta Subtropical possui plantas perenes, que vivem em cerca dois anos, o que corresponde à cinco ciclos sazonais. Outra característica importante é que as folhas "persistem", ou seja, não caem da árvore. As plantas, em geral são adaptadas para períodos quentes. 

Audição - Sentidos

    Um dos sentidos em que as pessoas mais usam (ou seja, usam o tempo inteiro) é a audição. Ela é responsável por todos os sons produzidos de todos os lugares. Esse sentido é interceptado pelo ouvido, o responsável pela escuta.
    A orelha é dividida em três partes, são elas a orelha inteira, a média e a externa. Para algo ser captado com clareza pelos ouvidos, existem os pavilhões auditivos e por outra parte muito importante chamada Canal Auditivo. 
   O pavilhão auditivo capta todos os sons e manda para o canal auditivo. Perto deste canal estão os tímpanos. Os sons passam pelos tímpanos vibrando, existem mais outras três partes que aumentam ou diminuem o som, são elas: Martelo, bigorna e estribo.
    A tuba auditiva tem grande serventia, pois ela permite com que o ar presente na atmosfera penetre a orelha média igualando a pressão, ou seja, não fica nem tão auto e nem tão baixo, por isso, esta parte é de grande importância para a pessoa.
    Após isso existe um canal mais importante ainda, é a cóclea. Este canal tem formato de concha e possuem cílios que geram impulsos nervosos que vão pelo nervo que vai para o cérebro. Como os outros sentidos, isso acontece em menos de 1 segundo.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
imagem: argosy.com.br

Handebol

Regras do Handebol. O handebol é uma modalidade esportiva que vem se tornando muito popular no Brasil, a equipe brasileira que disputa os torneios mundiais e continentais tem melhorado a cada ano, e isso se reflete na população, cada vez mais pessoas se interessam e querem aprender mais sobre esse esporte que já tem mais de 7 milhões de adeptos pelo mundo. Separamos aqui algumas regras básicas do handebol, porém de suma importância para o jogo, vamos a elas: O jogo é realizado por duas equipes, cada equipe conta com 7 jogadores, sendo um goleiro e seis jogadores na linha com objetivo de marcar gol na baliza adversária. A duração de uma partida é de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate o jogo é levado a prorrogação, com dois tempos de 5 minutos. Os jogadores podem caminhar ou correr com a bola, mas tem que bate-la no chão, como no basquete. O número de passos máximos sem bater a bola no chão é de 3. O time que está com a bola deve ir ao ataque, não podendo ficar com a bola na sua defesa para passar o tempo. Empurrões, puxões, segurar o adversário, bater e pular no adversário são consideradas faltas, caso uma dessas ações aconteça quando o adversário tem a chance de marcar um gol, o juiz marcará um tiro de 7 metros, que é como o pênalti no futebol. Um jogador pode ser punido de 3 maneiras, advertência exclusão e desclassificação. Na primeira o jogador recebe um aviso (como o cartão amarelo no futebol), na segunda o jogador deverá permanecer fora da quadra por 2 minutos, e a terceira como o nome diz desclassifica o jogador e este não poderá retornar mais ao jogo (como o cartão vermelho no futebol). fonte:http://www.linkatual.com/regras-handebol.html

Olfato - sentidos

     O nariz é o órgão responsável pelo olfato. O ser humano tem a imensa capacidade de sentir mais de 6 mil odores diferentes e diferenciá-los. Tudo é feito pelo sistema nervoso e suas partes, que ajudam a identificar os cheiros.
     No cérebro também ficam armazenados sentimentos relacionados aos odores vindos do nariz. Tudo fica na memória. Como por exemplo de um cheiro de alguma coisa como o perfume, que você se lembra ao identificá-lo de volta.
    Todos os cheiros, quando passam pela cavidade nasal, e lá são dissolvidas em muco para estimularem uma parte muito importante, o epitélio Nasal, que é um tecido que fica dentro do nariz da pessoa e é formado pelos chamados Quimiorreceptores, que transforma o odor em um estímulo nervoso, levando assim até o cérebro para identificar.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
Imagem de: webciencia.com

Paladar - sentidos

    Este é o primeiro post da categoria sentidos do ser humano. Para ressaltar, todos os sentidos são realizados pelo cérebro e suas partes. O sistema nervoso manda a informação para o lugar, detecta e entende o comando, fazendo assim a pessoa saber o que está havendo.
    O paladar é um sentido que nasce cedo na gente. É ele quem nos permite sentir sabores. Esses gostos ficam armazenados no cérebro e reconhecem o que está se comendo ou tomando. Podemos sentir gostos salgados, doces, azedos ou amargos.
   Para sentirmos estes sabores, entra em ação um monte de partes que nos permitem identificar as coisas. Um deles são as papilas, que que captam as substâncias que ficam na saliva após a gente mastigar o alimento, mas não é somente assim que conhecemos os sabores.
   Para ajudar as papilas, existem os botões gustativos, que provocam impulsos nervosos, que levam para o cérebro a informação, que entende o que está acontecendo e manda a sensação de sabor para a boca, ou seja, as papilas descobrem se o alimento é salgado, doce, amargo etc, e os botões gustativos mandam para o cérebro esta informação, trazendo a sensação de sentir o sabor.
Fique atento, o próximo sentido é o Olfato
Escrito por *Gabriel Garcia Levinski
fonte da imagem: portalsaofrancisco.com.br

Voleibol

1. ÁREA DE JOGO (Diagramas 1 e 2)

A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Ela deve ser retangular e simétrica.

1.1 DIMENSÕES

A quadra de jogo é um retângulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre com, no mínimo, 3m de largura.
O espaço livre de jogo é todo o espaço situado acima da área de jogo, livre de qualquer obstáculo, devendo medir, no mínimo, 7m de altura, a partir do solo.

Nas competições mundiais da FIVB, a zona livre deve ser de, no mínimo, 5m a partir das linhas laterais e de 8m a partir das linhas de fundo. O espaço livre de qualquer obstáculo, medido da superfície da quadra, deve ser de, pelo menos, 12,5m de altura.

Nos Campeonatos Mundiais Adulto e Jogos Olímpicos a zona livre deverá medir no mínimo 6m, a partir das linhas laterais e 9m a partir das linhas de fundo.

1.2 SUPERFÍCIE DO JOGO

1.2.1 A superfície deve ser plana, horizontal, uniforme e não deve apresentar qualquer perigo de lesão aos jogadores. É proibido jogar sobre uma superfície rugosa ou escorregadia.
Para competições mundiais da FIVB, somente as superfícies de madeira ou sintéticas são permitidas. Qualquer outra superfície deve ser previamente aprovada pela FIVB.

1.2.2 Em quadras cobertas, a superfície de jogo deve ser de cor clara.

Nas competições mundiais da FIVB, exige-se que as linhas demarcatórias sejam brancas. O piso da quadra de jogo e a zona livre devem ser, obrigatoriamente, de cores diferentes.

1.2.3 Nas quadras em recintos abertos, autoriza-se uma inclinação da superfície de jogo de 5mm por metro para drenagem. As linhas da quadra, feitas de material sólido, são proibidas.

1.3 LINHAS DA QUADRA

1.3.1 Todas as linhas têm uma largura de 5cm. Devem ser de cor clara e diferente das cores do piso da quadra e de outras linhas quaisquer.
1.3.2 Linhas de delimitação

Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam a quadra. As linhas de fundo e laterais estão inseridas na dimensão da quadra de jogo.

1.3.3 Linha Central

O eixo da linha central divide a quadra de jogo em duas quadras de medidas iguais, tendo, cada uma, 9m x 9m. Esta linha estende-se por sob a rede, de uma linha lateral até a outra.

1.4 ZONAS E ÁREAS

Neurônios

    Entender as coisas é fundamental para que uma pessoa viva bem com si mesma. Isso permite que ela trabalhe e também estude, pois sem entender o que está fazendo ou tentando fazer, nada vai dar certo. E quem entende as coisas é o sistema nervoso central, e ele é constituído por milhões de Neurônios, que são células especializadas em reagir a alguma coisa.
     Os neurônios têm o chamado corpo celular, que é formado por duas partes principais, os dendritos e axônios. Há também dentro dele um núcleo, que é o responsável por quase tudo dentro do neurônio. Um neurônio pode ter de 5cm até ∞(infinitos cm.).
    Os dendritos são ramificações de suma-importância para o neurônio, pois é ele quem dá os impulsos elétricos  que levam a informação até o outro neurônio que passa a informação para frente. Eles são a parte da frente do neurônio.
    Já o Axônio é um único prolongamento, nele é que passa a maior carga elétrica. Ele é muito perigoso e por isso é envolvido pelo chamado estrato mielínico. Além de isolar o "fio elétrico", o estrato ajuda na velocidade da informação.
   As reações produzida pelos neurônios, são super rápidas e chegam em menos de 1 segundo para o local atingido. As vezes, as reações vem em formas de movimentos, o que a ajuda em nossa segurança, por exemplo quando colocamos a mão no fogo, logo afastamos.
Escrita por *Gabriel Garcia Levinski 
Fonte da imagem:

Platelmintos e Nematódeos {CIÊNCIAS}

PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS: OS VERMES!

Os seres mais nojentos da terra apresentam características próprias e sabem corretamente onde vão atacar. 
por:
Gabriel Garcia Levinski
   Para falar a verdade, estes são os seres mais nojentos da terra. Eles rastejam, e tem o corpo alongado. Não, não é uma cobra, são os vermes. Os vermes são divididos em dois grupos: Platelmintos e nematódeos, no post, você vê o significado e um exemplo.

   Os Platelmintos Possuem o corpo mias achatado e possuem mais de 15 mil outras espécies. Nem todos eles causam danos à vida de uma pessoa, mas ajuda um pouco. Ele possuem o sistema digestório incompleto, pois não possuem ânus.

    Como eles não tem um lugar que é especifico para evacuar, o que entra sai pelo mesmo lugar, ou seja, as fezes são pela própria boca. Uns nem possuem o sistema digestório, por isso fazem a absorção cutânea, ou seja, pela pele. Eles não tem nem coração e não respiram.
    Nesse caso há dois tipos de exemplo desses asquerosos animais. O primeiro é a planária, ela vive em lugares mais úmidos e não fazem mal a ninguém, ela anda através de uma gosma chamada muco, e podem se regenerar. Outro exemplo é a conhecida tênia. Ela causa teníase. Existem dois tipos: tênia Solium e Tânia Saginata, a diferença é que a tênia Solium vem das fezes do porco e a Saginata do boi. Obs: Nas provas, para lembrar que tênia é de qual animal, lembre da saginata, que termina com as sílabas "nata" e nata é feita do leite que é retirado da vaca.
   Outra espécie de verme são os nematódeos. Eles tem o corpo cilíndrico e não achatado como os platelmintos. Eles possuem anus, então tem o sistema digestório completo. Eles não abitam apenas a água e também a terra.
   O exemplo mais conhecido é a própria lombriga, que causa ascaridíase (este nome é originário do nome cientifico dela: ascaris lumbricoides).

Sistema Nervoso Periférico

   Em um post na categoria ciências, postamos sobre o sistema Nervoso Central. No twitter, pediram para nós falarmos mais sobre o Periférico, por isso que estamos aqui, para falar mais sobre esta complicada parte do sistema Nervoso.
   Os dois sistemas se completam entre si, pois, o central entende o que está acontecendo e manda uma mensagem para o Órgão correspondente; e quem faz tal ligação são as partes dos sistema nervoso periférico, que leva a informação.
   Por exemplo, se você  bate o dedo em algum lugar. O central vai identificar a dor e mandar por meio dos aglomerados do sistema nervoso periférico para o local da dor, ou seja, sentiremos a batida no dedo. Este sistema é formado por nervos que se comunicam desde o cérebro até o resto do corpo inteiro e é ligado pela conhecida medula espinhal. Existem três partes, são elas:
Nervos Sensitivos: São aqueles que levam em poucos milésimos a informação para o cérebro, ou seja, conduz o impulso até o sistema Nervoso central.
Nervos Motores: É o contrário, pois é o que leva a informação do sistema nervoso Central até as partes atingidas.
Nervos mistos: São aqueles que fazem a gente respirar, ouvir, falar, ou seja, todos os sentidos do ser-humano é feito por estes nervos.
fonte da imagem: reidaverdade.com

Artrópodes - Como podemos diferenciá-los

  Como o próprio nome sugere, o filo dos artrópodes quer dizer: Patas Articuladas. Então, é por meio das patas em que diferenciamos as outras cinco espécies dentro deste filo. Neste post, você aprende mais sobre o maior grupo de todos.
   Existem cinco grupos de artrópodes, são eles Insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Como já foi dito acima, podemos diferenciá-los pelo numero de patas, mas existem outras coisas que ajudam. Mas nesse post aprenderemos só sobre as patas.
   Os Insetos são o grupo mais numeroso dentro dos artrópodes e é o que mais tem no mundo. Eles possuiem três partes fundamentais: Cabaça, tórax e abdômen. Alguns possuem pares de antenas. O que diferencia eles dos outros são os três pares de Pernas. Um exemplo é a barata.
   Os aracnídeos são um pouco mais complexos, pois possuem diversas partes, como a Quelícera, Fiandeira, entre outras partes. Para diferenciá-los dos Insetos, eles possuem quatro Pares de Pernas. Um exemplo de aracnídeo é o Escorpião.
   Crustáceos são um grupo um pouco menos que os outros. O corpo deles é dividido em apenas Cefalotórax e Abdômen, além da cabeça obviamente. Eles são complicados, pois podem possuir dois ou cinco pares de Pernas, isso depende do animal. O exemplo é o Camarão.
    Já os Quilópodes e diplópodes são seres muito parecidos, mas tem lá suas diferenças. São facilmente confundidos com insetos, mas na verdade não são. Os quilópodes possuem um corpo mais achatado e tem duas garras em seu primeiro segmento. Nos outros segmentos, há pares de pernas articuladas. O exemplo é a Centopeia. Os diplópodes possuem um corpo mais cilíndrico, não possuem as duas garras da centopeia e como os quilópodes, apresenta pares de pernas em cada segmento.
Escrita por *Gabriel Garcia Levinski
Fonte da imagem: animais.culturamix.com

Setor de serviços asiático

   Na minha opinião, o setor de serviços de lá é o melhor do mundo por várias formas. Como já foi dito em outras postagens sobre o continente, o setor predominante lá é a Industria e a Agropecuária, mas esse velho trabalho vem se tornando um dos mais influentes do planeta.
    O setor de serviços lá é forte por que existe mão de obra barata e sobre tudo, qualificada, por exemplo, você paga pouco para ter sua calçada bem limpa neste continente. Os empregos no setor que mais se destacam são: Ser professor, que lá acaba se tornando uma mina de ouro, pois os chineses e Indianos julgam esta profissão sagrada e existe também o turismo, que sem sombra de duvida é o maior.
     Mesmo alguns países asiáticos serem socialistas, continua a desigualdade social, assim deixando os menos favorecidos sem nenhum tipo de emprego. Entenda por quê: Para você conseguir uma vaga no setor de serviços lá, é necessário você ter mais do que apenas o segundo Grau, é necessário ter o terceirão e às vezes até mestrado. Por isso os menos favorecido apelam para a Agropecuária, fazendo assim a agricultura de subsistência, que seria para eles mesmos consumirem o que produzem.
    O turismo é uma das coisas em que mais gera dinheiro no país. barato e Eficiente, milhões de pessoas desembarcam na China, Índia, Japão, Mumbai, Filipinas, Jordânia entre outros países. Esses países são ricos em diversidade cultural e natural. Como a Índia, com seus rituais sagrados, O Japão, com grande cultura, Jordânia  que mostra bem o lado religioso. Já a China é um caso aparte, pois muitos vão para lá comprar muamba, por isso, nesse caso o atrativo é econômico.
Escrito por *Gabriel Garcia Levinski
Imagem: A imagem mostra um ponto turístico da Ásia e o turismo é do setor de serviços.
Fonte da Imagem: mcellosviagens.com.br

Moedas do mundo





Kiribati - Dólar Australiano
Kosovo - Euro
Kuwait - Dinar Kuweitiano
Laos - Kip Novo
Lesoto - Loti
Letônia - Lats
Líbano - Libra Libanesa
Libéria - Dólar Liberiano
Líbia - Dinar Líbio
Liechtenstein - Franco Suíço
Lituânia - Litas
Luxemburgo – Euro
Macedônia - Novo Denar Macedônio
Madagáscar - Franco Malgaxe
Malásia - Ringgit Malaio
Malauí - Cuacha Malauiana
Maldivas - Rúpia Maldívia
Mali - Franco CFA
Malta - Euro
Marrocos - Dirrã Marroquino
Maurício - Rupia Mauriciana
Mauritânia - Uoüia
México - Peso Novo Mexicano
Mianmar - Kiat
Micronésia - Dólar Americano
Moçambique - Metical
Moldávia - Leu Romeno
Mônaco - Euro
Mongólia - Tugrik
Montenegro - Euro
Namíbia - Dólar Namibiano
Nauru - Dólar Australiano
Nepal - Rupia Nepalesa
Nicarágua - Córdoba Ouro
Níger - Franco CFA
Nigéria - Naira
Noruega - Coroa Norueguesa
Nova Zelândia - Dólar da Nova Zelândia
Omã - Rial Omani
Países Baixos – Euro
Palau - Dólar Americano
Panamá - Balboa
Papua Nova Guiné - Kina
Paquistão - Rupia Paquistanesa
Paraguai - Guarani
Peru - Sol Novo

Por que se formam os vulcões?

   Uma das perguntas mais pedidas no nosso twitter, uma se destacou entre os alunos da sétima série, que perguntavam por que aconteciam as Erupções vulcânicas. Após muita pesquisa, chegamos a uma conclusão que você confere neste post.
   Para começar, é bom saber corretamente o que é um vulcão. É o seguinte, existe o Vulcão ativo e inativo, o primeiro significa que ele expele fogo e lava. Já o Inativo já se sessou, pois aquele lugar não está mais em área de atrito das placas.
   Tudo ocorre por causa do atrito entre as placas tectônicas, por isso, na maioria das vezes, há terremotos antes de erupções vulcânicas, mas para se formarem essas grandes catástrofes naturais é um pouco diferente, pois as placas atinges outras partes da terra, assim expelindo uma grande quantidade de magma e fogo. As placas chocam-se e movimentam o material super-quente. A lava que está sendo arrastada chega ao topo da montanha e de lá, é possível acontecer uma erupção vulcânica.
    Existe também outra forma de vulcão um pouco menos forte, que são os Submarinos, que quando ocorre a erupção, o material esquenta a água ou explode tudo para cima, mas o material já estaria com uma temperatura menos quente.
Escrito por *Gabriel Garcia Levinski (@garcialevinski)
créditos da imagem: timorhauniandoben.blogspot.com

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes