Óxidos {QUÍMICA}

SEM OXIGÊNIO NÃO DÁ! 

Tendo em seu grupo tão abundante o diamante e outras pedras preciosas, os óxidos se devem apenas por conta de um composto fundamental
por
Gabriel Garcia Levinski 
    Quando vemos aquela pedra preciosa, que está junto de um anel perfeito para pedir alguém em casamento, nem sequer passa por nossa cabeça que aquele pequeno material muito caro tem um fundo químico muito interessante que se baseia em um outro elemento.
A ametista
      As pedras preciosas, como os rubis, ametistas, entre outras pedras fazem parte do grupo dos óxidos, ou seja, tem um elemento muito importante em sua composição, que sem ele, não pertenceriam à este conjunto. Alguns dos elementos com grande presença na costa da Terra também fazem parte do grupo, que é formado único e exclusivamente por ter o elemento oxigênio em seu composto. Sem o oxigênio, não seria um óxido. Assim como ácidos, bases e sais, o símbolo deste elemento também vai incluído nas fórmulas. Como o H dos ácidos, nos óxidos, o O é colocado logo após a inscrição dos elementos, como no caso do óxido de Magnésio, que apresenta o Mg (magnésio) e o O (oxigênio) na fórmula. O resultado final se apresenta como: MgO. Para se fazer a nomenclatura dos óxidos, precisamos ter conhecimento de duas outras classificações, são elas: Óxidos metálicos e Óxidos não metálicos. 
    Para este tipo de classificação, usa-se a estrutura: Óxido + de + nome do elemento. Podemos voltar ao exemplo do Óxido de Magnésio, que utiliza-se do mesmo modo para sua nomenclatura. Quanto aos números das cargas do cátion e do ânion, temos que é igual aos outros (ácido, base, sal), onde a carga de um lado vai para o outro e assim por diante. Como o caso do Fe2O3 é o resultado da combinação entre Fe3+O2-; Temos que observar que as cargas trocaram de lado e ficaram neutras. 
       Certamente você já escutou em algum lugar as palavras Dióxido de Carbono, ou algo parecido. É por essa nomenclatura que se caracterizam os Óxidos Não Metálicos, que possuem várias formas de fórmulas, mas sempre contendo o Oxigênio. Para o nome do elemento, temos de usar a estrutura: (quantidade de oxigênio)-óxido + de + (Quantidade do elemento)-nome do elemento. A quantidade do oxigênio segue como : 1 é Monóxido, 2 é Dióxido, três é Trióxido. 

República da Espada {HISTÓRIA}

TUDO MUDA DA NOITE PARA O DIA 

De uma hora para a outra, todo o sistema que comandava o Brasil foi alterado e quando toda a população acordou no dia seguinte, o país era uma república
por
Gabriel Garcia Levinski
    Hoje em dia o Brasil apresenta um sólido poder presidencialista, onde quem manda no executivo e pode tomar plenos poderes dentro do país é o homem (ou a mulher) eleito (a) pelo voto democrático. Mas antigamente, quando foi instituído esse tipo de governo, muitos problemas foram avistados. 
Deodoro da Fonseca: O patrono da
proclamação e 1° presidente do Brasil
   Antigamente éramos governados por Portugal, obtivemos nossa independência, mas mesmo assim ficamos à mercê da família imperial. Para se desvencilhar desse sistema, militares, políticos, religiosos e grandes fazendeiros se uniram e proclamaram uma república para o Brasil, ou seja, quem comandaria a partir dali seria um presidente. Na noite de 15 de novembro de 1889, toda a situação política do nosso país foi alterada. E foi o próprio proclamador que assumiu a pasta pela primeira vez. Era ele o grande herói para uns e grande vilão para outros. Despontava como representante da nação o marechal Deodoro da Fonseca. Com uma nova proposta de governo, mesmo assim, a recente mudança atingiu grandes índices de rejeição pela população mais tradicionalista, que chegaram a quase criar uma guerra civil pela volta da monarquia. 
    É importante frisar que Deodoro assumiu um governo provisório e depois de alguns dias, o congresso constituinte recém-formado deu a ele o primeiro mandato como presidente da república dos Estados Unidos do Brasil. Considerando que este e seu sucessor eram militares, esse período ficou conhecido na história do nosso país como República na EspadaUma grande alteração foi promovida neste tempo, o que mudou a vida social das pessoas. Foram criadas as eleições diretas, onde todo o cidadão com mais de 21 anos poderia votar, sendo que isto era contestável, pois analfabetos, mulheres e outros grupos eram rejeitados. A separação judicial também foi incorporada à constituição nacional. Mas problemas financeiros foram crescentes, aumentando a inflação da época. A alta crítica ao Marechal resultou na renúncia do presidente, que censurava a imprensa em seu governo. Quem assumiu em seu lugar foi o vice, Marechal Floriano Peixoto, que também tinha seus hábitos ditatoriais. Floriano teve seu governo caracterizado por grandes revoluções no país inteiro, como a Revolução Federalista, uma luta travada entre os que apoiavam a república e os que apoiavam a volta da monarquia. Com práticas duras, as forças armadas reprimiram a "Guerra" somente no governo seguinte. 
    Floriano Peixoto cumpriu seu mandato e terminou uma importante fase do nosso país, que foram os primeiros anos como república e seu aperfeiçoamento. Logo depois dos dois militares, começaram as eleições diretas, onde foi eleito o primeiro civil, o advogado e político Prudente de Morais. 

Atividades econômicas dos EUA {GEOGRAFIA}

A FORTUNA DOS ESTADOS UNIDOS 

O que é necessário para se formar uma grande potência? A indústria dos Estados Unidos possibilitou a construção do país mais rico do mundo
por
Gabriel Garcia Levinski
Imagem da amostra
A Principal marca dos Estados Unidos
    O país mais rico do mundo, os Estados Unidos da América tiveram um árduo trabalho para construir tão grande império. Toda a atividade industrial veio se intensificando com o tempo até os dias de hoje, fazendo com que essa atividade sustente quase toda a economia do país que hoje é um exemplo de excelência nas economias. A atividade industrial começou logo no período colonial dos EUA, quando ainda a Inglaterra dava as cartas, pois era a metrópole da nação americana. A industria surgiu justamente por conta de um problema, pois a agricultura no Nordeste era quase impossível no inverno, por esse motivo, a população precisou buscar outra atividade para se sustentar. E, utilizando dos minérios muito presentes no país, foi começando a se desenvolver a maior economia do planeta. 
   As maiores indústrias deste grande país servem aos setores: Têxteis, Madeireiro, automobilístico, Aeronáutico, Naval, Produção de Ferro, Químico, Metalúrgico, alta tecnologia e elétrica. O que mais se destaca por conta de número nos Estados Unidos é o setor da metalurgia, pois se encontra em várias partes da área territorial do país, o que aumenta o número de empregados e diminui o desemprego, o que se torna benéfico até mesmo para o governo. Outra indústria que garante uma boa economia para a nação americana é a construção de automóveis, que, mesmo tendo um grande mercado concorrente na Inglaterra e no Japão, ainda se garante, como a General Motors, a principal empresa que cuida destes assuntos. A alta tecnologia empregada e os investimentos nesta área vêm preocupando muitas pessoas, pois logo a mão de obra será dispensável e trocada pelo maquinário. E toda essa novidade tecnológica também tem seu espaço dentro da potência, pois não devemos esquecer que é de lá que saiu o primeiro computador e ainda possui uma grande indústria do setor terciário-quaternário, que investe ainda mais em novas tecnologias. O Vale do Silício ainda é um grande atrativo para muitos turistas que visitam anualmente o país. 
     Esse setor tão seleto foi ainda mais investido na época da Guerra Fria, onde os Estados Unidos e a União Soviética travaram uma batalha armamentista, onde cada potência desenvolveu sua tecnologia para o caso de um conflito nuclear. Foi apostando nesta área que hoje os EUA são conhecidos como a maior economia do mundo. 

Cinemática {FÍSICA}

OS SEGREDOS DO MOVIMENTO

Pular de paraquedas, andar, dormir, repousar, tudo isso é ligado à um evento físico chamado Cinemática
por
Gabriel Garcia Levinski
   Este é um pequeno post revelando os conceitos básicos de um evento físico que compreende mecânica, ou seja, estuda os movimentos de determinado objeto sem se levar em consideração a causa que possibilitou esse movimento. 
Imagem da amostra
O homem está em repouso... e em movimento ao
mesmo tempo
      É algo um pouco complicado que exige o máximo de atenção. Responda uma questão de acordo com seus conhecimentos: Quando você está dormindo, você está em repouso ou em movimento? Garanto que se você não conhece esse conteúdo, diria que está em repouso. Você está 50% certo, pois se levarmos em consideração a cama, você está em repouso, sem fazer movimento nenhum. Mas em relação à alguns astros do espaço, você está em movimento viajando em rotação com a terra.  Dizemos que um corpo está em repouso quando verificamos que ele não muda de posição com o tempo, está totalmente parado. E o movimento é caracterizado por mudanças. Mas, voltando ao exemplo da cama, falamos que, se consideramos a cama, está em repouso e se considerar o sol, por exemplo, está em movimento. Esses dois pontos (a cama e o sol) são determinantes e se chamam Ponto de Referência
      A trajetória também é algo muito estudado na cinemática. Seria quase a mesma coisa que andar numa estrada reta ou curva, e você segue esse trajeto, sem sair do asfalto ou passar por atalhos. É a sucessão de movimentos de acordo com o tempo de trajeto. Para esse movimento, mais uma vez, temos que adotar um ponto de referência. No caso do paraquedas da foto, um observador em cima de um prédio, o "homem-voador" está em movimento; mas para a mochila que guarda o paraquedas, o homem está em repouso, pois não faz muitos movimentos. A parábola também é algo muito importante. Vamos considerar a bomba atômica de Hiroshima, quando foi solta e se considerarmos um observador no solo, ele verá que o avião soltou uma parábola, ou seja, a bomba fez uma espécie de curva no ar - sem considerar os efeitos do vento). Seria como se fosse: O veículo aéreo solta uma bomba e ela faz um movimento curvo no ar, mas que em algum momento, irá alcançar o chão.  

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes