Metodologia Científica {BIOLOGIA}

AS GRANDES DESCOBERTAS 

Uma grande curiosidade é saber como os grandes cientistas criaram suas teorias há muito tempo atrás. Por trás disso, há um grande trabalho de observação, pesquisas, hipóteses e experiências. 
por
Gabriel Garcia Levinski
   Você nunca parou para pensar em "como os biólogos e grandes descobridores conseguiram comprovar a sua tese e elaborar uma bela teoria que fica, até pelo menos ser desmascarada, nos livros de ciências? Tudo se inicia quando uma coisa de pequena importância acontece em nossa vida e, algum pensante acaba notando que algo diferente acontece com aquilo. 
Isaac Newton, físico 
    Para o método indutivo, chamamos o primeiro passo da criação de uma teoria de fato. Vamos lembrar de um acontecimento histórico e científico muito conhecido no mundo. É o de Isaac Newton, o físico que conseguiu comprovar sua lei sobre a gravidade. Você se lembra o quê aconteceu para que esse gênio da física fixasse sua tese? Para quem não lembra: Isaac estava debaixo de uma árvore quando uma maçã despencou em sua cabeça. Isso pode parecer sem importância alguma, mas ele, que passou a pensar no acontecido, conseguiu criar leis de muita importância para o mundo, por causa de uma bendita maçã que caiu em sua cabeça. Esse era o fato. Com isso, o cientista, para formular sua tese, precisa fazer uma série de coisas para, enfim, concluir que o que ele está pensando é verdade. Depois do fato, o formulador irá observar novamente o que aconteceu, como no caso de Isaac, jogar a maçã novamente abaixo. Não sabemos se isso ocorreu, mas hoje em dia, a observação é algo de extrema importância para a conclusão final da teoria científica. A esta altura, os cientistas já precisam pensar em "como aconteceu". Logo após se olhar um pouco da "dinâmica" do processo, obviamente, o homem - ou a mulher - irá tentar buscar conclusões sobre o fato, como por exemplo, na vida social, alguém sem conhecimentos biológicos diria que a maçã caiu do pé por conta de que a mesma ficou podre. Isso é uma hipótese. No caso da teoria da gravidade, seria considerada errônea. Isaac pode ter tentado várias vezes explicar aquele curioso caso da maçã, algumas vezes sem sucesso. Por isso, para se ter uma confirmação da hipótese feita pelo cientista, é absolutamente necessário uma experiência, ou, na linguagem científica, experimentação controlada. É nesta hora que se eliminam algumas hipóteses. Para se comparar, normalmente divide-se a experiência em dois grupos: teste e controle. O controle, no caso, seria para a comparação com o teste, que receberá as alterações na experimentação. 
    Logo após isso, o cientista analisa os resultados e os comprara - com o grupo controle e o grupo teste. Se houver acerto na questão, haverá mais trabalho ainda, pois o autor da "teoria" terá de provar isso para inúmeras organizações científicas. Caso venha a ocorrer um erro, quem iniciou as pesquisas, terá de considerar outras hipóteses ou simplesmente desistir de provar o fato. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes