Iluminismo {HISTÓRIA}

AONDE, PORQUE E POR QUEM SURGIU O ILUMINISMO? 

Muito se ouve falar sobre o processo iluminista que trazia muita dor de cabeça até mesmo para a república do Brasil. Mas afinal, o que é o bendito Iluminismo? 
por
Gabriel Garcia Levinski 
    Essa é uma forte pergunta de vestibular e de provas de escola também. Para que as pessoas já fiquem ligadas no que é Iluminismo, o Portal de Entendimento está fazendo um breve artigo para demonstrar o que é isso em uma forma clara e fácil para que no ano que vem, os próximos estudantes de 5ª série ou 6º ano ficarem feras no assunto.
Voltaire - Iluminista Francês
  Iluminismo, ou Movimento Iluminista foi uma espécie de Manifesto que ocorreu na Europa, mais especificamente na cidade de Paris, na França e foi se alastrando por muitos outros países, como o Brasil na Inconfidência Mineira e na Revolta dos alfaiates. Sabemos que naquela época a Europa vivia em uma espécie de Ditadura Monárquica (reis e rainhas) e tinham que pagar impostos que iriam para o bolso dos monarcas. E isso irritavam alguns pensadores da época. Simplesmente o fato de ter de pagar caro para que os governantes vivam com pompa já é algo revoltante até mesmo para os dias de hoje. E é claro, como as grandes massas da época também estavam descontentes com a situação, logo já trataram de seguir ideias de vários filósofos que passaram a pregar uma nova proposta de comportamento. 
Imagem da amostra
Tiradentes, quando alferes. 
   Em certo momento, um grupo de pensadores decidiu estabelecer uma nova forma de pensamento chamado Iluminismo (uma forma fácil de entender o nome Iluminismo é lembrar dos desenhos animados, que, quando alguém tem uma ideia, uma lâmpada se acende acima da cabeça), onde os principais objetivos era conseguir a liberdade de pensamento e adquirir mais independência de seus governantes. Devemos lembrar que naquela época, os grandes monarcas pregavam que a igreja católica era a certa a ser seguida. É claro que os Iluministas pregavam uma liberdade religiosa amplas para todos, sem a interferência da coroa. Essa forma de pensar estabelecia uma vida livre, sem que nobres tomem o suado dinheiro da população para pagar seu café da matina ou simplesmente - e ainda pior - comprar mimos para as rainhas e princesas pertencentes a nobreza. Como já iriamos dizendo, o Iluminismo se alastrou muito rápido para outros países. Isso se deve ao fato de que os propagadores das ideias escreverem livros, venderem e quando proibidos até mesmo contrabandeá-los. Mesmo ilegalmente, os pensamentos continuaram a atravessar os continentes e atingir muitos países. Um deles foi o Brasil, onde ocorreram várias revoltas e uma delas foi a Inconfidência Mineira, onde morreu Tiradentes, um Iluminista que foi enforcado em praça pública por lutar pelos seus direitos. E é claro que esses seus direitos não eram muito favoráveis aos nobres, que trataram logo de exterminar seu inimigo e grande ameaçador do bem estar da coroa. E assim foi em muitos outros países, que proibiam a leitura de muitas obras com ideais iluministas e davam um jeito de "sumir" com certos pensadores. Os mais conhecidos pensadores do movimento iluminista europeu foram Voltaire, Montesquieu e Écrasez l’Infâme. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes