Nova Ortografia - Parte II {PORTUGUÊS}

PRINCIPAIS MUDANÇAS

Agora que já conhecemos as regras para acento diferencial, circunflexo, trema e etc, devemos ter em mente as principais mudanças com a nova ortografia da língua portuguesa, como o acento agudo e o hífen. 
por
Gabriel Garcia Levinski
Imagem da amostra
     Conhecemos já as regras sobre trema, acento circunflexo e diferencial, e agora iremos tratar de um assunto um pouco mais complicado que foi gerado após a reforma ortográfica da língua portuguesa que logo entra em vigor. Dentre as maiores alterações em nossa forma de escrever, se destacam o número de letras que agora fazem parte de nosso alfabeto, que se ampliou aderindo outras que derivam de idiomas estrangeiros. Agora, a nossa lista conta com 26 letras e foram acrescentadas as letras "k", "w" e "y", que antes não faziam parte de nosso alfabeto. Esta regra parece não ter muita relevância se comparada às outras, pois em algumas palavras e, em especial, nome próprios, estas letras já estavam inseridas. Mas é importante ressaltar que elas não faziam, oficialmente, parte da nossa língua portuguesa. Quer conhecer o motivo para a modificação ortográfica? Clique aqui
      Mas agora, vamos para uma regrinha um pouco mais... difícil de decorar do que as demais. Para começar, temos que saber o que é ditongo, palavras paroxítonas e sílaba tônica e só depois de constatar que temos pleno conhecimento destes outros elementos, que iremos começar a trabalhar com o acento agudo. Fazemos então um pequeno resumo caso você não recorde o que são estas pequenas regrinhas durante o nosso artigo. O acento agudo não é mais usado em ditongos (junção de duas vogais na mesma sílaba) abertos - ou seja, aqueles que possuem uma abertura, como se houvesse um é, ou um ó. Então, não usamos o assento agudo nas palavras que possuam o ditongo aberto somente em ei e oi (lembrando, é aberto, lê-se éi e ói) em palavras paroxítonas, aquelas que tem a sílaba tônica na penúltima sílaba e em palavras que tenha o "u" ou o "i" como letras mais "fortes" da palavra, como Feiúra - repare no "i" tônico -. O Ideia, por exemplo, perdeu o assento, pois possui o "ei" aberto na sílaba tônica - a penúltima, ou seja, a paroxítona. 
        Agora, o hífen compreende uma grande enxurrada de regras. Por isso, vamos primeiro às palavras que compreendem o hífen
 -  Palavras que possuem o segundo elemento começado com "h", como co-herdeiro. 
 - Usar quando o primeiro elemento terminar com a mesma letra que o segundo começa. Como Micro-ônibus. Ou seja, se separa as letras iguais, para evitar "aa" "ee", "ii" ou consoantes. 
         Não se usa o hífen quando...
 - Quando a última letra do primeiro elemento é diferente do que começa a segunda, como por exemplo autoestrada. Junta "e" com "a", neste caso. 
 - Quando a letra que termina o primeiro elemento é a mesma que dá início a segunda, junta, dobrando-a se for "r" ou "s". Veja: Supra-sumo, agora é suprassumo, dobrou o s, assim como dobraria o r em Antirrugas. 
 - O primeiro elemento terminar com consoante e o segundo começar com uma letra vogal. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes