Óxidos {QUÍMICA}

SEM OXIGÊNIO NÃO DÁ! 

Tendo em seu grupo tão abundante o diamante e outras pedras preciosas, os óxidos se devem apenas por conta de um composto fundamental
por
Gabriel Garcia Levinski 
    Quando vemos aquela pedra preciosa, que está junto de um anel perfeito para pedir alguém em casamento, nem sequer passa por nossa cabeça que aquele pequeno material muito caro tem um fundo químico muito interessante que se baseia em um outro elemento.
A ametista
      As pedras preciosas, como os rubis, ametistas, entre outras pedras fazem parte do grupo dos óxidos, ou seja, tem um elemento muito importante em sua composição, que sem ele, não pertenceriam à este conjunto. Alguns dos elementos com grande presença na costa da Terra também fazem parte do grupo, que é formado único e exclusivamente por ter o elemento oxigênio em seu composto. Sem o oxigênio, não seria um óxido. Assim como ácidos, bases e sais, o símbolo deste elemento também vai incluído nas fórmulas. Como o H dos ácidos, nos óxidos, o O é colocado logo após a inscrição dos elementos, como no caso do óxido de Magnésio, que apresenta o Mg (magnésio) e o O (oxigênio) na fórmula. O resultado final se apresenta como: MgO. Para se fazer a nomenclatura dos óxidos, precisamos ter conhecimento de duas outras classificações, são elas: Óxidos metálicos e Óxidos não metálicos. 
    Para este tipo de classificação, usa-se a estrutura: Óxido + de + nome do elemento. Podemos voltar ao exemplo do Óxido de Magnésio, que utiliza-se do mesmo modo para sua nomenclatura. Quanto aos números das cargas do cátion e do ânion, temos que é igual aos outros (ácido, base, sal), onde a carga de um lado vai para o outro e assim por diante. Como o caso do Fe2O3 é o resultado da combinação entre Fe3+O2-; Temos que observar que as cargas trocaram de lado e ficaram neutras. 
       Certamente você já escutou em algum lugar as palavras Dióxido de Carbono, ou algo parecido. É por essa nomenclatura que se caracterizam os Óxidos Não Metálicos, que possuem várias formas de fórmulas, mas sempre contendo o Oxigênio. Para o nome do elemento, temos de usar a estrutura: (quantidade de oxigênio)-óxido + de + (Quantidade do elemento)-nome do elemento. A quantidade do oxigênio segue como : 1 é Monóxido, 2 é Dióxido, três é Trióxido. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes