Pronome Relativo {PORTUGUÊS}

PRONOMES RELATIVOS

Os relativos: que, quem, quanto, onde e aonde
por
Gabriel Garcia Levinski
     Nesta primeira parte, iremos aprender um pouco mais sobre os pronomes relativos. Um conteúdo fácil, mas porém que precisa de muita atenção na hora de classificá-los. Esta é a primeira parte sobre os pronomes relativos, que como o próprio nome já diz, faz relação com algum termo da frase em questão. Vamos começar o trabalho analisando a seguinte frase abaixo:
'Aquele é o carro 0km! O carro é do Gustavo'

    Ao ler a frase, não se nota algo estranho, que não soa bem ao nossos ouvidos? Se necessitar, leia novamente em voz alta. 
      Perceba que a palavra "carro" e seu artigo antecedente ("o") são repetidos duas vezes nas duas frases dentro da oração. É comum achar isso estranho, mas não é certo que se escreva deste jeito, com palavras repetidas. É por esta razão que existem os pronomes, que fazem ligações dentro das frases, impossibilitando assim, um número excessivo de repetições.       Vamos usar um pronome na frase? Observe como ficaria usando o pronome relativo "que":
'Aquele é o carro 0km que é do Gustavo"

     Note que com o que, a frase ficou muito mais ritmada. O "que" é um pronome relativo chamado de universal, pois é o mais usado entre todos os outros. Existe uma lista de pronomes, sendo eles variáveis e invariáveis. 
São variáveis:
O qual, a qual
os quais, as quais
cujo, cuja, cujos, cujas
quanto, quantos, quanta, quantas

São invariáveis:
Que, quem e onde. 
  O pronome "que" faz referência à pessoas ou coisas, mas pode ser substituído por O qual, a qual, os quais e as quais
  Outro pronome relativo é o "quem", mas este só é usado quando se faz referência à uma pessoa. O Interessante do relativo "quem" é que ele não precisa de antecedentes, como por exemplo na frase: 
"Quem ganhou o jogo?"
    Quando está no meio de uma frase, o relativo em questão necessita de uma preposição. Observe a frase a seguir e constate: 
"Renato foi o cantor a quem entreguei o gremmy" 
     O pronome relativo quanto sempre é acompanhado dos pronomes indefinidos tudo, todo e todas. Os relativos onde e aonde parecem não possuir diferencias no dia-a-dia, mas quem pensa assim, está muito enganado. O relativo onde se refere à um local! Para melhor compreensão, ele pode ser substituído por "em que", em frases. Por exemplo, observe a frase: "Esta é a casa onde passo os finais de semana". Não seria também correto se trocássemos o relativo onde pelos termos "em que"? Observe: "Esta é a casa em que passo os finais de semana". Já o pronome aonde indica movimentação. Ele pode ser constatado se trocássemos em frases, o "aonde" por "para onde". 

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários aqui feitos são de única e exclusiva responsabilidade dos seus autores e não representam as opiniões do responsável pelo portal.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes