Bases {QUÍMICA}

AS BASES SUSTENTAM O QUÊ? 

Assim como a base de determinada residência sustenta-a, na química, a função com este nome tem por função algo parecido
por
Gabriel Garcia Levinski
    Agora que você já conhece sobre ácidos, está na hora de começar a ter um pouco de iniciação com as conhecidas bases. Se você ainda não se tocou, volte ao subtítulo dessa postagem e tente entender um pouquinho. Assim como o nome expressa, serve para conter alguma coisa. E no caso da função química, serve simplesmente para barrar a ação dos ácidos, aqueles que já conhecemos. Tente imaginar a seguinte situação fictícia: o seu corpo está sofrendo as consequências após ter sido jogado em você, um copo com um nível de acidez gigantesco. Sua pele está queimado quando alguém joga um copo com uma base em cima de você e mais que automaticamente, o efeito do primeiro elemento atirado contra você começa a diminuir. 
Todos estes produtos ajudam na hora de resumir os efeitos
do ácido
        É claro que este exemplo é muito fictício, pois não funciona desse jeito tão automático e rápido. Devemos nos ater então em algo mais real como no caso, como por exemplo aquela acidez estomacal, aquele negócio que nos deixa deprê quase o dia inteiro por causa de nosso estômago que parece estar pegando fogo. Para reduzir isso, pegamos um tal de leite de magnésia e o tomamos. Esse líquido irá nos ajudar a reduzir um pouco - ou talvez completamente - aquele mal que nos abate. É para isso que serve as bases. Mas é claro que na química, isso não é muito simples. É claro que não. A função química base, se apresenta na nomenclatura com o título de hidróxido. Você já deve ter ouvido falar: hidróxido de magnésio, hidróxido de alumínio, hidróxido de cálcio, ou talvez, hidróxido de não-sei-o-quê. Então você já pode ter certeza que aquilo que desfaz aquela acidez estomacal é composto de algum hidróxido. Certamente é o hidróxido de magnésio. Confuso não? Nem tanto quando você pegas as manhas.
Hidróxido de alumínio
            Agora, se estiver perto de você, apanhe sua tabela periódica ou procure no google imagens sobre ela. Encontre nela o alumínio e decore o seu símbolo. Caso não consiga encontrar, o Alumínio apresenta como símbolo as letras "Al". E a partir de agora, tenha em mente que para distinguir as bases de outras funções, é necessário se ter também o símbolo (que excesso de palavra símbolo, não?), as letras OH. Você sabe por quê? Nos ácidos, sabíamos que eles eram representados pela letra H, de hidrogênio. Agora que temos as bases, temos ter conhecimento que quem as representa são o oxigênio e o Hidrogênio, por isso, OH. Então vamos juntar tudo e veremos no que dá: Al, do alumínio, mais OH, própria das bases, temos o quê? AlOH3. Então, por nossos conhecimentos em química, podemos dizer que este é um hidróxido de alumínio. Simples não? 
    Fique ligado, as próximas postagens de química serão sobre Sais e logo depois sobre óxidos. 
   

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes