Núcleo celular {BIOLOGIA}

    Uma célula, assim como um ser humano é composto por um "Quartel General" de administração de informações, que coordenam tudo o que acontece em seus "domínios". No caso dos humanos, esse administrador se chama cérebro. No caso das células, damos o nome de núcleo interfásico. Um núcleo, que só é possível de ser constatado em células eucarióticas é composto, in priori, de quatro elementos principais: Carioteca, nucléolos, cromatina e nucleoplasma, elementos estes que serão vistos ao longo deste artigo. 
       A carioteca é um recipiente que permite com que se deixe dentro todo o material genético que informa o visual da espécie. Neste recipiente de dupla camada existem poros que permitem com que ocorra um simplificado processo de transporte de substâncias intracelulares. No caso das células procarióticas, ou seja, as bactérias, não há existência de um núcleo definido, logo, como já afirmamos, o material genético destas espécies é todo misturado com o líquido celular (citoplasma, ou hialoplasma). O fato da existência da carioteca é esta restrição ao núcleo desorganizado. Além da carioteca, existem os nucleotídeos, que são uma ou duas esferas - dependendo da espécie - de grande importância para a vida celular, já que participam de diversas atividades metabólicas além de responder à algumas atividades que vêm de fora da célula, como os chamados estímulos extracelulares. Por mais que sejam imensamente importante à vida do núcleo e da célula, os nucleotídeos não carregam o material genético. O responsável por esta função é a cromatina, um "fio" proveniente do enrolamento do DNA (material genético) que pode se enrolar ainda mais, formando os conhecidos cromossomos, que receberão uma explicação mais aprofundada em outra ocasião. A cromatina, além de ser composta de ácidos nucleicos, também é associado à proteínas que denominamos de histonas. Logo, este elemento é composto de ácidos nucleicos e proteínas. Existem duas partes da cromatina: uma trabalha (eucromatina, que se apresenta menos condensada) e a que é inativa, a heterocromatina, que é mais enrolada. 
     Além dos componentes do núcleo já citados, existe ainda o último porém não menos importante: o nucleoplasma. Este é responsável pelo real transporte de substâncias através da célula para o núcleo. É ele quem passa por dentre os poros da carioteca fazendo a relação entre o núcleo e o restante interior da célula. 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes