Regionalização Geoeconômica

REGIÕES GEOECONÔMICAS    

Mais uma das mais variadas formas de regionalizar o ambiente brasileiro. 
por:
Gabriel Garcia Levinski
   O nosso país foi regionalizado diversas vezes e de variadas formas. Nesta postagem falaremos de uma das formas menos conhecidas de se regionalizar. Mas o que é regionalizar? O simples fato de separar os quartos entre irmãos na casa já é um exemplo simples de "marcar o território" e é o que acontece com o Brasil nesta classificação. 

   Em 1967, para melhor organizar o mapa do Brasil, o estudioso Pedro Geigel fez uma longa pesquisa afim de organizar o país em outras formas, e isso durou muitos anos de pesquisa. Geigel usou os critérios Sociais, econômicos e históricos. Veja como o mapa ficou dividido ao lado:
   Geigel baseou-se em aspectos sociais, ou seja, a qualidade de vida. Os aspectos econômicos e os históricos, que dividia o Brasil em várias formas devido ao avanço desde o Brasil em seu período colonial. Após uma longa pesquisa Geigel terminou o mapa. Com ele, o Brasil foi dividido em três novas partes. São elas: Região Geoeconômica da Amazônia, Região Geoeconômica do Nordeste e Região Geoeconômica do Centro-sul. Veja abaixo suas características detalhadas:
Região Geoeconômica da amazônia é a região geoeconômica menos habitada. Como setor da economia, o extrativismo se destaca na região, pois neste local, a principal atividade econômica são as serigueiras. Os estados componentes desta região são: Rondônia, acre, Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Parte do Tocantins e do Mato Grosso.
   As atividades econômicas predominantes na Região Nordeste é o Turismo e ainda a agropecuária, que tem seus produtos exportados até para o exterior. Mas ou menos 20% da população se encontra na Região Nordeste do país. Ela engloba os estados de Minas Gerais, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
   A maior de todas as regiões propostas por Geigel é a Centro-sul. Nela se destacam os setores industriais, como a industria de automóveis e atividades do setor terciário quaternário. Os estados pertencentes a esse grupo são: São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo, Mato Grosso do sul, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. A maior parcela da população se encontra na Região Centro-sul.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes