América do Sul [CULTURA]

  Nas férias, a equipe do Portal de Entendimento, formada por Gabriel Garcia Levinski, Matheus Menine e colaboradores, decidiu criar 5 séries nessas férias, que não estão sendo fáceis por conta dos baixos índices - Isso é normal, afinal, férias é tempo de descansar. Uma das séries apresentadas foi sobre a Cultura de vários povos através do mundo. esta série é escrita por Gabriel Garcia Levinski e Matheus Menine (twitter no link), com o auxílio da Enciclopédia Visual.
   A cultura da América do Sul é bastante variada. Ela trás muitas culturas europeias pois foram eles quem colonizaram a maioria de nossos países. O país que domina mais território é o Brasil e a mata nativa é a Amazônia, que cobre diversos países.
   A vegetação na região norte é Equatorial, no centro, Cerrado e no sul Desértico e Subtropical. O Brasil por exemplo é rico em área nativa, mas isso vêm se destruindo por conta da ação Humana nesses lugares. Quem sofre mais com isso é o território da Amazônia.
   A culinária é algo bem variado na América do Sul. Isso acontece por causa das altas taxas de migrações para este local nos séculos 18,19 e 20. Usa-se muito milho para fazer alimentos na região. No Chile, algo que predomina muito bem nos cardápios é a Pimenta Chilli, que é extremamente forte. Na Argentina, assim como no Brasil, se consome muita carne de Boi.
   Mesmo tendo uma forte industrialização, o setor predominante na maioria dos países da América do Sul é a Agricultura. Os mais extraídos: Café, Banana, Tomates são consumidos no país e também encaminhados para a exportação. O milho também é um forte atrativo. Na Mineração, a extração de borracha das seringueiras ajuda muito na economia da região do Amazonas.
   E por fim a Biodiversidade, formada por tudo quanto é tipo de animais. Tucanos, rica variedade de aves, animais aquáticos... Todo o território Sul-americano é rico em espécies de animais. Principalmente a região do Amazonas, que possui espécies muito variadas.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski e Matheus Menine 

Iluminismo {HISTÓRIA}

AONDE, PORQUE E POR QUEM SURGIU O ILUMINISMO? 

Muito se ouve falar sobre o processo iluminista que trazia muita dor de cabeça até mesmo para a república do Brasil. Mas afinal, o que é o bendito Iluminismo? 
por
Gabriel Garcia Levinski 
    Essa é uma forte pergunta de vestibular e de provas de escola também. Para que as pessoas já fiquem ligadas no que é Iluminismo, o Portal de Entendimento está fazendo um breve artigo para demonstrar o que é isso em uma forma clara e fácil para que no ano que vem, os próximos estudantes de 5ª série ou 6º ano ficarem feras no assunto.
Voltaire - Iluminista Francês
  Iluminismo, ou Movimento Iluminista foi uma espécie de Manifesto que ocorreu na Europa, mais especificamente na cidade de Paris, na França e foi se alastrando por muitos outros países, como o Brasil na Inconfidência Mineira e na Revolta dos alfaiates. Sabemos que naquela época a Europa vivia em uma espécie de Ditadura Monárquica (reis e rainhas) e tinham que pagar impostos que iriam para o bolso dos monarcas. E isso irritavam alguns pensadores da época. Simplesmente o fato de ter de pagar caro para que os governantes vivam com pompa já é algo revoltante até mesmo para os dias de hoje. E é claro, como as grandes massas da época também estavam descontentes com a situação, logo já trataram de seguir ideias de vários filósofos que passaram a pregar uma nova proposta de comportamento. 
Imagem da amostra
Tiradentes, quando alferes. 
   Em certo momento, um grupo de pensadores decidiu estabelecer uma nova forma de pensamento chamado Iluminismo (uma forma fácil de entender o nome Iluminismo é lembrar dos desenhos animados, que, quando alguém tem uma ideia, uma lâmpada se acende acima da cabeça), onde os principais objetivos era conseguir a liberdade de pensamento e adquirir mais independência de seus governantes. Devemos lembrar que naquela época, os grandes monarcas pregavam que a igreja católica era a certa a ser seguida. É claro que os Iluministas pregavam uma liberdade religiosa amplas para todos, sem a interferência da coroa. Essa forma de pensar estabelecia uma vida livre, sem que nobres tomem o suado dinheiro da população para pagar seu café da matina ou simplesmente - e ainda pior - comprar mimos para as rainhas e princesas pertencentes a nobreza. Como já iriamos dizendo, o Iluminismo se alastrou muito rápido para outros países. Isso se deve ao fato de que os propagadores das ideias escreverem livros, venderem e quando proibidos até mesmo contrabandeá-los. Mesmo ilegalmente, os pensamentos continuaram a atravessar os continentes e atingir muitos países. Um deles foi o Brasil, onde ocorreram várias revoltas e uma delas foi a Inconfidência Mineira, onde morreu Tiradentes, um Iluminista que foi enforcado em praça pública por lutar pelos seus direitos. E é claro que esses seus direitos não eram muito favoráveis aos nobres, que trataram logo de exterminar seu inimigo e grande ameaçador do bem estar da coroa. E assim foi em muitos outros países, que proibiam a leitura de muitas obras com ideais iluministas e davam um jeito de "sumir" com certos pensadores. Os mais conhecidos pensadores do movimento iluminista europeu foram Voltaire, Montesquieu e Écrasez l’Infâme. 

Novos Planetas: Kepler-20e & Kepler-20f

   Ontem (20/12) não se falava em outras coisas na Universidade de Harverd. A N.A.S.A tinha recém descoberto mais dois planetas fora do nosso sistema solar. E o mais impressionante: Ambos aproximadamente com o tamanho da Terra. Os dois Planetas foram denominados de Kepler-20e & Kepler-20f
   A descoberta foi dada aos astrônomos da missão Kepler da N.A.S.A. Tudo aconteceu de forma tão impressionante. As diferenças entre os "Kepler" e a Terra são apenas que um desses novos planetas possui 3% menos de diâmetro menor e outro 3% maior.
   Os planetas ainda conseguem orbitar estrelas, assim como o planeta Terra. O Nome Kepler também foi dado por conta da estrela Kepler que é orbitada por esses dois planetas. Alguns acreditam que esses planetas tem a composição rochosa, mas outros pesquisadores afirmam que, pelo fato de não estarem perto do nosso sistema solar (mais ou menos mil anos-luz comparados com a terra), eles possuem mais gás do que Rocha. Mas isso ainda é uma incógnita enquanto o pessoal da Nasa não investiga melhor.
   Tomamos a Liberdade de capturar algumas imagens da Internet para ficar um pouco melhor para a Nossa compreensão. Nestas imagens, temos estes planetas Comparados com o volume da Terra e de Vênus. Observe:
Comparação feita pela N.A.S.A. dos países descoberto com a Terra e Vênus
Matéria de Gabriel Garcia Levinski

Novas cédulas, como distingui-las?

    Algo que se tornou os maiores tópicos do twitter no Brasil há meses atrás foram as novas cédulas do real que  já estão circulando no Brasil desde um tempo atrás. Com essa mudança, temos que saber diferenciá-las para não cair nos golpes mais frequentes com as novas notas.
   O Portal de Entendimento, para não deixar você confuso sobre o assunto, pegamos um video no Youtube que você pode verificar abaixo.
Abaixo, as outras notas:
20
10
5

2
   Matéria de Gabriel Garcia Levinski com o auxílio da Internet com os sites:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes