2ª Guerra Mundial - 2ª parte {HISTÓRIA}

  No último post, tratamos sobre os principais motivos para a grande explosão da Segunda Guerra Mudial na Europa. Para analisar o outro post, clique aqui.

Segunda Guerra - Explosão e Declínio

  Antes da guerra realmente se instituir, uma onda autoritária se fez um muitos países, exemplos deles são: Espanha, com o general Franco, Brasil, com Getúlio Vargas, Alemanha com Hitler e Itália com o facista Benito Mussolini. O governante da Itália, o facista Benito Mussolini criou uma certa "amizade" com Hitler (Amizade, leia-se Acordo). As tropas Italianas e as tropas nazistas fizeram uma verdadeira aliança para conquistar seu Espaço Vital. Os dois governos tinham características muito semelhantes, tais como: Política Centralizada na mão de apenas um partido e ainda tendo apoio das forças policiais. Nacionalismo extremado, tendo que o único país puro é aquele que seus cidadãos habitam (no caso a Alemanha e a Itália). Expancionismo territorial. Culto ao líder, pois Hitler e Mussolini eram considerados deuses, sendo o primeiro chamado de Duce e o segundo de Füher. E ambas as ideologias pregavam que o socialismo era um dos motivos do caos do mundo. Ambas as nações aliadas "rasgaram" o Tratado de Versalhes. E Hitler, com vontade de expandir o território Alemão, fez algo ousado: Em setembro de 1939, invadiu a Polônia
   Hitler, como vimos no último post, quando estava no partido nazista, adotou o antissemitismo, que pregava que judeus eram impuros. Isso continuou acontecendo, pois ele, agora um grande ditador, ja definiu quem seria o culpado da devastação do mundo: Os próprios judeus! Para impedir a boa vida dos discriminados, o nazismo impôs que todas os judeus costurassem em suas vestimentas o símbolo da Estrela de Davi bem como em suas lojas. Muitas crianças, que além de adotarem a doutrina judaica eram poloneses, foram fortemente violentadas. Para acabar com a chamada Questão judia, adotou-se a Solução Final, que construiu diversos campos de extermínio para acabar com o bem estar de toda a massa judia. 
 A Polônia, que, como ja vimos tinha sido o principal alvo dos nazistas alemães, logo se rendeu aos ataques. Isso teve o nome de Britzkrieg (Guerra Relâmpago), que foi fulminante para os despreparados. Ouveram, para o ataque, primeiramente um ataque aéreo, logo após uma série de bombardeios por meio de tanques de guerra. Logo após, a insfantaria atacou por solo. Com a invasão da Polônia, muitos países da Europa ficarem em estado de choque. A Inglaterra e a França decidiram juntas, lutar contra a Alemanha, que continha sucesso em suas ações. Mas houve muito atraso da parte dos Ingleses e Franceses e isso favoreceu as tropas nazistas. Resultado: A França seria dominada em pouco tempo e a Alemanha expandia mais uma vez seus territórios.
   Hitler, que havia firmado um acordo de não agressão com Stalin, governante da URSS, descumpriu o prometido. O ditador determinou que seus soldados invadissem os territórios que antes eram seus aliados. Pelo fato da URSS ser uma espécie de "república" socialista, o ditador nazista nem precisou estimular suas tropas para atacar os territórios de Stalin. O Objetivo latejante nos soltados era: Salvar a Europa do comunismo. Os Nazistas estavam relativamente confiantes com a tomada da URSS, mas esta ação não foi um sucesso como as outras. 
Foto Segunda Guerra Mundial  Quando chegaram à região soviética, iniciáva-se a Operação Barbarossa. Mas, a neve, o barro outonal e o clima - de 40° negativos - atrasou o exército nazista. Muitos morreram por conta do frio e essa foi uma das primeiras manobras fracassadas de Hitler. E ainda mais, o ataque alemão, denominado Britzkrig não funcionara, pois as tropas estavam muito perto das tropas soviéticas. Se começassem o bombardeio, seria como arrancar os próprios membros. Mas o exército nazi continuou a tentar invadir à União Soviética e avançou por Leningrado, Stalingrado e Moscou. Leningrado resistiu 900 dias. Moscou contava com um exército fraco de 90 mil homens. E em Stalingrado, mais ao sul, o combate foi na "força do braço". Casa-a-casa. E Justamente a luta corporal era a ruina dos alemães. A Operação Barbarossa estava fracassada. 
  Formaram-se alianças para destruir o que se chamava de Eixo (composta por paises como Alemanha, Itália e Japão). Formou-se a Aliança, composta pela Inglaterra, EUA, URSS e mais tarde, Brasil. Começou o Dia D, considerado o mais longo dos dias. A Alemanha, que havia conquistado a França, foi gravemente desferida pelo início de uma operação denominada de Overlord, composta de tropas canadenses, Estadunidenses e Inglesas. Overlord começou pelo litoral da Normandia, que foi atacada pelas tropas em uma noite de Plenilúnio, ou seja, a luz da lua iluminava alguns lugares. As tropas acreditavam que de jeito nenhum, um grupo dos Aliados conseguiriam devastá-los. Um erro cruel. Começou um conflito que acabou com as tropas na França e os Aliados dominaram o local. Podia-se ver que o Füher estava enfraquecido.
  O exército nazista ficou acuado: Os Aliados fecharam o cerco das tropas alemãs, enviando à leste, os soviéticos, ao oeste, as tropas Canadenses, Estadunidenses e Inglesas, ao sul, Brasileiros e outros exércitos. Muitas terras ocupadas pelos nazistas forma devolvidas, mas Hitler acreditava que teriam de lutar até o último homem. Com a excasses de homens - a maioria mortos ou capturados - Hitler mandou mulheres, idosos e crianças para a frente de batalha, mas não adiantou. Vendo que a batalha estava perdida, Hitler se matou em seu Bunker, esconderijo subterrâneo abaixo da sede do governo. A Alemanha, depois de 12 anos se rendeu aos Aliados. 
   Mas a guerra continuou no pacífico, onde os EUA e o Japão continuaram na luta. O Japão apostou em Kamikazes - crianças e jovens que se atiravam com seus aviões em bases estipuladas - para deter os EUA. Em 44, o Japão atacou fortemente com 1200 aviões contra os Estados Unidos. Em contra-ataque, o integrante da Aliança devastou o Japão matando mais de 80 mil pessoas. Mesmo assim o Japão não se rendia. Enfim, para acabar de vez com a Guerra, os Estados Unidos jogaram um bomba atômica em Hiroshima e outra em Nagazaki, onde os Japoneses se renderam. E a Segunda Guerra Mundial chegara ao seu FIM
   
Por:
*Gabriel Garcia Levinski

2ª Guerra Mundial - 1ª parte {HISTÓRIA}

2ª Guerra Mundial - Motivos

A Grande Guerra Mundial deixou muitas feridas em vários países, inclusive na Alemanha, que voltou, anos depois para buscar sua "dignidade"
por
Gabriel Garcia Levinski
   Muitos abalos sofreu a Alemanha após a dramática perda da Grande Guerra. Após as grandes potencias do conflito sairem vencedores, toda a culpa foi jogada para a Alemanha por intermédio do Tratado de Versalhes. Tal tratado tinha em seu documentos principal:
"Artigo 232 - [...] a Alemanha promete que fará compensações por todos os danos causados à população civil das potências aliadas e associadas [...]"
  A Alemanha, além de quase chegar à falência por conta do tratado, saiu humilhada e principalmente desmoralizada pelo ponto de vista de outros países do globo. Mas aqueles que possuiam um sentimento nacionalista forte em seus corações, queriam lutar para reaver seu "trono" no mundo. E para isso, seriam capazes das piores crueldades. 
  Um certo voluntário do exército alemão, ao sair muito ferido da Grande Guerra e ser preso por tentar derrubar a chamada Republica de Weimar - Governo parlamentarista formado após a fuga de Guilherme II -, escreveu um livro adorado por muitos na Alemanha naquela época do país devastado após a guerra em questão. O livro, com o nome de Mein Kampf (minha luta) se tornou anos depois uma bíblia para os adoradores do movimento nazistas. Estes, não aclamavam apenas o livro mas também seu autor, o conhesidíssimo Adolf Hitler
    Aos poucos, aquele simples voluntário do exército alemão acabou por se tornar um dos ditadores mais conhecidos no mundo. Hitler após deixar a prisão, foi aclamado Chanceler (Primeiro-Ministro) no governo de Paul Hindenburg. Para ele, o simples fato de se tornar chanceler foi uma grande vitória, mas ele desejava mais. Muito Mais!
   Hitler inicialmente ingressou na carreira política como sócio do Partido dos Trabalhadores Alemães. Depois disso, tal partido teve seu nome alterado para Partido Nacional-socialista dos Trabalhadores Alemães, ou simplesmente, partido Nazista, tendo Hitler como lider. Mas o futuro ditador começou à pregar uma Alemanha diferente: Uma Alemanha ariana, pura, sobre a famosa frase que a Alemanha era superior à todos os outros países e os únicos dignos eram os Alemães. Outra filosofia pregada foi o Antissemitismo que pregava que os Judeus eram impuros juntamente dos Doentes Mentais, ciganos, bem como os homossexuais. 
   Como estudamos anteriormente, os alemães estavam com o sentimento de fracasso após a perda da Grande Guerra. Isso ajudou o nazismo em certo ponto, pois reafirmava o orgulho alemão. Tal ideal ficou ainda mais conhecido com as formas de propaganda instituidas como jornais, rádio e cinema. A violência também auxiliou com que mais e mais pessoas se afiliassem ao Partido Nazista. Podemos dizer, que esta filosofia foi adorada pelo povo do país em questão. Hitler também ficou famoso como Chanceler, podemos comprovar isso pois concentrou todas as funções do executivo em suas mãos. O ditador teria se tornado um verdadeiro presidente. E isso só aumentou mais ainda quando o então chefe de Estado, Paul Hindenburg veio a falecer, tornando assim Hitler o Füher (chefe) do Reich (império). O ditador criou um sistema poderoso e bem estruturado tendo muita disciplina e uma hierarquia poderosa.
   A Alemanha estava pronta: Hitler oferecera a proposta de contruir um Terceiro Reich, um império que duraria mais de três mil anos. Mas para isso era preciso encontrar um Espaço Vital. E, para conseguir um maior número de seguidores, Hitler contornou a crise financeira e melhorou - e muito - a vida da população alemã, mas não por muito tempo. 

Europa - Características físicas

*por Gabriel Garcia Levinski
   Observe a imagem abaixo:
 
  Todo o território demarcado com a cor verde, são as terras denominadas de Eurásia. Este, é um bloco só que compreende dois continentes: Europa e Ásia. Estes, são demarcados por características físicas, no caso da Europa e da Ásia, o que as separa são os Montes Urais, Rio Ural e Mar Cáspio.
 Planícies dominam a paisagem da Europa e delas, podemos destacar a Planície Germano-polonesa, a Planície Hungara e a gigantesca Planicie Européia. Mesmo sendo um continente antigo, a Europa possui dobramentos e cadeias de montanhas recentes, um exemplo é o Cáucaso, e é lá onde está o maior pico da Europa, o monte Elbrus.
   Mas outra elevação importante para o estudo das montanhas europeias é estudar os Apeninos, onde estão localizados vulcões ativos, como o conhecido Etna, na ilha da Sicília, Itália.

  Ainda falando sobre dobramentos, podemos citar os Pirineus e os Cárpatos. O primeiro delimita a froneira entre a Itália e a França. Já os Cárpatos cobrem boa parte do território Romeno. 
  Mas existem cadeias de montanhas antigas na Europa. Estes, auxiliam em uma grande prática econômica europeia: extração de combustíveis fósseis, como carvão e metais.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes