JAPÃO - Formação Geológica {GEOGRAFIA}

JAPÃO - FORMAÇÃO GEOLÓGICA

Um pequeno país, de formação geológica recente, mas muito desenvolvido. 
por:
Gabriel Garcia Levinski
     O Japão é um país que impressiona em muitos sentidos. Logo quando vêm a nossa mente o nome do país, nos vêm os avançados jogos de vídeo game e toda a tecnologia que esta nação asiática pode oferecer. Em 2011, tornou-se notícia uma das maiores catástrofes já registrada pelos sismógrafos no mundo; e foi no Japão! Um terremoto de 8,9 pontos na escala Richter. Na verdade, neste país, a incidência de catástrofes naturais não é o que pode ser chamado de raro. E estes abalos devem-se a formação geológica do país e de sua localização. Passamos a estudar agora as características físicas desta grande nação. 
     Observe a imagem abaixo:


   Trata-se do Monte Fuji, o maior pico japonês, com uma altura de 3.776 metros. Uma grande altura, não?! A formação de montanhas deve-se ao choque das placas tectônicas. Este choque, após milhões de anos irão produzindo montanhas ou separando continentes, como aconteceu a milhares de anos atrás com a antiga Pangeia, que se tornou em Gondwana e mais tarde no mundo atual. 
   Acontece que o Japão está localizado em uma região de decorrentes choques das placas, o que acaba por gerar erupções vulcânicas e também terremotos gigantescos assim como o de 2011. Observe na imagem abaixo o choque entre as placas que ocasionou no desastroso terremoto do ano passado: 
O Japão é formado por quatro ilhas diferentes. São elas: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu. A formação destas quatro ilhas deve-se também ao choque das placas, que se formaram a milhares de anos atrás. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes