2ª Guerra Mundial - 2ª parte {HISTÓRIA}

  No último post, tratamos sobre os principais motivos para a grande explosão da Segunda Guerra Mudial na Europa. Para analisar o outro post, clique aqui.

Segunda Guerra - Explosão e Declínio

  Antes da guerra realmente se instituir, uma onda autoritária se fez um muitos países, exemplos deles são: Espanha, com o general Franco, Brasil, com Getúlio Vargas, Alemanha com Hitler e Itália com o facista Benito Mussolini. O governante da Itália, o facista Benito Mussolini criou uma certa "amizade" com Hitler (Amizade, leia-se Acordo). As tropas Italianas e as tropas nazistas fizeram uma verdadeira aliança para conquistar seu Espaço Vital. Os dois governos tinham características muito semelhantes, tais como: Política Centralizada na mão de apenas um partido e ainda tendo apoio das forças policiais. Nacionalismo extremado, tendo que o único país puro é aquele que seus cidadãos habitam (no caso a Alemanha e a Itália). Expancionismo territorial. Culto ao líder, pois Hitler e Mussolini eram considerados deuses, sendo o primeiro chamado de Duce e o segundo de Füher. E ambas as ideologias pregavam que o socialismo era um dos motivos do caos do mundo. Ambas as nações aliadas "rasgaram" o Tratado de Versalhes. E Hitler, com vontade de expandir o território Alemão, fez algo ousado: Em setembro de 1939, invadiu a Polônia
   Hitler, como vimos no último post, quando estava no partido nazista, adotou o antissemitismo, que pregava que judeus eram impuros. Isso continuou acontecendo, pois ele, agora um grande ditador, ja definiu quem seria o culpado da devastação do mundo: Os próprios judeus! Para impedir a boa vida dos discriminados, o nazismo impôs que todas os judeus costurassem em suas vestimentas o símbolo da Estrela de Davi bem como em suas lojas. Muitas crianças, que além de adotarem a doutrina judaica eram poloneses, foram fortemente violentadas. Para acabar com a chamada Questão judia, adotou-se a Solução Final, que construiu diversos campos de extermínio para acabar com o bem estar de toda a massa judia. 
 A Polônia, que, como ja vimos tinha sido o principal alvo dos nazistas alemães, logo se rendeu aos ataques. Isso teve o nome de Britzkrieg (Guerra Relâmpago), que foi fulminante para os despreparados. Ouveram, para o ataque, primeiramente um ataque aéreo, logo após uma série de bombardeios por meio de tanques de guerra. Logo após, a insfantaria atacou por solo. Com a invasão da Polônia, muitos países da Europa ficarem em estado de choque. A Inglaterra e a França decidiram juntas, lutar contra a Alemanha, que continha sucesso em suas ações. Mas houve muito atraso da parte dos Ingleses e Franceses e isso favoreceu as tropas nazistas. Resultado: A França seria dominada em pouco tempo e a Alemanha expandia mais uma vez seus territórios.
   Hitler, que havia firmado um acordo de não agressão com Stalin, governante da URSS, descumpriu o prometido. O ditador determinou que seus soldados invadissem os territórios que antes eram seus aliados. Pelo fato da URSS ser uma espécie de "república" socialista, o ditador nazista nem precisou estimular suas tropas para atacar os territórios de Stalin. O Objetivo latejante nos soltados era: Salvar a Europa do comunismo. Os Nazistas estavam relativamente confiantes com a tomada da URSS, mas esta ação não foi um sucesso como as outras. 
Foto Segunda Guerra Mundial  Quando chegaram à região soviética, iniciáva-se a Operação Barbarossa. Mas, a neve, o barro outonal e o clima - de 40° negativos - atrasou o exército nazista. Muitos morreram por conta do frio e essa foi uma das primeiras manobras fracassadas de Hitler. E ainda mais, o ataque alemão, denominado Britzkrig não funcionara, pois as tropas estavam muito perto das tropas soviéticas. Se começassem o bombardeio, seria como arrancar os próprios membros. Mas o exército nazi continuou a tentar invadir à União Soviética e avançou por Leningrado, Stalingrado e Moscou. Leningrado resistiu 900 dias. Moscou contava com um exército fraco de 90 mil homens. E em Stalingrado, mais ao sul, o combate foi na "força do braço". Casa-a-casa. E Justamente a luta corporal era a ruina dos alemães. A Operação Barbarossa estava fracassada. 
  Formaram-se alianças para destruir o que se chamava de Eixo (composta por paises como Alemanha, Itália e Japão). Formou-se a Aliança, composta pela Inglaterra, EUA, URSS e mais tarde, Brasil. Começou o Dia D, considerado o mais longo dos dias. A Alemanha, que havia conquistado a França, foi gravemente desferida pelo início de uma operação denominada de Overlord, composta de tropas canadenses, Estadunidenses e Inglesas. Overlord começou pelo litoral da Normandia, que foi atacada pelas tropas em uma noite de Plenilúnio, ou seja, a luz da lua iluminava alguns lugares. As tropas acreditavam que de jeito nenhum, um grupo dos Aliados conseguiriam devastá-los. Um erro cruel. Começou um conflito que acabou com as tropas na França e os Aliados dominaram o local. Podia-se ver que o Füher estava enfraquecido.
  O exército nazista ficou acuado: Os Aliados fecharam o cerco das tropas alemãs, enviando à leste, os soviéticos, ao oeste, as tropas Canadenses, Estadunidenses e Inglesas, ao sul, Brasileiros e outros exércitos. Muitas terras ocupadas pelos nazistas forma devolvidas, mas Hitler acreditava que teriam de lutar até o último homem. Com a excasses de homens - a maioria mortos ou capturados - Hitler mandou mulheres, idosos e crianças para a frente de batalha, mas não adiantou. Vendo que a batalha estava perdida, Hitler se matou em seu Bunker, esconderijo subterrâneo abaixo da sede do governo. A Alemanha, depois de 12 anos se rendeu aos Aliados. 
   Mas a guerra continuou no pacífico, onde os EUA e o Japão continuaram na luta. O Japão apostou em Kamikazes - crianças e jovens que se atiravam com seus aviões em bases estipuladas - para deter os EUA. Em 44, o Japão atacou fortemente com 1200 aviões contra os Estados Unidos. Em contra-ataque, o integrante da Aliança devastou o Japão matando mais de 80 mil pessoas. Mesmo assim o Japão não se rendia. Enfim, para acabar de vez com a Guerra, os Estados Unidos jogaram um bomba atômica em Hiroshima e outra em Nagazaki, onde os Japoneses se renderam. E a Segunda Guerra Mundial chegara ao seu FIM
   
Por:
*Gabriel Garcia Levinski

1 comentários:

Amauri Levinski disse...

Excelente o texto... parabéns

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes