Orações Subordinadas Adjetivas {PORTUGUÊS}

    ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

Restritiva e explicativa

    Continuando a série sobre Orações subordinadas e pronomes relativos, vamos agora conhecer duas formas de se classificar as orações subordinadas adjetivas. É algo simples, pois a única e simples forma de diferenciar as duas classificações é por meio de vírgulas. Vamos explicar melhor:
   
   A primeira é a oração subordinada adjetiva restritiva. Como o próprio nome define, ela restringe um grupo de pessoas/coisas. A restrição não é separada da oração principal, deste modo, não existe vírgula. Não há pausas durante a leitura da frase. Observe a oração: 

"As pessoas que não abusam no sal vivem bem" 
  
    Observe que, nesta oração, apenas as pessoas que não abusam do sal, vivem bem. Agora, vamos usar o mesmo exemplo na oração subordinada adjetiva explicativa. 

"As pessoas, que não abusam no sal, vivem bem"

  Note o uso de vírgulas para separar as orações subordinadas. Trata-se da oração subordinada adjetiva explicativa. Esta classificação generaliza um grupo de pessoas ou coisas. No exemplo da frase, mostra-se que, todas as pessoas não abusam do sal e vivem bem. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes