Revolução Chinesa {HISTÓRIA}

CHINA - DE CAPITALISTA À SOCIALISTA

É possível assimilar a China, uma dos países mais desenvolvidos do mundo, como um país com nenhum pingo de desenvolvimento? 
Por:
Gabriel Garcia Levinski
   A China é vista como um país rico aos montes por todos os cantos do mundo. É um verdadeiro polo universal. Mas quem já imaginou que a China já teria sido, até o século XX um país pobre, que a população viva com um mísero meio-quilo de arroz por dia. Só isso e mais nada! A população Chinesa vivia um verdadeiro caos econômico, faltava tudo. Isto porquê até meados do século XX, a China estava afastada do mercado internacional, impedindo a importação e a exportação. E hoje? Como este país é um dos mais desenvolvidos economicamente e socialmente do mundo? Isto se deve à uma revolução ocorrida no país que teve início no ano de 1922, quando o Partido Comunista Chinês foi inaugurado. 
Mao Tsé-tung - Revolucionário Chinês
   Agora imagine que a China vivia sobre o domínio da Inglaterra e algumas de suas regiões eram ocupadas pelo Japão. Estas terras ocupadas pelo Japão geraram graves conflitos entre as duas nações asiáticas. O PC Chinês (PC de Partido Comunista) desejava instaurar um governo comunista/socialista e também expulsar as tropas japonesas da região da Manchúria, que havia sido conquistada pelos japoneses. O PC era comandado pelas mãos firmes do futuro ditador Mao Tsé-tung (vide a foto). Este, aspirava em fazer um acordo com o Partido Nacionalista (Kuomitang) parar retirar os japoneses da Manchúria. Mas por sua vez, o general Chiang Kai-Shek, líder do Kuomitang, desejava retirar os comunistas da China. Já deu para perceber que as disputas políticas ficaram acirradas dentro daquele grandioso e pobre país asiático, não? Foram intensas batalhas políticas entre os nacionalistas e os comunistas e também conflitos bélicos para expulsar o Japão das regiões chinesas. E não é que o PC Chinês conseguiu o que tanto almejava?! Finalmente as tropas Chinesas conseguiram invadir a cidade de Pequim e venceu uma de suas batalhas contra o Japão. 
Dimensões da China: Um grande país,
sérios problemas econômicos.
   Após esta gloriosa conquista, a população chinesa em maioria apoiou um governo comunista dentro do país e logo como ditador foi escolhido o líder do PC, Mao Tsé-tung. E este fez verdadeiros milagres na devastada economia. Tsé-tung implantou fases para o desenvolvimento e conseguiu instabilizar a economia do país. Mas em troca do desenvolvimento, a população teve que pagar custos altos demais. Tudo dentro do país foi coletivizado, típico de um governo comunista. Salários foram trocados por benefícios cedidos pelo governo (Como por exemplo: Vale Gás, Vale alimentação, vale saúde, vale funerária, vale cinema, vale de corte de cabelo...). Era como se todo o trabalho da população fosse pago com vales. Isso vigorou por muito tempo. 
   Hoje a China é um país novamente capitalista. Como conclusão, temos que esta foi uma das ditaduras comunistas que beneficiaram a população. Claro, houve revoltas; mas se era o desenvolvimento que a população tanto queria, podemos dizer que este foi alcançado. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes