Explicações {FILOSOFIA}

COMO EXPLICAR? 

Muitos fenômenos do mundo estão sem explicação até hoje. Na antiguidade, os filósofos tentavam explicar, por meio de mitos, como o mundo funcionava
      Sabe quando você fica meio perdido para explicar alguma coisa que você desconhece? Por exemplo, em uma prova: Você dá de cara com uma questão dissertativa, onde, não sabe a resposta e é obrigado a pensar mais e mais. Era assim que aconteciam as coisas há muito tempo, quando ainda o mundo não havia tecnologia suficiente para fazer um estudo aprofundado das coisas. Observar e encontrar respostas era a principal ação da filosofia arcaica. 
Mitologia: a forma mais primitiva de explicações
     Na Grécia Antiga - conhecida por ser o berço da filosofia -, quando não havia como explicar certos fenômenos, eles eram pensados com o máximo de cautela possível. A busca pela verdade, pelo racional já era uma prática muito usada na época. Porém, para buscar a explicação sem o uso de muita tecnologia que possibilitasse uma melhor análise acabava baseando a filosofia e toda a explanação da época em mitos. Por mais que pareçam fantásticos de mais para este período, os mitos eram bastante racionais. Por exemplo: Poseidon, o deus dos mares na cultura Grega, para os filósofos - e posteriormente para toda uma sociedade - controlava tudo o que estivesse sobre a sua zona de influência. Com o passar dos anos, a mitologia apresentou-se de forma difícil de se acreditar, levando as pessoas à pensar em modos mais coerente de se explicar as coisas. Precisavam de um pensamento que desse conta de explicar as coisas de forma mais verdadeira. Foi aí, com pensamentos cada vez mais aprofundados, que surgiram as primeiras aparições da filosofia moderna. 
      No próximo post, iremos pensar nas opiniões de grandes filósofos sobre esta transição do mito para a filosofia, se baseando nas ideias de Hegel e Jaeger. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes