Princípio de Teorema de Pitágoras {MATEMÁTICA}

CATETOS E HIPOTENUSA

Por:
Gabriel Garcia Levinski
Observe a imagem abaixo: 
Na imagem acima temos o exemplo de um triângulo retângulo. Observe que suas medidas estão sedo marcadas pelas letras A, B e C. Note ainda que neste triângulo retângulo, temos um ângulo de 90°, que é aquele que se liga com a medida B e C; e ainda temos mais um ângulo, de um valor oculto que está entre as medidas A e C. 
 Agora, vamos fazer denominações para as "medidas". Vamos chamar...
a - Hipotenusa 
b - Cateto Oposto 
c - Cateto Adjacente
  Você deve estar se perguntando se estas medidas podem variar de triângulo para triângulo. A resposta é que sim! Por isso, os dois Catetos e a hipotenusa podem ser identificados com suas características próprias.
  A Hipotenusa pode ser identificada pois é o maior lado do triângulo retângulo; e também porquê ela está localizada oposta ao ângulo de 90°. 
   O Cateto Oposto é aquele que está, como o próprio nome sugere, oposto ao ângulo do triângulo retângulo, que no caso de nosso exemplo, está oculto. 
     Já o cateto adjacente é aquele que está "junto" do ângulo do triângulo, que no caso de nosso exemplo, está oculto. 

Revolução Chinesa {HISTÓRIA}

CHINA - DE CAPITALISTA À SOCIALISTA

É possível assimilar a China, uma dos países mais desenvolvidos do mundo, como um país com nenhum pingo de desenvolvimento? 
Por:
Gabriel Garcia Levinski
   A China é vista como um país rico aos montes por todos os cantos do mundo. É um verdadeiro polo universal. Mas quem já imaginou que a China já teria sido, até o século XX um país pobre, que a população viva com um mísero meio-quilo de arroz por dia. Só isso e mais nada! A população Chinesa vivia um verdadeiro caos econômico, faltava tudo. Isto porquê até meados do século XX, a China estava afastada do mercado internacional, impedindo a importação e a exportação. E hoje? Como este país é um dos mais desenvolvidos economicamente e socialmente do mundo? Isto se deve à uma revolução ocorrida no país que teve início no ano de 1922, quando o Partido Comunista Chinês foi inaugurado. 
Mao Tsé-tung - Revolucionário Chinês
   Agora imagine que a China vivia sobre o domínio da Inglaterra e algumas de suas regiões eram ocupadas pelo Japão. Estas terras ocupadas pelo Japão geraram graves conflitos entre as duas nações asiáticas. O PC Chinês (PC de Partido Comunista) desejava instaurar um governo comunista/socialista e também expulsar as tropas japonesas da região da Manchúria, que havia sido conquistada pelos japoneses. O PC era comandado pelas mãos firmes do futuro ditador Mao Tsé-tung (vide a foto). Este, aspirava em fazer um acordo com o Partido Nacionalista (Kuomitang) parar retirar os japoneses da Manchúria. Mas por sua vez, o general Chiang Kai-Shek, líder do Kuomitang, desejava retirar os comunistas da China. Já deu para perceber que as disputas políticas ficaram acirradas dentro daquele grandioso e pobre país asiático, não? Foram intensas batalhas políticas entre os nacionalistas e os comunistas e também conflitos bélicos para expulsar o Japão das regiões chinesas. E não é que o PC Chinês conseguiu o que tanto almejava?! Finalmente as tropas Chinesas conseguiram invadir a cidade de Pequim e venceu uma de suas batalhas contra o Japão. 
Dimensões da China: Um grande país,
sérios problemas econômicos.
   Após esta gloriosa conquista, a população chinesa em maioria apoiou um governo comunista dentro do país e logo como ditador foi escolhido o líder do PC, Mao Tsé-tung. E este fez verdadeiros milagres na devastada economia. Tsé-tung implantou fases para o desenvolvimento e conseguiu instabilizar a economia do país. Mas em troca do desenvolvimento, a população teve que pagar custos altos demais. Tudo dentro do país foi coletivizado, típico de um governo comunista. Salários foram trocados por benefícios cedidos pelo governo (Como por exemplo: Vale Gás, Vale alimentação, vale saúde, vale funerária, vale cinema, vale de corte de cabelo...). Era como se todo o trabalho da população fosse pago com vales. Isso vigorou por muito tempo. 
   Hoje a China é um país novamente capitalista. Como conclusão, temos que esta foi uma das ditaduras comunistas que beneficiaram a população. Claro, houve revoltas; mas se era o desenvolvimento que a população tanto queria, podemos dizer que este foi alcançado. 

JAPÃO - Formação Geológica {GEOGRAFIA}

JAPÃO - FORMAÇÃO GEOLÓGICA

Um pequeno país, de formação geológica recente, mas muito desenvolvido. 
por:
Gabriel Garcia Levinski
     O Japão é um país que impressiona em muitos sentidos. Logo quando vêm a nossa mente o nome do país, nos vêm os avançados jogos de vídeo game e toda a tecnologia que esta nação asiática pode oferecer. Em 2011, tornou-se notícia uma das maiores catástrofes já registrada pelos sismógrafos no mundo; e foi no Japão! Um terremoto de 8,9 pontos na escala Richter. Na verdade, neste país, a incidência de catástrofes naturais não é o que pode ser chamado de raro. E estes abalos devem-se a formação geológica do país e de sua localização. Passamos a estudar agora as características físicas desta grande nação. 
     Observe a imagem abaixo:


   Trata-se do Monte Fuji, o maior pico japonês, com uma altura de 3.776 metros. Uma grande altura, não?! A formação de montanhas deve-se ao choque das placas tectônicas. Este choque, após milhões de anos irão produzindo montanhas ou separando continentes, como aconteceu a milhares de anos atrás com a antiga Pangeia, que se tornou em Gondwana e mais tarde no mundo atual. 
   Acontece que o Japão está localizado em uma região de decorrentes choques das placas, o que acaba por gerar erupções vulcânicas e também terremotos gigantescos assim como o de 2011. Observe na imagem abaixo o choque entre as placas que ocasionou no desastroso terremoto do ano passado: 
O Japão é formado por quatro ilhas diferentes. São elas: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu. A formação destas quatro ilhas deve-se também ao choque das placas, que se formaram a milhares de anos atrás. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes