A disputa entre Espanha e Portugal

    Este é o segundo post da série sobre a história do Brasil. Na matéria passada, foi possível aprender melhor sobre o processo de ocupação das terras da America. Mas muito antes de sua independência, Portugal teve que batalhar pelas terras Brasileiras. E o principal rival era a Espanha.
   Muito antes da descoberta do Brasil, quando a América ainda era explorada, O papa Alexandre VI estipulou uma lei que acabasse com a disputa de terras de Portugal contra a Espanha, o nome dela era Bula (ou mais conhecida como Bula Intercoeteira).
   A bula estabelecia que as terras que estavam as 100 léguas a partir da ilha de Cabo verde seriam de Portugal e o resto da Espanha. Mas o pais que ficou com menos (No caso a Espanha) não estava muito contente com a divisão. Então foi por causa disso que o governo de Portugal praticamente obrigou a menos favorecida a aceitar outra divisão, o nome dela era Tratado de Tordesilhas.
   De 100 léguas, Portugal teve um aumento muito grande, pois sua porção final foi de 370 léguas. Mas lembrando que nessa época, O Brasil ainda não tinha sido descoberto, então Portugal não tinha nem a noção de quanta terra eles tinham em mãos.
    Mas os portugueses fizeram um jogo sujo e ocuparam as terras dos espanhóis. Mas os menos favorecidos nem ligaram, pois eram eles quem tinham ocupado o norte das Américas. Depois de muito tempo de descoberta do Brasil, alguns Brasileiros ainda continuavam a explorar a parte dos espanhóis, que estava inabitada.
   O próximo episódio desta série falará sobre a administração do Brasil Colonial e os problemas que alguns imperadores enfrentaram. Fique ligado.
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski

2 comentários:

Ariel disse...

Muito bom! Graças a vocês consegui entender o tratado de Tordesilhas.

Ciro disse...

Portugal siempre ha sido el enemigo de España, perdiendo y siempre pasar el rato! Me gustó el artículo, es una historia de España?

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes