Ondulatória - Parte 3 {FÍSICA}

AS CONTAS

Para finalizar nossa série sobre o assunto das ondas, devemos fechá-la com chave de ouro. Por isso, vamos aprender um pouco mais sobre as possíveis contas e problemas que envolvem o assunto
por
Gabriel Garcia Levinski
A ondulatória também está presente no wi-fi
    Como já vimos na primeira e na segunda parte desta série, as ondas não são somente o que vemos na praia ou o que nos possibilita "emprestar" o wi-fi do vizinho. É muito mais do que isso pelo fato de envolver um conjunto de ciências muito importantes. É de suma importância saber que o lado da onda se chama amplitude, que seu ponto mais alto de chama crista e o mais baixo se chama vale e também que são medidas em Hertz (Hz). E assim como muitos assuntos dentro da física, as ondas possuem contas que nos possibilitam calcular o tempo que se dá para uma onda ter uma oscilação. Não sabe o que é oscilação? Volte então no primeiro artigo e tire suas conclusões. Agora, se você quiser fazer uma pequena experiência somente para ter prática em ondulatória, amarre uma corda em algum lugar e a deixe reta. Depois disso, dê um impulso nela a ponto de ondas sejam geradas ali. As pequenas ondinhas formadas ali, cada uma delas, é uma oscilação. 
      Enfim, vamos às contas! Certamente, se você já leu as outras postagens, deve saber o que são periódicos, frequências. Você encontra a palavra frequência livremente em sua vida. Por exemplo: no seu estudo ou trabalho, você comparece ao recinto cinco ou seis vezes na semana. Na escola, de segunda a sexta, você tem uma frequência de cinco dias. E como podemos inserir isto no contexto da ondas? Simplesmente pelo número de oscilações que ocorre em determinado objeto, por exemplo, uma corda. E como faríamos para determinar a frequência de uma onda considerando que temos a informação do número de repetições e do tempo para que estas repetições foram feitas. Deste modo, aplicaríamos a regra de três da seguinte forma: 
1 ---- T
f ---- 1

Ou também: 
T= 1/f      ou    f= 1/T
    Devemos lembrar que o tempo nas ondas é medido em segundos. Quer fazer um teste?Utilize a conta "f=1/T" na seguinte situação: sua unidade de tempo equivale a quinze segundos. Quinze segundos divido por um, tem como resultado final: 15. Então a frequência desta onda é de 15 Hz. E para definir o tempo, a velocidade que uma onda leva para se propagar, podemos aplicar uma equação que se aprende logo em cinemática: A equação de velocidade média, que consiste em: 
V = Deslocamento escalar/intervalo de tempo
     Ou simplesmente, podemos calcular com outra equação: 
V = λ/T       ou     V = λ . f 
    Onde Lambda é o comprimento de uma onda. 
    E assim termina a série sobre Ondulatória em Física. Acompanhe também nossas postagens sobre Calorimetria. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes