Emissão de Partículas Alfa {QUÍMICA}

PARTÍCULA ALFA


   As partículas alfa são caracterizadas por possuírem 2 prótons e 2 nêutrons, que formados formam quatro. Sendo assim, a representação da partícula alfa é: 42α
   Um material químico que emite uma partícula alfa automaticamente muda seu elemento, como pode-se ver no exemplo a seguir: 
146C -> 42α + 104Be   
   A equação anterior parece assustadora, não é mesmo? Mas no fundo é muito simples. Siga os passos abaixo para constatar: 
1) No caso da equação especificada, onde temos o elemento Carbono-14 (146). Este emite uma partícula alfa: (42α). Veja que a massa atômica do Carbono é de 14 e a partícula alfa apresenta 4 como número de massa. Agora subtraia 14 - 4= 10. Com esse resultado, observe o elemento Berílio (Be), na mesma equação. Veja que ele tem como sua massa atômica o número 10, que é resultado desta subtração:
146C -> 42α + 104Be
2) O mesmo procedimento podemos aplicar no número atômico do carbono no momento em que este emite uma partícula alfa. Observe que, no número atômico (Z, simplificando: a parte de baixo) é composta pelo número 6. Este número é subtraído pelo número atômico da partícula alfa. Temos que: 6 - 2= 4. Este é o número atômico do elemento Berílio. 
146C -> 42α + 104Be   
Concluindo então, tamos que o Carbono, quando emite uma partícula alfa, acaba por se transformar no elemento Berílio

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes