Adjetivo composto

   Todos sabemos o que é adjetivo. Para quem não sabe, adjetivo é uma qualidade, ou seja, designa uma característica do substantivo. Agora, estudaremos um conteúdo que exige atenção, ele é fácil, mas é necessário saber as regras e sobretudo saber diferencia-los.
   Os adjetivos compostos são diferentes, pois eles não tem somente um radical (uma qualidade apenas) mas sim duas ou três outros.
   Por exemplo: "Produto afro-brasileiro" - note que são dois radicais, São eles: Afro e Brasileiro.
 O plural
É o plural que exige um pouco mais de atenção. Um dos motivos é que existem formas de diferenciar a muitas exceções. Preste atenção na Frase:
"Apresentador Norte-americano" - Se fossemos levar esta frase para o plural, o que faríamos? O certo na verdade é que o plural vai para a ultima palavra, que no caso é Americano, então conclui-se: "apresentadores norte-americanos".
   Existem exceções para a regra que citamos acima. A primeira delas é quando o adjetivo composto é invariável  Neste caso não vai plural na ultima palavra da frase.
Exemplo:
Roupa Azul-marinho - O plural seria: Roupas Azul-marinho. (Observe que os adjetivos compostos não tem alteração.
    Outra exceção é quando o ultimo elemento é um substantivo, como em: "casa verde-abacate" - O plural da frase é: "Casas verde-abacate".
   A outra exceção é quando acontece de aparecer Cor+de+substantivo. Como em: Boto Cor-de-rosa. O plural é Botos cor-de-rosa.
   E por ultimo quando há flexão de dois elementos, como em: Menino surdo-mudo. O plural da frase é Meninos Surdos-mudos. Ou seja, nesta frase os dois termos ficam no plural.
Matéria de Gabriel Garcia Levinski

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes