Governo Jânio Quadros {HISTÓRIA}

DA VASSOURA PARA O LIXEIRO

Um dos governos mais rápidos da história do Brasil. caracterizado por proibições, oposição ao capitalismo e renuncia. 
por
Gabriel Garcia Levinski
A renúncia de Jânio: polêmica e alegria geral
       Pense em um governante que foi eleito prometendo "varrer" a corrupção, a inflação e também um caso em que os setores conservadores julgavam um problema mundial. Este teria grande aprovação popular, não é mesmo? Mas, quando já eleito, este mesmo não conseguisse varrer a corrupção e a inflação e ainda se aliasse ao que todos julgavam um grande problema. E mais, proibir muitas coisas com que a população brasileira estava acostumada no seu dia-a-dia. Isto é o que resume o governo de Jânio da Silva Quadros (1917-1992). É claro que um governo deste porte nunca conseguiria prosperar. Tanto porquê a população ficou revoltada com tudo que o seu presidente fazia. 
      Até o próprio estava insatisfeito com o próprio governo. E não deu outra! No dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou. 
         No seu plano de governo, Jânio prometeu que iria varrer a corrupção, que era um problema geral que o país enfrentava; a inflação, cuja só conseguiu ser detida nos anos de regime militar; e o socialismo/comunismo, do qual grande parte dos setores conservadores desejavam destruir de vez. Todas estas manobras políticas prometidas faziam jus ao símbolo à campanha de Jânio: Uma vassoura
       Mas, o então atual presidente do Brasil desagradou a população quando não cumpriu nada do que prometera para a população brasileira. A vassoura que prometia jogar para longe a inflação, partiu-se ao meio, pois ela tendia a aumentar mais e mais. O pior foi a corrupção, que, segundo Quadros seria fácil, prosperou ainda por muito tempo. Mas o pior foi o embate contra o socialismo. A proposta era simples: O governo destruiria células comunistas. Isso agradou muito a população, que considerava a ideologia uma verdadeira doença que se infestava cada vez mais. Jânio, em vez de combater o comunismo/socialismo, acabou se aliando a um país que adotava a ideologia. A população já revoltada, ficou possessa pelo presidente ter dado à Ernesto "Che" Guevara o título de Ordem do Cruzeiro Sul, uma grande condecoração. Isso foi o estopim. O presidente que havia se comprometido com a promessa, se sujeitou ao aposto. Jânio foi perdendo o grande apoio popular que existia antes de sua eleição.

      Com o descontentamento geral da nação, Jânio decidiu por deixar a presidência do Brasil. Isso gerou mais alguns problemas, pois seu vice, João Goulart estava na China Comunista e quando voltou, não era mais o presidente da república e sim um chefe de estado. Mas isto é assunto para outro momento. 
Os presidentes João Goulart (vice), Jânio Quadros (presidente) e o então ex-presidente JK
Leia também

JAPÃO - Desenvolvimento {GEOGRAFIA}

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO JAPONÊS

De uma hora para a outra, o Japão quis mudar seu estilo e, alcançou um desenvolvimento invejável. 
de
Gabriel Garcia Levinski
Samurais: sinônimo de respeito no Japão no passado e hoje!
   O país do Sol Nascente decidiu mudar. O país que até então desejava apenas pensar em seu bem estar individual decidiu que deveria se desenvolver; e para isso, deveria competir e abater os países desenvolvidos do ocidente. O Japão cultuava hábitos milenares, como por exemplo o conhecido samurai, pessoas de respeito dentro da sociedade japonesa. E sim, a ilha foi crescendo tanto, que tornou-se um polo que passou a "conversar" de igual pra igual com todos os outros países. 
   Foi nessa competição com outros países ao redor do mundo que o Japão se meteu na Segunda Guerra Mundial onde foi bombardeado pelos Estados Unidos em duas cidades, Hiroshima e Nagasaki (para acessar a matéria, clique aqui!). Isso abalou tanto o país que ele acabou trocando o coletivismo da época para trocar pelo individualismo. 
O Japão figura entra as grandes potências mundiais
     Foi após a Guerra que o Japão realmente começou a ficar mais desenvolvido do que nunca. O País do Sol Nascente não se abalou e começou a fazer trocas significativas no antigo modo de governar o país e também no convívio de seus habitantes. O comércio também sofreu mudanças. As indústrias (sejam alimentícias, têxtil, soldas, etc) trocaram o fordismo, propagado pelos EUA, pelo novo toyotismo, onde era fortemente baseado na lei da procura e da oferta. O toyotismo era, simplesmente: é produzido apenas o que realmente é consumido, tendo um estoque mínimo. E foi o que começou a crescer o Japão. A indústria se desenvolveu muito, principalmente a de eletrodomésticos, que foi muito procurada por habitantes do Japão e também por estrangeiros vislumbrados pelo tão bom mercado japonês. O setor automobilístico também se destaca demais no país da ilha de Hokkaido. E os famosos robôs japoneses também saíram perto destas épocas. o setor tornou-se fortemente desenvolvido. Tanto é, que os primeiros jogos de videogame saíram de território japonês. Mesmo sendo uma grande potência mundial, o Japão enfrenta alguns problemas. Um deles são os moradores de rua. Este problema é uma das principais metas do governo para saná-lo.
     Outro é a falta de reposição de população. O povo tem envelhecido e as crianças não estão nascendo. O que se torna um grave problema. 

Função {MATEMÁTICA}

FUNÇÃO

É simples! É só trocar o "x" pelos valores correspondentes e ligar o conjunto "A" no conjunto "B"! 
por
Gabriel Garcia Levinski
   Você se lembra de, quando criança, fazer o jogo de ligar? Aquele, que você possui, por exemplo, de um lado desenhos e do outro o seu significado. Em matemática, existe uma ação parecida com isso. Mas que envolve números. Digamos que temos uma equação. Esta equação seria: 2.x + 1. O que deveríamos fazer?
    Trocar o valor de "x" pelos valores correspondentes. Observe abaixo uma função e logo depois vamos trocar o valor de x da equação 2.x + 1:
  O primeiro número do conjunto "A" é 2. Vamos trocar o "x" por 2, multiplicar por 2 e adicionar mais um. Observe: 
2.x + 1
   Trocando o valor de "x"
2.2 + 1
  Agora, devemos fazer a multiplicação e adicionar 1:
4 + 1
5
   Sabendo que o resultado da equação é 5, devemos ligar o primeiro valor do conjunto 'A" no conjunto "B" especificamente no número 5. Logo, devemos aplicar a equação em todos os valores do conjunto A. Observe a função pronta:
Em exercícios e provas, as equações podem ser diferentes e os valores dos conjuntos também. 
   

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes