Visão - sentidos

   Chegamos ao ultimo episódio da série sobre sentidos do ser-humano. A visão é a mais importante e a mais difícil de se entender. Como os outros sentidos, nunca deixamos ela de lado, nem de noite, quando dormimos. Então para começar, responda a pergunta a si mesmo: Você sabe como as cores chegam no nosso olho? Então entenda agora.
    Quando enxergamos algo, por exemplo, uma flor, o que vemos é a luz refletida do objeto que vai para os nossos olhos. Quem leva tal informação para o cérebro é o nervo óptico. A visão é formada por diversas estruturas, tais quais você vai entendê-las agora:
   O verdadeiro nome do "branco dos olhos" é esclerótica, ele que dá sustentação ao olho, pois pequenas espécies de músculos fazem o olho se mover de um lado para o outro. Esta parte é muito importante, e quando existe alguma deficiência, a pessoa se torna vesgo.
    A córnea é um revestimento do olho. Fica na parte externa dele e é uma grande segurança. Se a córnea foi corrompida, pode trazer vários danos a nossa saúde dos olhos e uma das doenças é a perda total da visão, por isso, devemos cuidar aonde colocamos o olho.
   Quem nutre as partes do olho é uma camada chamada coroide, ela é rica em vasos sanguíneos e por isso é super-importante.
   Uma parte super-importante é o cristalino. Ele é o responsável por focalizar os objetos, como por exemplo um triângulo regular, quando botamos o olho nele, o cristalino detectará o objeto e saberemos que é um triângulo.
    A Íris é sem duvida a parte mais curiosa, pois é ela aquele disco de cor que fica no centro do olho. Há uma diversidade infinita de cores no olho por causa de um pigmento e quanto mais tiver dele, mais o olho ficará colorido.
  Dentro da Íris existe uma parte chamada Pupila, é ela quem controla a quantidade de luz no nosso olho. Sem ela, ficaríamos cegos logo no terceiro dia de vida.
   A retina é uma camada mais interna, ela detecta a imagem e transforma em impulsos nervosos para o cérebro, isso ocorre rapidamente, em menos de 0,1 milésimo.
   Dentro da retina há duas partes fundamentais, a primeira delas são os Bastonetes que servem para captar imagens de um lugar com pouca luminosidade.
    Já os Cones são responsáveis por uma visão mais colorida e bem mais bonita. Ela é acostumada por lugares mais iluminados.
   Quem garante a proteção do olho são os cílios e supercílios. Quem garante a segurança interna são as lagrimas e o muco.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski
fonte da imagem:gruporetina.org.br

1 comentários:

Brian disse...

Vision is arguably the movement that we use more and more to life

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes