Cinemática {FÍSICA}

OS SEGREDOS DO MOVIMENTO

Pular de paraquedas, andar, dormir, repousar, tudo isso é ligado à um evento físico chamado Cinemática
por
Gabriel Garcia Levinski
   Este é um pequeno post revelando os conceitos básicos de um evento físico que compreende mecânica, ou seja, estuda os movimentos de determinado objeto sem se levar em consideração a causa que possibilitou esse movimento. 
Imagem da amostra
O homem está em repouso... e em movimento ao
mesmo tempo
      É algo um pouco complicado que exige o máximo de atenção. Responda uma questão de acordo com seus conhecimentos: Quando você está dormindo, você está em repouso ou em movimento? Garanto que se você não conhece esse conteúdo, diria que está em repouso. Você está 50% certo, pois se levarmos em consideração a cama, você está em repouso, sem fazer movimento nenhum. Mas em relação à alguns astros do espaço, você está em movimento viajando em rotação com a terra.  Dizemos que um corpo está em repouso quando verificamos que ele não muda de posição com o tempo, está totalmente parado. E o movimento é caracterizado por mudanças. Mas, voltando ao exemplo da cama, falamos que, se consideramos a cama, está em repouso e se considerar o sol, por exemplo, está em movimento. Esses dois pontos (a cama e o sol) são determinantes e se chamam Ponto de Referência
      A trajetória também é algo muito estudado na cinemática. Seria quase a mesma coisa que andar numa estrada reta ou curva, e você segue esse trajeto, sem sair do asfalto ou passar por atalhos. É a sucessão de movimentos de acordo com o tempo de trajeto. Para esse movimento, mais uma vez, temos que adotar um ponto de referência. No caso do paraquedas da foto, um observador em cima de um prédio, o "homem-voador" está em movimento; mas para a mochila que guarda o paraquedas, o homem está em repouso, pois não faz muitos movimentos. A parábola também é algo muito importante. Vamos considerar a bomba atômica de Hiroshima, quando foi solta e se considerarmos um observador no solo, ele verá que o avião soltou uma parábola, ou seja, a bomba fez uma espécie de curva no ar - sem considerar os efeitos do vento). Seria como se fosse: O veículo aéreo solta uma bomba e ela faz um movimento curvo no ar, mas que em algum momento, irá alcançar o chão.  

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes