A disputa entre Espanha e Portugal

    Este é o segundo post da série sobre a história do Brasil. Na matéria passada, foi possível aprender melhor sobre o processo de ocupação das terras da America. Mas muito antes de sua independência, Portugal teve que batalhar pelas terras Brasileiras. E o principal rival era a Espanha.
   Muito antes da descoberta do Brasil, quando a América ainda era explorada, O papa Alexandre VI estipulou uma lei que acabasse com a disputa de terras de Portugal contra a Espanha, o nome dela era Bula (ou mais conhecida como Bula Intercoeteira).
   A bula estabelecia que as terras que estavam as 100 léguas a partir da ilha de Cabo verde seriam de Portugal e o resto da Espanha. Mas o pais que ficou com menos (No caso a Espanha) não estava muito contente com a divisão. Então foi por causa disso que o governo de Portugal praticamente obrigou a menos favorecida a aceitar outra divisão, o nome dela era Tratado de Tordesilhas.
   De 100 léguas, Portugal teve um aumento muito grande, pois sua porção final foi de 370 léguas. Mas lembrando que nessa época, O Brasil ainda não tinha sido descoberto, então Portugal não tinha nem a noção de quanta terra eles tinham em mãos.
    Mas os portugueses fizeram um jogo sujo e ocuparam as terras dos espanhóis. Mas os menos favorecidos nem ligaram, pois eram eles quem tinham ocupado o norte das Américas. Depois de muito tempo de descoberta do Brasil, alguns Brasileiros ainda continuavam a explorar a parte dos espanhóis, que estava inabitada.
   O próximo episódio desta série falará sobre a administração do Brasil Colonial e os problemas que alguns imperadores enfrentaram. Fique ligado.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski

Preposição

     Ultimamente, estavam pedindo matérias sobre a classificação das palavras na língua portuguesa. Então, esta é a matéria de numero 1. Aprenda por meio de exemplos o que é uma preposição. É simples, mas exige um pouco de atenção.
    Preposições tem apenas um significado. Elas ligam as palavras. Não, não é verbo de ligação. O verbo de ligação se diferencia das preposições pois preposição não é verbo. Ela serve para ligar Substantivo à substantivo, Substantivo à um adjetivo ou um verbo e assim por diante.
   Mas é necessário saber qual preposição você vai usar em determinada frase, por isso é necessário analisar o contexto antes de qualquer coisa, por exemplo:
Fomos----Rio de Janeiro
    Na frase acima, há um espaço onde iria a preposição. Vamos analisar a frase: Eles foram a um lugar, mas como a preposição a não se encaixa, faríamos uma combinação que resultaria em Ao  (a+o=ao). Então a frase ficaria assim:
Fomos ao Rio de Janeiro.
   Existem preposições essenciais, são elas: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, per, sem sobre, sob, trás.
Veja mais três exemplos:
Retire da Geladeira e leve até o fogão
Vai pedir em casamento?
O livro de geografia foi esquecido.
   Para aprender as regras de combinação e contração, clique aqui, e será redirecionado para uma nova postagem.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski

O início do Brasil e das Américas

    Esta é o primeiro episódio da série Brasil, a história. Mas não tem como falar do Brasil sem falar da América. Então começaremos desde o início. O protagonista deste post é Cristóvão Colombo, fique por dentro dos problemas que eles enfrentavam. 
   Cristóvão Colombo era um grande navegador. Mas somente aos quarenta e um anos ele conseguiu uma autorização para navegar. esta autorização foi concedida pelos nobres: Fernando II e Isabel I, que desejavam buscar materiais na Índia. 
    E foi bem Colombo o escolhido para a viagem. E foi logo nas primeiras viagens que ele embarcou nas Bahamas. Mas ele imaginava que estava nas Índias. Obs: Por ele acreditar que estava nas Índias, ele botou o nome dos nativos de índios.
   Depois de quase três anos, o Brasil é descoberto, e com ele vem mais ambição, pois ele era um lugar totalmente fértil e com produtos tropicais aos montes, ou seja, era o que eles precisavam. Em 1508 eles descobriram o México. 
   Com a descoberta deste novo continente, desmoronou a ideia de que somente existiam três grandes continentes. Quem dominou o local foi Portugal, mas você verá no próximo post da série que ouve guerra pelas terras Brasileiras. 
   Hoje em dia, existem pelo menos dois dos países mais industrializados do mundo na América. Ela cresceu muito. Veja em breve as guerras que o Brasil Enfrentou. A série é dividida em cinco episódios, fique por dentro. 
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
Fonte da imagem: tudojuntoonline.blogspot.com

Leis da abolição da escravatura

   Um pouco antes da declaração de escravatura no Brasil, existiram diversas outras leis. Essas leis beneficiavam os negros em certas partes. Foram quatro principais, saiba quais são elas no post abaixo. Começaremos pela lei Eusébio de Queirós.
    A lei Eusébio de Queirós era a mais cobrada de todas. Nem todos os senhores de escravos colaboravam com a lei. Ela proibia o tráfico de escravos. Mas o tráfico era o que mais acontecia na região, pois era uma base do trabalho escravo, se não houvesse tráfico, muitos fazendeiros iriam à falência. A lei foi assinada em 1850 por autoridades do Brasil.
    Outra lei muito importante foi a lei do Ventre Livre. Ela beneficiou os negros, mas teve outras coisas que beneficiavam os senhores de escravos. A lei era: Depois de 1871, todas as crianças nascidos de escravos seriam libertados. Mas os senhores de escravos saíram na melhor, pois a criança teria que trabalhar até os oito anos para o fazendeiro não sair de mãos abanando. Mas a criança não vai se afastar da mãe (que estaria trabalhando) por isso, a criança ficava até os 21 anos na fazenda. Depois disso ela era liberada.
   Em 1885, aconteceu a Lei dos sexagenários, que proibia os velhos escravos com mais de 60 anos trabalhar. Mas por outro lado, eles já estavam com uma idade avançada para vagar o país sozinho, então uns decidiam ficar. Apenas outros com famílias próximas saiam livres.
    Enfim em 1888, foi assinada a lei Áurea. Ela abolia a escravidão no país. Como já foi postado na matéria sobre o lado ruim da abolição da escravatura, ouve um lado ruim, pois muitos não tinham para onde ir. E também, mesmo depois da abolição, existe uma forma de escravidão até hoje.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
Fonte da imagem:achetudoeregiao.net

Visão - sentidos

   Chegamos ao ultimo episódio da série sobre sentidos do ser-humano. A visão é a mais importante e a mais difícil de se entender. Como os outros sentidos, nunca deixamos ela de lado, nem de noite, quando dormimos. Então para começar, responda a pergunta a si mesmo: Você sabe como as cores chegam no nosso olho? Então entenda agora.
    Quando enxergamos algo, por exemplo, uma flor, o que vemos é a luz refletida do objeto que vai para os nossos olhos. Quem leva tal informação para o cérebro é o nervo óptico. A visão é formada por diversas estruturas, tais quais você vai entendê-las agora:
   O verdadeiro nome do "branco dos olhos" é esclerótica, ele que dá sustentação ao olho, pois pequenas espécies de músculos fazem o olho se mover de um lado para o outro. Esta parte é muito importante, e quando existe alguma deficiência, a pessoa se torna vesgo.
    A córnea é um revestimento do olho. Fica na parte externa dele e é uma grande segurança. Se a córnea foi corrompida, pode trazer vários danos a nossa saúde dos olhos e uma das doenças é a perda total da visão, por isso, devemos cuidar aonde colocamos o olho.
   Quem nutre as partes do olho é uma camada chamada coroide, ela é rica em vasos sanguíneos e por isso é super-importante.
   Uma parte super-importante é o cristalino. Ele é o responsável por focalizar os objetos, como por exemplo um triângulo regular, quando botamos o olho nele, o cristalino detectará o objeto e saberemos que é um triângulo.
    A Íris é sem duvida a parte mais curiosa, pois é ela aquele disco de cor que fica no centro do olho. Há uma diversidade infinita de cores no olho por causa de um pigmento e quanto mais tiver dele, mais o olho ficará colorido.
  Dentro da Íris existe uma parte chamada Pupila, é ela quem controla a quantidade de luz no nosso olho. Sem ela, ficaríamos cegos logo no terceiro dia de vida.
   A retina é uma camada mais interna, ela detecta a imagem e transforma em impulsos nervosos para o cérebro, isso ocorre rapidamente, em menos de 0,1 milésimo.
   Dentro da retina há duas partes fundamentais, a primeira delas são os Bastonetes que servem para captar imagens de um lugar com pouca luminosidade.
    Já os Cones são responsáveis por uma visão mais colorida e bem mais bonita. Ela é acostumada por lugares mais iluminados.
   Quem garante a proteção do olho são os cílios e supercílios. Quem garante a segurança interna são as lagrimas e o muco.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
fonte da imagem:gruporetina.org.br

SESSÃO ENTREVISTA: Prof. José Mendes

   A sessão entrevista serve como uma orientação profissional para as pessoas que desejam um dia seguir uma careira referente à algumas áreas. A primeira entrevista foi feita com o Professor José Mendes via e-mail, ele é professor de Português em São Paulo capital e vai falar sobre a faculdade de letras.
1. Professor José, na sua opinião, o que é mais difícil na faculdade de letras? 
  Tudo é um pouco difícil e é necessário conhecer muito antes de começar as aulas. Normalmente no primeiro dia de aula já começavam as atividades e exercícios avaliativos, então você necessita de uma base para este curso. O certo é se empenhar muito no vestibular e procurar estudar bastante por dia, pois todo o dia tem coisas novas e precisamos prestar a atenção.
2. Teve vezes que o senhor pensou em desistir? Quais?
   Nossa! Milhões de vezes eu pensei em abandonar a faculdade e escolher outras coisas. Uma delas foi logo nos primeiros três dias de aula. Eu nunca soube o que é Artigo nem preposição, então eu pensei em desistir. Mas minha mãe que estava louca para que eu terminasse a faculdade viajou até a casa de um tio meu lá no interior de Minas gerais para emprestar um livro sobre preposições e artigos. Ela me deu, eu li e finalmente consegui entender aquilo. É importante deixar claro em que todas as faculdades, seja o curso que for, você terá dificuldades.
3. O senhor é professor de um colégio particular, o que você acha que lhe fez chegar no posto de professor de português de um dos melhores centros de ensino de São Paulo? 
   Tudo que a gente faz, aprende na escola. Como diz na propaganda do amigos na escola, em que o escritor diz que tira suas inspirações da escola, eu acho o mesmo. E quando eu era criança eu não me via sendo professor, então eu estudava tudo "nas coxas". Isso foi assim até que o meu pai disse que iria me mandar procurar emprego em uma industria perto de casa. Obvio que eu escolhi estudar, não é? E como não tínhamos muitos recursos tive que batalhar demais para conseguir as passagens de ônibus. Então graças à esse esforço estou no cargo de professor do colégio.
4. O que lhe fez escolher a faculdade de Letras?
    Por duas coisas. Uma foi a necessidade, pois naquela época, nos meus 25 anos, um filho que conseguisse estudar era o rapaz mais inteligente na família e o meu tio avô era um dos que tinham estudado na época e eu via ele como o meu ídolo. Eu me lembro que eu adorava matemática quando eu tinha uns 14 anos, eu adorava aquele negócio de alfa e beta. Estava tudo pronto para eu ir para a faculdade de ciencias exatas quando minha mãe descobriu que eu gostava de poesia e adoarava escrever contos. Adivinha o que ela fez? Me matriculou em uma universidade de português.
5. Você já foi professor de colégio estadual, o que você tem a dizer da educação de hoje em dia?
   Dependendo do estado ou da cidade, ele é precário, no meu tempo de colégio tinha excelentes professores, mas o problema de hoje é alguns alunos em que muitas vezes acabam com o professor psicologicamente. Toda a sexta feira eu estava com a minha cabeça explodindo de tanta dor. Mas dar aula é uma coisa incrível, então, se você gosta de gramática, fique a vontade, a faculdade é ótima.
Entrevistador: Gabriel Garcia Levinski
Entrevistado: Professor José Mendes

resumo de tudo postado

Resumo completo sobre o sistema nervoso.
Sistema nervoso:tem partes do cerebro em que comandam nosso corpo elas estão mais pelo sistema nervoso o sistema nervoso nos ajuda a lembrar das coisas e a fazer movimentos.
Tudo o que agente faz deriva-se de estimulos e esses estimulos sempre tem uma reação e éssas reaçõe são geradas pelo sistema nervoso. por exemplo quando abrimos as janelas de nosso quanto logo de manhã,a reação é que fechamos os olhos quando vemos a luz.neste caso a luz é o estimulo e a piscada de olho é a reação.a reação é importante pois funciona como um modo de segurança caso o contrario seriamos agredidos pelo ambiente frequentemente.
Como ja foi visto,o sistema nervoso auxilia nas reações em que o corpo produz.Para que isso aconteça existem milhões de selulas denominadas neuronios.Um neuronio é formado basicamente por duas partes são elas :Dendritos e Axonios. O dendrito é responsavel por enviar e repassar impulsos nervosos para outo neuronio e assim por diante
Ja o axonio é um fio eletrico nervoso que é envolto por algo chamado de extrato mielinico,que não permite com que formem-se feixes eletricos.Quando os axonios estão dispostos lado a lado eles passam a se chamar feixes nervosos.
os impulsos nervosos são repassados no tempo de 0,31 milesimos. Graças a esxse periodo de tempo podemos nos esquivar de algo quando estamos em perigo.Por exemplo quando tocamos em algo quante,nossa mão se squiva.mas os neuronios não estão ligados um aos outros em resultado disso ocorre a sinpse.A sinapse acontece quando as partes finais do axonio liberam NEUROTRANSMISSORES nas pontas dos dendritos.
as celulas de glia(gliositos) sustentam,nutrem e protegem os neuronios.
sistema nervoso central(SNC):o sistema nervoso central é formado pelo incefalo e a medula espinhal o encefalo é protegido pela caixa craniana e formado pelo cerebro,pelo cerebelo e pelo tronco encefalico.além da caixa craniana,as membranas resistente chamadas meninges ajudam a proteger o sistema quando ocorre a infecção dessas menbranas a doença originada é a meningite.
O cerebro possui emisferios cerebrais.E tambem cortex cerebral
é no cortex em que todas as lembranças armazenadas resultam em imagens,som,e sabores.O cerebro é dividido em quatro regioes chamados lobos.
Lobo frontal: controla o olfato a fala,o pensamento e o movimento.
Lobo temporal:responde por gustação,olfato e audição.
Lobo pariental:responde po tato,temperatura e linguagem.
Lobo ociptal:Visão.
o tronco encefalico controla respiração e a frequencia cardiaca.O movimento dos olhos e ajuda na postura do corpo. O cerebelo contola o movimento muscular e a frequencia cardiaca. Jã a medula espinhal, capta informacoes de diferentes partes do corpo de acordo com os neuronios.
O SISTEMA NERVOSO PERIFERICO é responsavel pela comunicacao em todo o corpo atavez de nervos. Existem tresn tipos de nervos, são eles> Nervos sensitivos, que controlam o sentimento de dor desde o lugar afetado.
Os nervos motores levam o sentimento (dde dor, talvez) para o lugar afetado desde o sistema nervoso central.
Os nervos mistos é a mistura dos dois tipos de nervos, ou seja, um leva a informa´cao e outro trás.
DANOS AO SISTEMA NERVOSO>
A esclerose multipla é a doenca originada da perda do estrato mielinico. Outra doenca relacionada é a andronoleucodistrofia. Existe as paraplergias, são elas, tetra e para-plégicas.
SAUDE MENTAL> PRAZER
para manter a saude mental prescisamos comer bem para manter os neuronios.Alem disso prescisamos dormir e discansar para manter uma boa saude mental.
as drogas prejudicam nossa saude mental pois ela deixa todos os nossos sentido agussados eles confundem o trabalho de cerebro e destroe algumas funções.

Tato - Sentidos

   Este é o penúltimo post da série sobre os sentidos do ser humano, e nele aprenderemos mais sobre o tato. Este é um dos exemplos de sentidos que usamos o tempo inteiro, mesmo sem estar pegando em alguma coisa, nossa mão está em contato com o ar. O órgão ao qual mais usamos o tato são os dedos e a mão, mas todo o nosso corpo está habilitado para isso.
   Sem o tato, não conseguiríamos fazer quase nada do que fazemos no nosso dia-a-dia. Por exemplo, escrevemos. E para fazer isso é necessário o tato. Outra coisa é reconhecer os objetos, como a caneta, então este é o sentido que nos auxilia em muita coisa.
    O tato do ser-humano, se comparado a de outros animais ele é quase 50% mais aproveitável. Em primeiro lugar por que temos muitas articulações. E depois, a maioria dos outros animais não tem pelos nas mãos e o ser-humano tem.
    Como todos os outros sentidos, a pele possui terminações nervosas, ou seja, Quando tocamos em algo, nervos levam a informação diretamente para o sistema nervoso central, que nos dará as coordenadas e as articulações serão usadas corretamente. Essas terminações ficam por volta de pelos que estão em cima da pele, quando o pelo entra em contato com algo, essas terminações nervosas logo levarão a informação.
    Existem também terminações nervosas específicas para alguma coisa. Elas são denominadas de receptores, a unica diferença é que existe uma para o toque, para a dor, para o frio e calor e para a pressão. Esses receptores ficam próximos aos pelos.
    A ultima postagem sobre os sentidos é sobre a visão, que é a parte mais complicada de todas, aguardem.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
fontes das imagens: portalsaofrancisco.com.br /rafaelari.spaceblog.com.br

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes