Artrópodes - Como podemos diferenciá-los

  Como o próprio nome sugere, o filo dos artrópodes quer dizer: Patas Articuladas. Então, é por meio das patas em que diferenciamos as outras cinco espécies dentro deste filo. Neste post, você aprende mais sobre o maior grupo de todos.
   Existem cinco grupos de artrópodes, são eles Insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Como já foi dito acima, podemos diferenciá-los pelo numero de patas, mas existem outras coisas que ajudam. Mas nesse post aprenderemos só sobre as patas.
   Os Insetos são o grupo mais numeroso dentro dos artrópodes e é o que mais tem no mundo. Eles possuiem três partes fundamentais: Cabaça, tórax e abdômen. Alguns possuem pares de antenas. O que diferencia eles dos outros são os três pares de Pernas. Um exemplo é a barata.
   Os aracnídeos são um pouco mais complexos, pois possuem diversas partes, como a Quelícera, Fiandeira, entre outras partes. Para diferenciá-los dos Insetos, eles possuem quatro Pares de Pernas. Um exemplo de aracnídeo é o Escorpião.
   Crustáceos são um grupo um pouco menos que os outros. O corpo deles é dividido em apenas Cefalotórax e Abdômen, além da cabeça obviamente. Eles são complicados, pois podem possuir dois ou cinco pares de Pernas, isso depende do animal. O exemplo é o Camarão.
    Já os Quilópodes e diplópodes são seres muito parecidos, mas tem lá suas diferenças. São facilmente confundidos com insetos, mas na verdade não são. Os quilópodes possuem um corpo mais achatado e tem duas garras em seu primeiro segmento. Nos outros segmentos, há pares de pernas articuladas. O exemplo é a Centopeia. Os diplópodes possuem um corpo mais cilíndrico, não possuem as duas garras da centopeia e como os quilópodes, apresenta pares de pernas em cada segmento.
Escrita por *Gabriel Garcia Levinski
Fonte da imagem: animais.culturamix.com

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes