Migração {GEOGRAFIA}



Causas, efeitos e nomenclaturas
    Porquê ocorre a migração? Qual seria o motivo para que uma grande quantidade de pessoas saiam de seus locais de origem para habitar um outro, ou somente, ficar por lá temporariamente? As respostas são várias e, até mesmo, óbvias. O maior fator de repulsão de um lugar para outro (ou de atração) são as condições econômicas do imigrante que acabam ocasionando o aumento do número de crescimento demográfico de uma determinada região. Por exemplo, uma pessoa que passa dificuldades no interior de determinado estado, vê na capital uma melhor condição financeira. Se ele quiser aumentar sua renda e, se der sorte, guinar sua situação econômica, é iminente a chance de ele se mudar para onde as condições sejam melhores. Além da econômica, a política, a religiosa (como é o caso da transformação da colônia de exploração em colônia de povoamento dos Estados Unidos na época da Reforma Protestante), conflitos Armados (como os que estão ocorrendo em países radicais da Ásia, criando polaridade para países mais "neutros") e, em ocasiões mais inusitadas, até mesmo por conta do meio ambiente, como no caso dos "refugiados no clima", que saem de suas terras, já comprometidas, e migram para outras. 
   
Imigrantes japoneses no Brasil
 A migração pode ocorrer de diversos locais, como por exemplo, de um subúrbio para outro, de uma cidade para outra, de um estado para outro, de uma região para outra e, em casos mais extremos de um país para outro. 
     A temporalidade é uma variável a ser considerada no caso da migração. Ela pode ser definitiva, onde um vivente deixa para sempre sua terra natal e se instala em outra, fixando-se ali sua família e sua situação financeira. Além da definitiva, existe também a temporária, que se subdivide-se em duas outras formas. Pode ser pendular, onde o tempo de migração é muito curto, como por exemplo um dia, e também a transumância, que leva em consideração o tempo maior de permanência no local de visita, como por exemplo uma semana, ou um mês. Exemplos: 
Pendular: Trabalho
Transumância: Estudantes em férias. 
       Levando em consideração características históricas, podemos pegar o período colonialista Brasileiro - ou de qualquer outro país que tenha passado por este processo - onde o tráfico negreiro em larga escala auxiliou para o crescimento do índice de "novos visitantes". Revolução industrial (que abriu novas vagas para empregos na Europa como fator de atração) e as duas Grandes Guerras Mundiais (fatores de repulsão) também colaboram para o fluxo de saídas e chegadas. Porém, existem casos graves de intervenções, como no caso da Xenofobia ocorrida na Espanha recentemente, onde um avião de turistas brasileiros foi impedido de pousar, o que, segundo os espanhóis, agravaria a crise econômica europeia. Atualmente no Brasil, existe uma atração grandiosa de médicos e engenheiros advindos de outros países latinos, por conta da baixa mão de obra local (o que, também, elevam os índices). 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes