Ondulatória - Parte 3 {FÍSICA}

AS CONTAS

Para finalizar nossa série sobre o assunto das ondas, devemos fechá-la com chave de ouro. Por isso, vamos aprender um pouco mais sobre as possíveis contas e problemas que envolvem o assunto
por
Gabriel Garcia Levinski
A ondulatória também está presente no wi-fi
    Como já vimos na primeira e na segunda parte desta série, as ondas não são somente o que vemos na praia ou o que nos possibilita "emprestar" o wi-fi do vizinho. É muito mais do que isso pelo fato de envolver um conjunto de ciências muito importantes. É de suma importância saber que o lado da onda se chama amplitude, que seu ponto mais alto de chama crista e o mais baixo se chama vale e também que são medidas em Hertz (Hz). E assim como muitos assuntos dentro da física, as ondas possuem contas que nos possibilitam calcular o tempo que se dá para uma onda ter uma oscilação. Não sabe o que é oscilação? Volte então no primeiro artigo e tire suas conclusões. Agora, se você quiser fazer uma pequena experiência somente para ter prática em ondulatória, amarre uma corda em algum lugar e a deixe reta. Depois disso, dê um impulso nela a ponto de ondas sejam geradas ali. As pequenas ondinhas formadas ali, cada uma delas, é uma oscilação. 
      Enfim, vamos às contas! Certamente, se você já leu as outras postagens, deve saber o que são periódicos, frequências. Você encontra a palavra frequência livremente em sua vida. Por exemplo: no seu estudo ou trabalho, você comparece ao recinto cinco ou seis vezes na semana. Na escola, de segunda a sexta, você tem uma frequência de cinco dias. E como podemos inserir isto no contexto da ondas? Simplesmente pelo número de oscilações que ocorre em determinado objeto, por exemplo, uma corda. E como faríamos para determinar a frequência de uma onda considerando que temos a informação do número de repetições e do tempo para que estas repetições foram feitas. Deste modo, aplicaríamos a regra de três da seguinte forma: 
1 ---- T
f ---- 1

Ou também: 
T= 1/f      ou    f= 1/T
    Devemos lembrar que o tempo nas ondas é medido em segundos. Quer fazer um teste?Utilize a conta "f=1/T" na seguinte situação: sua unidade de tempo equivale a quinze segundos. Quinze segundos divido por um, tem como resultado final: 15. Então a frequência desta onda é de 15 Hz. E para definir o tempo, a velocidade que uma onda leva para se propagar, podemos aplicar uma equação que se aprende logo em cinemática: A equação de velocidade média, que consiste em: 
V = Deslocamento escalar/intervalo de tempo
     Ou simplesmente, podemos calcular com outra equação: 
V = λ/T       ou     V = λ . f 
    Onde Lambda é o comprimento de uma onda. 
    E assim termina a série sobre Ondulatória em Física. Acompanhe também nossas postagens sobre Calorimetria. 

Fórmula de Bháskara {MATEMÁTICA}

Imagem da amostra
* Este infográfico foi enviado por nosso leitor, João Henrique da Silva, de Florianópolis. Você também pode participar do Portal de Entendimento enviando postagens para o e-mail gabrielgarcialevinski@hotmail.com .  

As leis no Brasil {GEOGRAFIA}

Os PODERES do BRASIL

Se no nosso país não houvessem leis que controlassem a vida da população, tudo seria desorganizado. Mas não bastam apenas as leis, mas também, alguém que as cumpra
por
Gabriel Garcia Levinski
   Certamente, você que nos lê está em algum país que possua leis. Na realidade, todo o estabelecimento possui suas regras que servem para manter a organização interna do local. Isso não é diferente para países, estados, cidades e também em empresas, colégios e até mesmo em nossa casa, quando alguém estabelece que você precisa lavar a louça e se não fizer isso, vai para a surra. É mais ou menos desta forma que funcionam as leis em nosso país, que precisam de alguém que as façam, as botem em prática e que prezem pela realização delas em âmbito social. O que cria as leis em nosso país são conselhos com várias pessoas que trabalham em “poderes”. Certamente você já ouviu falar em poder “executivo”, “legislativo” e “judiciário”.
Imagem da amostra
O Julgamento: ligado ao setor judiciário
      Pois sim, achamos que para melhor compreensão deste esquema de criação e realização de leis, devemos mudar a ordem que estes poderes se apresentam para a gente. Cronologicamente, ocorre primeiro o legislativo, o executivo e só depois o judiciário. Agora só nos resta saber o que é isso e aplicar para nosso país. Então começamos pelo primeiro passo: o legislativo. Voltamos então para um período que ocorre apenas de quatro em quatro anos em nosso país que se chama eleição, um evento obrigatório para todos os brasileiros que acaba ajudando na criação de leis. Os deputados que irão ocupar cadeiras nas câmaras que irão analisar como o país está, avaliar a carência de aspectos do Brasil e só então vão criar um esboço de uma lei, oficializá-la e passar para o presidente que irá aprova-la. Este é o setor do legislativo, o primeiro dos três poderes. Vamos criar um exemplo um tanto “doméstico”: Em sua casa, o patriarca ou a matriarca escolhe você para varrer a residência todos os dias. A partir do momento que ele ou ela diz isso, seria como na câmara, os deputados criassem a lei. O próximo passo é executar a ordem que lhe apresentaram. Neste caso: varrer a casa.
       O setor do executivo é bastante conhecido por meliantes. A partir do momento que a lei foi criada e aprovada, ela se torna obrigatória em sua área de influência, sendo que o descumprimento dela levará a uma pena. No Brasil, por exemplo, existem as leis que proíbem a circulação de drogas em todo o território nacional. Quem descumpre esta ordem, é sujeito a ser apreendido. Digamos que a polícia acabe fazendo uma blitz e encontre em algum carro número X de quilos de cocaína. Logo, o dono do veículo será temporariamente apreendido. Este é o segundo dos poderes: o executivo, que consiste basicamente que quem descumprir alguma lei outorgada pelo legislativo, responderá por este ato no terceiro poder: o judiciário. Voltamos ao nosso exemplo: digamos que você acabou esquecendo de varrer a casa e quando o dono da habitação chega, encontra o chão todo empoeirado. Em circunstância normais você lavaria um bom puxão de orelha, mas vamos levar em consideração que você será levado a um julgamento. Consiste nisso o terceiro poder, que apreendeu no setor executivo quem descumpriu as leis do setor legislativo. Quem cometeu alguma infração e isto fique provado perante o juiz de direito, logo terá de pagar alguma pena, como ser preso, pagar fiança, ou ter de arcar com uma multa. E em nosso caso familiar, acabam levando em consideração que você estava lendo este artigo em vez de fazer a limpeza da casa e acaba sendo inocentado neste setor judiciário.
     É assim, com estes três poderes que o governo do Brasil tenta manter a ordem em nosso território e sem dúvida, sem eles, seria tudo muito desorganizado em nosso país. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes