Concordância verbal {PORTUGUÊS}

CONCORDÂNCIA VERBAL 

Com sujeito composto, tudo pode mudar; é bom ficar atento aos detalhes
 por
Gabriel Garcia Levinski
    É comum ver pessoas errando na concordância entre verbo e substantivo no nosso cotidiano. Quem nunca escutou: "Celso e Matheus foi até o parque às dez horas", ou coisa parecida. É necessário que se tenha uma boa atenção na hora de concordar o verbo com o sujeito. Vamos pegar a frase que já foi exemplificada. Sabemos, que pelo óbvio, a oração seria feita corretamente se estivesse como: "Celso e Matheus foram até o parque às dez horas". Este é o certo. Mas porquê? Vamos desmembrar esta frase: 
"Celso e Matheus foram até o parque às dez horas"
                                        (Sujeito)         (verbo)
    Temos que o sujeito é composto. Porquê? Porque se fala de duas pessoas "Celso e Matheus"; o sujeito possui dois núcleos. Por esse motivo, o verbo deve estar no plural, sendo assim: "Foram". 
        Mas existem outras formas de se concordar o verbo. perceba que no exemplo acima, o verbo está depois do sujeito. Agora, vamos ver outras formas: Quando o verbo está na frente do sujeito; quando palavras do sujeito composto tem o mesmo sentido; quando o sujeito composto está em ordem de gradação; e também quando existe uma palavra que resuma todas as outras do sujeito composto. 
QUANDO O VERBO ESTÁ NA FRENTE DO SUJEITO 
        É comum ver frases como esta: 
"Caiu da pia, o prato e a faca
        É possível ver que o verbo (caiu) está na frente do sujeito composto, prato e faca. Mas o verbo está colocado de forma certa? Não deveria ser "caíram da pia, o prato e a faca". Pense um pouco e depois, passe para o próximo parágrafo. 
       A resposta é sim... e não. Neste tipo de frase, podemos colocar a frase das duas formas: tanto no plural quanto no singular. Mas isto acontece apenas quando o verbo estiver na frente do sujeito. 
PALAVRAS COM SENTIDO SEMELHANTE 
        Analise a seguinte frase: 
"A confiança e a intimidade trouxe bons frutos"
        E aí? Esta frase está correta? Pode ser que sim e que não. Perceba que as palavras "confiança" e "intimidade" tem sentidos muito parecidos. Então, neste tipo de regra, pode, assim como na regra anterior, agrupar o verbo tanto no singular, quanto no plural. Então as duas respostas são:
"A confiança e a intimidade trouxeram bons frutos"
"A confiança e a intimidade trouxe bons frutos"
SENTIDO DE GRADAÇÃO 
Você, ao certo, já viu frases como esta:
"O amor, a tristeza, o ódio floraram em sua cabeça quando foi traído"
          Note que temos um sujeito composto com três sujeitos. O verbo da oração é afloraram. Assim como nas outras regras, o verbo também pode ficar no singular e no plural. E isso é uma regra. Veja como ficaria no singular: 
"O amor, a tristeza, o ódio floresceu em sua cabeça quando foi traído"
PALAVRA QUE RESUME OUTRAS
         Observe a frase: 
"O amor, a tristeza, o ódio, nada estava em seus planos"
         Note que o verbo está no singular. Isso porque ele sofre a intervenção da palavra "nada". Se esta não existisse, a frase seria taxada como "sentido de gradação". Mas são várias as palavras que podem alterar o sentido. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes