Literatura de Cordel

    Antes de falarmos sobre os grandes homens que fazem desta forma de literatura um sucesso, primeiramente vamos saber o que ela era. Ela é feita no nordeste do país e vendida por pessoas que fazem a arte. Abaixo, saiba seu significado.

"Cordel é uma literatura escrita de forma rimada. A rima que se faz é desenhada em um folheto e vendido em praça pública. O cordel veio de Portugal e hoje conquista o Nordeste Brasileiro. Ele é feito em forma de xilogravura, ou seja, o desenho é prensado em um folheto."
   O cordel é muito comprado, pois é uma forma de se divertir cantando e observando as gravuras. Leia abaixo uma rima que acompanha um cordel.

Eu canto com Zé Limeira
Rei dos vates do Teixeira
Nesta noite prazenteira
Da lua sob o clarão
Sentindo no coração
A alegria deste canto *
Por isso é que eu canto tanto *
NOS OITO PÉS A QUADRÃO

(autor: José Gonçalves)
    O cordel acima, tinha como desenho a História de Zé Limeira, que é citado nos versos. Hoje um dos mais influentes cordelistas do Brasil é o nordestino J Borges. Segundo sua história, ele de tanto vender os cordéis, passou a virar um cordelista.
   Veja abaixo alguns cordéis deste importante artista Brasileiro (J Borges)
  
Matéria de *Gabriel Garcia Levinski

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes