Governo Jânio Quadros {HISTÓRIA}

DA VASSOURA PARA O LIXEIRO

Um dos governos mais rápidos da história do Brasil. caracterizado por proibições, oposição ao capitalismo e renuncia. 
por
Gabriel Garcia Levinski
A renúncia de Jânio: polêmica e alegria geral
       Pense em um governante que foi eleito prometendo "varrer" a corrupção, a inflação e também um caso em que os setores conservadores julgavam um problema mundial. Este teria grande aprovação popular, não é mesmo? Mas, quando já eleito, este mesmo não conseguisse varrer a corrupção e a inflação e ainda se aliasse ao que todos julgavam um grande problema. E mais, proibir muitas coisas com que a população brasileira estava acostumada no seu dia-a-dia. Isto é o que resume o governo de Jânio da Silva Quadros (1917-1992). É claro que um governo deste porte nunca conseguiria prosperar. Tanto porquê a população ficou revoltada com tudo que o seu presidente fazia. 
      Até o próprio estava insatisfeito com o próprio governo. E não deu outra! No dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou. 
         No seu plano de governo, Jânio prometeu que iria varrer a corrupção, que era um problema geral que o país enfrentava; a inflação, cuja só conseguiu ser detida nos anos de regime militar; e o socialismo/comunismo, do qual grande parte dos setores conservadores desejavam destruir de vez. Todas estas manobras políticas prometidas faziam jus ao símbolo à campanha de Jânio: Uma vassoura
       Mas, o então atual presidente do Brasil desagradou a população quando não cumpriu nada do que prometera para a população brasileira. A vassoura que prometia jogar para longe a inflação, partiu-se ao meio, pois ela tendia a aumentar mais e mais. O pior foi a corrupção, que, segundo Quadros seria fácil, prosperou ainda por muito tempo. Mas o pior foi o embate contra o socialismo. A proposta era simples: O governo destruiria células comunistas. Isso agradou muito a população, que considerava a ideologia uma verdadeira doença que se infestava cada vez mais. Jânio, em vez de combater o comunismo/socialismo, acabou se aliando a um país que adotava a ideologia. A população já revoltada, ficou possessa pelo presidente ter dado à Ernesto "Che" Guevara o título de Ordem do Cruzeiro Sul, uma grande condecoração. Isso foi o estopim. O presidente que havia se comprometido com a promessa, se sujeitou ao aposto. Jânio foi perdendo o grande apoio popular que existia antes de sua eleição.

      Com o descontentamento geral da nação, Jânio decidiu por deixar a presidência do Brasil. Isso gerou mais alguns problemas, pois seu vice, João Goulart estava na China Comunista e quando voltou, não era mais o presidente da república e sim um chefe de estado. Mas isto é assunto para outro momento. 
Os presidentes João Goulart (vice), Jânio Quadros (presidente) e o então ex-presidente JK
Leia também

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes